Sistema Linfático


O Sistema linfático


Agora, assista aos vídeos na ordem indicada e, depois, leia o texto abaixo. Feito isso, retorne até essas questões anteriores e reflita novamente sobre elas.

Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos) que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. É constituído pela linfa, vasos e órgãos linfáticos (timo, baço e linfonodos).

Figura 1 - semana 6

Figura 1 - Sistema linfático


Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração.

A linfa é o líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos, dos quais 99% são linfócitos. No sangue, os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos.

O timo é um órgão bilobado, que fica abaixo do esterno, sobre o coração, onde ocorre a maturação dos linfócitos T. As células T imaturas migram da medula óssea para o timo e lá passam por um processo de seleção e maturação. Somente entre 2% e 5% das células T imaturas que chegam ao timo completam o processo de maturação e o restante morre por apoptose (morte celular programada). Uma vez que os linfócitos T estão maduros, eles saem do timo via corrente sanguínea e povoam o baço, os linfonodos e outros tecidos linfáticos, à espera de um “chamado” para que entrem em ação.

O baço, que é a maior massa individual de tecido linfático no corpo, apresenta três funções principais: remoção, pelos macrófagos, das células sanguíneas e plaquetas desgastadas ou defeituosas, armazenamento de plaquetas e produção de células do sangue durante o estágio fetal.

Os linfonodos são os órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. Nele ocorrem linfócitos, macrófagos e plasmócitos. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhos determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos, formando a íngua.