Roteiro da Semana 5

Site: Moodle USP: e-Disciplinas
Curso: 04 - Saúde e Educação em Ciências
Livro: Roteiro da Semana 5
Impresso por: Usuário visitante
Data: segunda-feira, 24 jun. 2024, 10:47

Descrição

Roteiro da Semana 5 do Curso de Saúde e Educação em Ciências

Iniciando a conversa


Saúde e meio ambiente


Abertura - semana 5


Saúde e meio ambiente! Esses dois termos são bastante familiares para você, não é? Em muitos documentos oficiais sobre o ensino de Ciências, no projeto pedagógico de várias escolas, nas “palavras ao professor” que introduzem o conteúdo de inúmeros livros didáticos, saúde e meio ambiente são os temas transversais por excelência.

De um modo geral, o tema meio ambiente é tratado juntamente com as questões que envolvem ecologia, e saúde, com os temas ligados a corpo humano. É assim também que você trabalha? Já pensou em abordar esses assuntos de outra forma?

Aqui, propomos outra possibilidade: abordar os temas saúde e meio ambientes juntos, ressaltando a maneira como esses temas encontram-se intimamente relacionados.

Vamos ao trabalho?

[Atividade] - Blog 1


Blog - semana 5


Sua prática pedagógica


Lance um olhar sobre sua prática pedagógica e responda:

1 − Quando você trata sobre meio ambiente, quais são os assuntos que normalmente aborda em suas aulas? Faça uma lista deles.
2 − A seguir, analise os assuntos que geralmente aborda nas aulas dedicadas a saúde. Elabore outra lista e confronte-a com a listagem anterior.
3 − Agora, procure, nas duas listas, conteúdos que possam ser trabalhados conjuntamente ou aqueles nos quais um assunto pode servir de ponto de partida para o outro.

!!!Atividade do blog : Elabore uma proposta sucinta de aula na qual um tema de saúde é trabalhado junto com um de meio ambientee poste-a no seu blog. Posteriormente, visite o blog de um colega com o qual você ainda não teve contato, leia a proposta dele e poste um comentário sobre ela. Importante: esse comentário deve, necessariamente, contribuir para a proposta apresentada, e não ser apenas um comentário crítico ou elogioso.

[Atividade] - Fórum


Fórum - Semana 5


!!! Acesse o fórum para realizar a atividade.

[Atividade] - Leitura complementar


Leitura - semana 5


Desafios da Saúde Ambiental: Saúde no meio urbano


Você deve ter percebido duas realidades:

a) a das doenças decorrentes da ação humana no meio ambiente: poluição, produção de lixo, urbanização crescente;
b) aquelas decorrentes justamente da falta de ação do ser humano no meio, tais como as doenças advindas da falta de saneamento básico.

Para aprofundar um pouco mais a questão e colaborar com sua reflexão, visite o link sugerido a seguir e baixe o pdf do artigo “Saúde e Meio Ambiente nas Cidades: os Desafios da Saúde Ambiental”.

Gouveia, N. 1999. Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental. Saúde e sociedade 8 (1):49-61. Disponível no site do Scielo


!!! Ele trata da realidade urbana, que, afinal, é a realidade da grande maioria de todos nós. Ao final da leitura, reflita sobre como essas informações podem ajudar em suas aulas. Obs. Não é necessário postar suas reflexões?


Para baixar o pdf, você acessou o site do Scielo, que é uma biblioteca eletrônica de artigos científicos. Lá você encontra uma grande quantidade de informações sobre os mais variados temas e que certamente lhe ajudarão a enriquecer suas aulas.


[Atividade] - Blog 2


Blog 2 - semana 5


 

Doenças parasitárias: Saneamento básico


Um problema sério envolvendo meio ambiente e saúde, típico de nossa realidade de “país em desenvolvimento”, é justamente o da falta de saneamento básico, que compromete a saúde do meio ambiente e a das populações humanas. Doenças resultantes dessa realidade são inúmeras, preocupantes e têm recebido, ora mais ora menos, atenção constante dos órgãos gestores da saúde pública.

Estudos conduzidos pela OMS indicam que, para cada 1 dólar aplicado em saneamento básico, são economizados 4 dólares, que seriam utilizados no tratamento de doenças decorrentes da falta desse saneamento. Logo, além de uma discussão sobre saúde, trata-se também de uma questão econômica!

Entre as doenças decorrentes da falta de saneamento, as parasitoses são, sem dúvida alguma, as mais significativas na nossa realidade. Nesse contexto, você, professor de Ciências, tem uma contribuição enorme a dar, uma vez que tais doenças podem ser evitadas e prevenidas, em um primeiro momento, com informação básica adquirida na escola.

Normalmente, os livros didáticos e de apoio ao professor trazem sempre o mesmo quadro de doenças parasitárias com os ciclos de vida dos parasitas. Entretanto, existem várias outras doenças causadas por parasitas e que requerem nossa atenção, cuidado e, mais do que isso, nossa intervenção, como professores, para informar sobre elas e preveni-las. Vamos, portanto, conhecê-las.

Baixe o Guia de Bolso das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Veja a lista das doenças parasitárias e informe-se sobre as que tiver maior interesse em conhecer, sobretudo, as de maior incidência na área em que você trabalha. Esse guia pode ser uma fonte interessante de informações para suas aulas! Selecione uma dessas doenças e leia mais sobre ela.

!!! A partir das informações obtidas, elabore o texto de um folheto (folder) a ser distribuído para a população do entorno da escola em que você leciona. (Obs. esse é somente um exercício de produção de texto. Lembre-se que, em situações reais, textos com informações sobre saúde e doenças devem passar pela análise de entidades competentes antes de serem divulgados). O objetivo é informar ao público leigo sobre essa doença. Portanto, escolha uma que seja significativa no contexto e na região em que você trabalha. Lembre-se de adequar a linguagem e de considerar os conhecimentos prévios (ou a ausência deles) de seu leitor sobre o assunto. Poste-o em seu blog.

[Atividade] - Blog 3


Blog 3 - semana 5


 

Temas polêmicos


Entre as questões ligadas a saúde e meio ambiente, duas têm se destacado nos debates e discussões: o uso de produtos químicos na agricultura e a utilização de organismos geneticamente modificados (transgênicos) na produção de alimentos.

Qual tem sido sua postura, em sala de aula, diante desses dois temas?

a) Prefiro omitir minha opinião, pois são temas que envolvem valores e princípios familiares e não é função do professor debater questões polêmicas.
b) Expresso meu ponto de vista com firmeza, pois a função do professor é formar opinião e, nesse contexto, meu posicionamento é importante.
c) Apresento os prós e os contras de cada situação, dando instrumentos para que os alunos decidam livremente por uma posição e possam argumentar a favor dela.

Qual(is) dessas posturas você considera adequada(s)?

Esses são casos de simples “sim” e “não”?

Você já reparou que, no caso dos produtos químicos na agricultura, eles são chamados de “defensivos agrícolas” por uns e de “agrotóxicos” por outros? O que cada interlocutor quer dizer ao usar um ou outro termo para designar a mesma substância?

Agora, assista a dois vídeos sobre o mesmo assunto: transgênicos.

Trangênicos - Monsanto


!!! É possível afirmar categoricamente que um dos dois diz a verdade, enquanto o outro mente? De que maneira você trabalharia esses dois vídeos em sua aula? Elabore uma proposta e poste-a em seu blog. Não é necessário que sua proposta venha totalmente estruturada. Apenas comente, no blog, que tipos de ações você desenvolveria em sala de aula a partir desses dois vídeos.

Caso queira refletir um pouco mais sobre questões que envolvem ética e saúde humana, assista ao filme O Jardineiro Fiel, dirigido por Fernando Meirelles (The Constant Gardener, EUA, 2005).

[Atividade] Sequência didática - 2a parte


Sequencia Didatica - 2a parte


Sequencia didática - parte 1


Nesta semana daremos continuidade na elaboração das Sequências Didáticas. Este é um momento de reelaboração de idéias, onde é possível aperfeiçoar os encaminhamentos da SD segundo comentários do Tutor, das reflexões pessoais ou ainda conforme as discussões nos encontros presenciais na escola, na Diretoria de Ensino, ou ainda nas conversas informais no ambiente de trabalho. Primeiramente podemos melhorar os elementos trabalhados inicialmente na semana 3 que foram: Título; Público Alvo; Problematização; Objetivos Gerais. Em continuidade, vamos trabalhar também os Objetivos Específicos e os Conteúdos, estes itens devem ser descriminados para cada uma das oito aulas.

Título: você pode reescrever o título, ampliar ou até mesmo modificar a denominação escolhida, o importante é considerar se o título reflete o tema e os conteúdos a serem abordados na SD. Parece algo muito simples, apenas um nome. Mas, é importante também que o título seja atrativo, pois ele é o cartão de visita de sua proposta de ensino, é o primeiro contato que os alunos terão com o tema. Desta forma, ele merece uma atenção toda especial em sua escolha.

Público Alvo: Verifique se todos os elementos que precisam ser apresentados neste item foram informados por você, ou seja, o Nível/Série/Semestre e também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).

Problematização: voltamos a enfatizar que a problematização é o agente que irriga, une e sustenta a relação sistêmica da sequência didática, portanto aperfeiçoe sua argumentação sobre o problema que ancora sua SD, através de questões sociais e científicas que justifiquem o tema e também que problematizem os conceitos que serão abordados.

Objetivos Gerais: Observe se os objetivos propostos por você na semana 3 podem ser aperfeiçoados ou pelo menos melhor apresentados. Lembre-se que, trabalhar e desenvolver questões sociais que envolvem a escola, a comunidade de seu entorno e/ou questões pertinentes da atualidade constituem importante possibilidade de integração da disciplina de ciências com outras áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos: representam metas do processo de ensino-aprendizagem passíveis de serem atingidas mediante desenvolvimento da situação de ensino proposta (SD). São um organizador detalhado das intenções de ensino, que auxiliam a planejar tanto a escolha das metodologias mais pertinentes a tal situação didática como nas formas de avaliação. Os objetivos específicos devem contemplar não apenas aqueles [objetivos] conceituais, diretamente correlacionados com os conteúdos, mas também aqueles propostos no projeto pedagógico contribuindo assim para a formação do perfil egresso proposto pela escola.

Conteúdos: Neste espaço você deve apresentar os conteúdos a serem trabalhados em cada uma das oito aulas. Embora os conteúdos estejam tradicionalmente organizados de forma disciplinar é também possível estabelecer relação com os demais componentes curriculares e integrar conceitos aparentemente isolados, mesmo porque os fenômenos da natureza não se manifestam segundo divisão disciplinar. Igualmente importante é promover a continuidade das várias atividades de ensino ao longo das aulas que compõem a sequência didática. Neste sentido, vale a pena já pensar sobre como os Objetivos Específicos de cada aula podem ser atingidos por meio das atividades que serão descritas na próxima fase, no item Dinâmica das Aulas. Assim, selecionar conteúdos compatíveis com os objetivos específicos é o primeiro passo para integrá-los na sequência didática.


!!! Clique aqui para dar sequência à atividade.

Material impresso (PDF)


Semana 5


PDF - semana 5

Caso queira ter acesso ou imprimir parte do conteúdo desta semana,
clique no símbolo acima.