Exercício FINAL - criativo/analítico
Escolha uma das opções abaixo:
1- Fazer, preferencialmente em dupla, trio ou quarteto (excepcionalmente, individualmente), um arranjo de uma música (folclórica, infantil, popular, erudita etc.) em que um dos aspectos principais a ser trabalhado seja a re-harmonização. A peça escolhida deve, de preferência, ter uma harmonia simples, diatônica e o arranjo deve tornar a harmonia mais complexa, incorporando recursos que temos estudado: cromatismos, empréstimos modais, mediantes cromáticas, acordes contrapontísticos, acordes complexos (com 4 ou 5 notas) etc. Temos vários exemplos deste tipo de procedimento na música popular (Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano, Tom Jobim, Gilberto Gil, grupos de música instrumental brasileira etc.), ou mesmo na música erudita (vide Villa Lobos com as Cirandas, Cirandinhas, Proles do Bebê I e II etc.). A instrumentação é livre e o estilo do arranjo também (pode ser mais ao estilo popular com acompanhamento de percussão etc. ou mais "erudito" tipo arranjo para quarteto de sopros etc.). Os arranjos deverão ser apresentados para a classe ao vivo ou em gravações. As partituras dos arranjos (podem ser completas ou só com cifras e melodias) deverão ser entregues no dia da apresentação.
2- Compor (trabalho individual) uma peça (instrumentação, estilo ou gênero livre) utilizando uma linguagem harmônica que dialogue com os recursos, conceitos e repertórios estudados durante o curso. As composições deverão ser apresentadas para a classe ao vivo ou em gravações. As partituras (podem ser completas ou só com cifras e melodias) deverão ser entregues no dia da apresentação.
3- Analisar (individualmente) detalhadamente uma peça de extensão razoável, de qualquer estilo ou gênero, popular ou erudita etc....mas que utilize uma harmonia que dialogue com os recursos, conceitos e repertórios estudados durante o curso. Utilize qualquer ferramenta de análise harmônica (tradicional, funcional, Schenker, Neo-Riemmaniana etc.). Relaciona a harmonia com os demais aspectos e parâmetros da peça: construção melódica, forma, instrumentação, timbres, contraponto, relação texto-música, contexto social etc. Utilize figuras, gráficos e textos corridos se necessário. A análise deverá ser comentada em classe. Entregue a análise no dia da apresentação.