Roteiro da Semana 5
[Atividade] Sequência didática - 2a parte
Sequencia Didatica - 2a parte
Nesta semana daremos continuidade na elaboração das Sequências Didáticas. Este é um momento de reelaboração de idéias, onde é possível aperfeiçoar os encaminhamentos da SD segundo comentários do Tutor, das reflexões pessoais ou ainda conforme as discussões nos encontros presenciais na escola, na Diretoria de Ensino, ou ainda nas conversas informais no ambiente de trabalho. Primeiramente podemos melhorar os elementos trabalhados inicialmente na semana 3 que foram: Título; Público Alvo; Problematização; Objetivos Gerais. Em continuidade, vamos trabalhar também os Objetivos Específicos e os Conteúdos, estes itens devem ser descriminados para cada uma das oito aulas.
Título: você pode reescrever o título, ampliar ou até mesmo modificar a denominação escolhida, o importante é considerar se o título reflete o tema e os conteúdos a serem abordados na SD. Parece algo muito simples, apenas um nome. Mas, é importante também que o título seja atrativo, pois ele é o cartão de visita de sua proposta de ensino, é o primeiro contato que os alunos terão com o tema. Desta forma, ele merece uma atenção toda especial em sua escolha.
Público Alvo: Verifique se todos os elementos que precisam ser apresentados neste item foram informados por você, ou seja, o Nível/Série/Semestre e também em qual escola ela provavelmente será aplicada (Nome/Cidade).
Problematização: voltamos a enfatizar que a problematização é o agente que irriga, une e sustenta a relação sistêmica da sequência didática, portanto aperfeiçoe sua argumentação sobre o problema que ancora sua SD, através de questões sociais e científicas que justifiquem o tema e também que problematizem os conceitos que serão abordados.
Objetivos Gerais: Observe se os objetivos propostos por você na semana 3 podem ser aperfeiçoados ou pelo menos melhor apresentados. Lembre-se que, trabalhar e desenvolver questões sociais que envolvem a escola, a comunidade de seu entorno e/ou questões pertinentes da atualidade constituem importante possibilidade de integração da disciplina de ciências com outras áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos: representam metas do processo de ensino-aprendizagem passíveis de serem atingidas mediante desenvolvimento da situação de ensino proposta (SD). São um organizador detalhado das intenções de ensino, que auxiliam a planejar tanto a escolha das metodologias mais pertinentes a tal situação didática como nas formas de avaliação. Os objetivos específicos devem contemplar não apenas aqueles [objetivos] conceituais, diretamente correlacionados com os conteúdos, mas também aqueles propostos no projeto pedagógico contribuindo assim para a formação do perfil egresso proposto pela escola.
Conteúdos: Neste espaço você deve apresentar os conteúdos a serem trabalhados em cada uma das oito aulas. Embora os conteúdos estejam tradicionalmente organizados de forma disciplinar é também possível estabelecer relação com os demais componentes curriculares e integrar conceitos aparentemente isolados, mesmo porque os fenômenos da natureza não se manifestam segundo divisão disciplinar. Igualmente importante é promover a continuidade das várias atividades de ensino ao longo das aulas que compõem a sequência didática. Neste sentido, vale a pena já pensar sobre como os Objetivos Específicos de cada aula podem ser atingidos por meio das atividades que serão descritas na próxima fase, no item Dinâmica das Aulas. Assim, selecionar conteúdos compatíveis com os objetivos específicos é o primeiro passo para integrá-los na sequência didática.
Clique aqui para dar sequência à atividade.