exercício de contraponto a 2 vozes a partir de uma estrutura harmônica
Utilizar a estrutura harmônica abaixo (em qualquer tonalidade menor, usando qualquer fórmula de compasso) para realizar um exercício de contraponto a duas vozes (em qualquer estilo ou gênero), para qualquer combinação de instrumentos. Se for interessante para o exercício, utilize também instrumentos de "acompanhamento"(violão, piano, percussão). O mais importante é que as duas vozes em relação contrapontística deixem clara a harmonia subjacente. Escreva o exercício (musescore, sibelius, finale, a mão etc.) e coloque no moodle. Se possível toque (solo ou em conjunto), grave e apresente na classe ou coloque no moodle.
Estrutura harmônica (tirada do minueto de Bach): Ex: Cm/Fm G7/Cm Fm/G7/ Cm/ Bb/Eb Ab Bb/ Eb G7:/ t/ s D7/ t s/ D7/ t / (D)/ tR (S D)/ tR D7:/. (as barras simbolizam os compassos).
Outra opção para o exercício é utilizar uma estrutura harmônica de sua escolha para realizar o exercício. Nesse caso a estrutura harmônica deve estar explicitada no exercício.
Algumas dicas:
1. As relações de movimento entre as vozes podem ser: paralelas, diretas, oblíquas, contrárias. A mistura de todos os tipos é típica. Paralelismo: apenas entre consonâncias imperfeitas. Evite 5as e 8as paralelas.
2. Intervalos harmônicos - use principalmente consonâncias imperfeitas. Consonâncias perfeitas ocorrem principalmente em inícios e cadências. Trate todas as dissonâncias corretamente da maneira usual: (Notas de Passagem, Bordaduras, Bordaduras Duplas, Bordadura incompleta, Retardo/Suspensão, Antecipação, Apojatura, etc.). Não se esqueça que a quarta justa é uma dissonância.
3. Harmonia - deve ser clara, funcional. Deve estar explicitada na partitura.