[Atividade] - Blog 2


Blog 2 - semana 5


 

Doenças parasitárias: Saneamento básico


Um problema sério envolvendo meio ambiente e saúde, típico de nossa realidade de “país em desenvolvimento”, é justamente o da falta de saneamento básico, que compromete a saúde do meio ambiente e a das populações humanas. Doenças resultantes dessa realidade são inúmeras, preocupantes e têm recebido, ora mais ora menos, atenção constante dos órgãos gestores da saúde pública.

Estudos conduzidos pela OMS indicam que, para cada 1 dólar aplicado em saneamento básico, são economizados 4 dólares, que seriam utilizados no tratamento de doenças decorrentes da falta desse saneamento. Logo, além de uma discussão sobre saúde, trata-se também de uma questão econômica!

Entre as doenças decorrentes da falta de saneamento, as parasitoses são, sem dúvida alguma, as mais significativas na nossa realidade. Nesse contexto, você, professor de Ciências, tem uma contribuição enorme a dar, uma vez que tais doenças podem ser evitadas e prevenidas, em um primeiro momento, com informação básica adquirida na escola.

Normalmente, os livros didáticos e de apoio ao professor trazem sempre o mesmo quadro de doenças parasitárias com os ciclos de vida dos parasitas. Entretanto, existem várias outras doenças causadas por parasitas e que requerem nossa atenção, cuidado e, mais do que isso, nossa intervenção, como professores, para informar sobre elas e preveni-las. Vamos, portanto, conhecê-las.

Baixe o Guia de Bolso das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Veja a lista das doenças parasitárias e informe-se sobre as que tiver maior interesse em conhecer, sobretudo, as de maior incidência na área em que você trabalha. Esse guia pode ser uma fonte interessante de informações para suas aulas! Selecione uma dessas doenças e leia mais sobre ela.

!!! A partir das informações obtidas, elabore o texto de um folheto (folder) a ser distribuído para a população do entorno da escola em que você leciona. (Obs. esse é somente um exercício de produção de texto. Lembre-se que, em situações reais, textos com informações sobre saúde e doenças devem passar pela análise de entidades competentes antes de serem divulgados). O objetivo é informar ao público leigo sobre essa doença. Portanto, escolha uma que seja significativa no contexto e na região em que você trabalha. Lembre-se de adequar a linguagem e de considerar os conhecimentos prévios (ou a ausência deles) de seu leitor sobre o assunto. Poste-o em seu blog.