Atividade 11. Exercício de crítica, em etapas (Ensaio.Hamlet)
Condições de conclusão
Aberto: quarta-feira, 25 nov. 2020, 00:00
Vencimento: quarta-feira, 16 dez. 2020, 14:00
ATIVIDADE PARA SER FEITA ANTES DA AULA DE 9/dez
- Trabalharemos a reflexão crítica, ainda sobre a obra assistida na íntegra e discutida (Ensaio.Hamlet), tentando integrar as quatro operações trabalhadas, com relação aos procedimentos de análise, e ao que que temos estudado e discutido enquanto expectativas, objetivos e possibilidades da crítica de artes cênicas.
- Reflita sobre a obra assistida. Observe suas anotações, suas respostas para o questionário avaliativo (Atividade 10), repense a partir das discussões que tivemos juntos. Responda, item a item, as questões abaixo, que fazem uma proposição de exercício de crítica, organizando, em etapas: uma leitura específica para a obra, um trabalho de proposições a partir das quatro operações, uma proposta de plano de texto, e uma proposta de exercício crítico, que será formatado para um tamanho e estilo pre-determinados; ao fim, abre-se um espaço para a reflexão sobre esse processo, suas complexidades, problemas, e questões.
- [LEITURA] O que você tem a dizer sobre essa obra? (pense nas possíveis leituras que você poderia/gostaria de evidenciar na crítica. O que há para se dizer sobre essa obra? Qual é a ideia ou mensagem principal que você faz questão que o leitor receba?) — sintetize a sua resposta em uma frase, ou poucas frases curtas. Se quiser, você pode indicar, além do seu ponto principal, outras opções de leitura que tenha considerado.
- [AVALIAÇÃO] Qual a avaliação, geral e específica? (como você avalia essa obra, como um todo? há elementos, trechos, partes, momentos, que precisem de algum destaque na avaliação?) — liste (em tópicos curtos) os pontos avaliativos que você considera fundamentais de incluir no seu texto
- [CONTEXTUALIZAÇÃO] O que é necessário contextualizar para esse entendimento? — a partir da sua leitura proposta, liste (em tópicos curtos) as informações de contexto que considera fundamentais de incluir no seu texto
- [INTERPRETAÇÃO] Quais são as interpretações, gerais e específicas? (questione: que entendimentos eu quero que o leitor tenha, para que a leitura que eu proponho do trabalho seja coerente? minhas interpretações propostas são coerentes em si? elas são coerentes com o todo da obra? elas são suportadas pelo todo? não há nenhuma percepção que contradiga essas interpretações?) — liste (em tópicos curtos) os elementos de interpretação (sentidos e significados a apreender da obra e/ou de elementos da obra) que são fundamentais de incluir no seu texto
- [DESCRIÇÃO] Quais as descrições necessárias, gerais e específicas? (questione: o que eu preciso descrever desse trabalho [A] para que o leitor consiga ter alguma percepção da individualidade dessa obra (isto é, saber que essa obra é de tal e tal jeito, e não de tal outro); e [B] para que as minhas interpretações sejam compreensíveis a alguém que não assistiu ao trabalho) — liste (em tópicos curtos) os elementos descritivos que são fundamentais de incluir no seu texto
- [PLANO DE TEXTO] Organize todos os tópicos elencados nas atividades 2, 3, 4 e 5, pensando em qual seria a melhor ordem para a apresentação e a sequência deles, com o objetivo de traduzir, no todo, a sua proposta de leitura possível para o trabalho, assim criando um plano de texto. Coloque os tópicos em ordem e identifique as separações entre os parágrafos. Se tiver necessidade, crie novos tópicos para preencher espaços, ou criar caminhos e ganchos.
- [EXERCÍCIO DE CRÍTICA] Desenvolva, a partir dos seus tópicos, de forma textual, sequencial e lógica, seu texto fazendo a crítica do trabalho discutido.
- [EXERCÍCIO DE CRÍTICA FORMATADO] Pegue o seu texto inicial, verifique a quantidade de caracteres que você escreveu, e comece a pensar nos cortes e ajustes que serão necessários para o texto caber em uma publicação. O seu texto final deve ter entre 3500 e 5000 caracteres com espaços. Proponha para o seu texto um título, uma linha-fina (que é UMA frase ou UM período, que aparece abaixo do título, meio que funciona como um subtítulo, e tem como propósito dar mais informações e, no conjunto com o título, incentivar a leitura), e uma avaliação sintética (1 a 5 estrelas + a palavra que representa essa sua classificação).
- [REFLEXÃO] Escreva um parágrafo (pelo menos, mas escreva quanto quiser) sobre esse processo de escrita. Quais foram as suas dificuldades, problemas, facilidades? O que você conseguiu observar sobre o processo de discussão da obra através da crítica, englobando todas as operações? Em que você acha que seu resultado final teve mais sucesso? Qual ou quais elementos do seu texto final não estão tão bem quanto você gostaria?
Ao responder, use os números das questões, e o título delas, entre colchetes. A partir da linha de baixo, cole sua resposta. Pule uma linha entre cada item. Assim:
- [DESCRIÇÃO]
- tópico
- tópico
- tópico
(…)
- [PLANO DE TEXTO]
1º Parágrafo
- tópico 1
- tópico 2
2º Parágrafo
- tópico 1
- tópico 2
(…)
- [EXERCÍCIO DE CRÍTICA]
Texto
8. [EXERCÍCIO DE CRÍTICA FORMATADO]
TÍTULO
Linha fina
Avaliação em Estrelas e significado
Texto