Exercício para entrega no dia 11 de outubro de 2016
Exercício 1 - Árvore
Uma empresa deve decidir se constrói uma fábrica pequena (investimento = R$ 1,3 milhões) ou uma grande (investimento = R$ 3 milhões), para produzir um novo produto com vida prevista de 10 anos.
A procura possivelmente será alta nos primeiros anos (probabilidade = 0,70), mas após dois anos, conforme a satisfação do consumidor, pode cair para um nível baixo ou manter-se alta (probabilidade da procura ser alta todos ano = 0,60). Se a procura inicial for baixa, ela se manterá baixa, isto é, fica excluída a possibilidade de procura baixa seguida de procura alta.
Se optar pela fábrica pequena, a diretoria tem a opção de expandi-la em dois anos (investimento = R$ 2,2 milhões), se a procura for alta no período inicial.
A fábrica grande, com alto volume de produção rende R$ 1.000.000 por ano; se o volume de produção for baixo, rende apenas R$ 100.000 por ano. A fábrica pequena, com procura baixa, rende anualmente R$ 400.000. Se a procura for alta, ela pode render R$ 450.0000 por ano, mas a receita líquida cai para R$ 300.000 depois dos dois anos iniciais, devido à concorrência.
Se a fábrica for expandida para atender à procura alta, não será tão eficiente quanto a fábrica grande original, e rende R$ 700.000 por ano. Se a procura for baixa, a receita líquida será de apenas R$ 50.000 por ano.
A taxa atrativa mínima é 10% ao ano.
A empresa está estudando uma proposta de pesquisa de mercado que poderia diminuir as incertezas, mas custa R$ 100.000. A administração tem confiança na pesquisa de mercado, embora a julgue conservadora, e estima que:
se a procura for alta todo o tempo, a probabilidade de a pesquisa ser favorável (alta – alta) é 70%;
se a procura for alta inicialmente e depois baixar, a pesquisa pode se enganar,e a probabilidade de indicar alta – alta é 50%;
se a procura for baixa, a probabilidade de a pesquisa indicar alta – alta é 5%.
Dessas estimativas, podemos calcular as probabilidades:
Procura |
Prob. |
Probabil. Pesquisa |
Prob. Ocorrer c/ Pesquisa |
||
Favorável |
Contrária |
Favor. |
Contr. |
||
Alta – Alta |
60% |
70% |
30% |
86,6% |
35,0% |
Alta – Baixa |
10% |
50% |
50% |
10,3% |
9,7% |
Baixa – Baixa |
30% |
5% |
95% |
3,1% |
55,3% |
Soma |
100% |
100% |
100% |
Vale a pena contratar a pesquisa de mercado?
Para responder a esta pergunta, preencha a planilha "Exercicio para 11 outubro", colocada aqui neste mesmo tópico da disciplina no STOA, com os cálculos que permitem a resolução da questão. A planilha, devidamente preenchida, deve ser entregue (via STOA) até o dia 11 de outubro às 8 horas.
(Exemplo extraído de: TORRES, Oswaldo F.F. Fundamentos de Engenharia Econômica. São Paulo: Thomson Learning, 2006)
- 3 October 2016, 6:12 PM