criar um arranjo contrapontístico (a 2, 3 ou 4...vozes)
- Escolher uma canção/peça (pode ser popular, erudita, folclórica, infantil ou até mesmo uma composição original.);
- re-harmonizar (se for o caso) ou utilizar a harmonia já existente. Nesse caso, a re-harmonização tem que ser cuidadosa para não chocar com a melodia.
- criar o arranjo contrapontístico a partir da harmonia escolhida ou inventada. Pensar nas notas guia da harmonia (que são as notas das tríades ou tétrades).
Lembrem-se: trata-se de um arranjo tonal. A melodia original deve aparecer no arranjo (mesmo se houver pequenas modificações).
A melodia principal (original) pode "passear" de uma voz para a outra alternando com as novas linhas contrapontísticas inventadas. Se possível, pense numa instrumentação que possa ser executada pelos/as alunas/os da turma. No caso de um arranjo mais livre como é o caso deste exercício, pode haver cruzamento de vozes.
Lembrem-se das ideias de complementaridade rítmica e interdependência das vozes. Evite pensar em melodia acompanhada. Utilize, se possível, recursos imitativos. Obviamente, pode haver momentos em que uma voz se sobressai à outra. Além das vozes podem ser inseridas outras camadas no arranjo: introduções, transições, acompanhamentos diversos (rítmicos, harmônicos etc.) na forma de grooves, levadas etc.
Mandar pelo moodle: partitura (PDF) e áudio (MP3, wave, musiscore etc.). Se possível, programar e realizar uma execução "acústica" "ao vivo" gravando as partes individuais e editando em áudio ou vídeo.
O trabalho pode ser feito em grupos de até 3 pessoas (desde que todxs se envolvam na elaboração, execução e produção).
Abraços
Rogério