5. Resumo (feedback) do exercício - Feito pelos monitores
Resumo dos Exercícios entregues pelos alunos sobre os Seminários do Capítulo 4
Os seminários foram importantes porque mostraram o interesse pelo tema e a capacidade de encontrar a relevância da sua pesquisa bibliográfica. Assim, o grau de interesse e de relevância varia de apresentador para apresentador e de aluno para aluno (o que é natural).
Aproveitamos para chamar a atenção de alguns aspectos que se destacaram na percepção dos alunos em relação aos seminários apresentados.
Relevantes:
O seminário mais relevante foi sobre o artigo "A importância das emoções na aprendizagem", pois o aluno fala sobre os métodos de aprendizagem expostos no texto, onde os aspectos emocionais e cognitivos precisam estar ligados hierarquicamente. Tais informações poderiam ser aplicáveis em nosso sistema de ensino, de modo que tenhamos melhores resultados entre os discentes. Como a educação está na base da vida cotidiana humana, as aplicações de melhores técnicas no ensino básico, fundamental e médio de escolas públicas poderiam resultar numa sociedade muito mais integrada e produtiva, tanto na ciência, como em outros aspectos, como a arte.
O seminário que relaciona o artigo "Estímulos emocionais, processamento sensorial e respostas motoras" com o capítulo 4 do livro "Motivação e Emoção"de Cofer foi o mais relevante. Esse artigo foca nos estímulos emocionais e concorda com o Cofer no que diz respeito à situação/ambiente para que ocorra uma emoção. Segundo Cofer, para que a emoção possa vir a ocorrer é necessário um estado de excitação e uma maneira de interpretá-lo, sendo essa maneira se dando através do ambiente.(Teoria da emoção de Schacter)Segundo o artigo, para que uma emoção cumpra sua função, sendo essa preparar o organismo para uma ação, ela precisa estainserida muito bem no ambiente, isso pois para quea ação seja adequada ela precisa abstrair muito bem as informações do ambiente. Dessa maneira, o artigo concorda com Cofer, e amplia sua ideia, afirmando que os estímulos emocionais são os estímulos mais intensos e específicos para o processamento sensorial.
Interessantes:
O seminário mais interessante foi o artigo denominado “Emoções, gênero e moralidade” pois evidencia pesquisa que correlaciona as emoções experimentais, ou melhor, denominadas, ao sexo do indivíduo. Um homem, ao relatar episódio de enxaqueca, denomina a causa dela um episódio de raiva enquanto a mulher tende a relacioná-la com a tristeza, por exemplo. Tal fenômeno não ocorre por mero acaso visto que as próprias emoções podem ser determinadas pelo meio social/cultural por meio de estereótipos naturalizados. A relação com o livro de Cofer está na teoria de Schacher sobre Determinantes Situacionais da Emoção visto que o teórico prevê que as interpretações do ambiente possuem papel crítico, juntamente com alterações fisiológicas, na exposição emocional do indivíduo.
O seminário que relaciona o artigo "A importância das emoções na aprendizagem - uma abordagem neuro psico pedagógica"com o capitulo 4 do livro "Motivação e Emoção" de Cofer foi o mais interessante. Esse artigo define aprendizagem como uma articulação de estímulos e respostas de uma pessoa experiente com uma pessoa inexperiente, por exemplo aluno e professor ou pai e filho. No final do processo de aprendizagem a pessoa inexperiente tem que ter independência sob o que aprendeu. O artigo afirma que os processos emocionais e cognitivos andam juntos no processo de aprendizagem e existe uma hierarquização entre eles. Em outras palavras, o autor explica que para que ocorra o processo de aprendizagem, o indivíduo inexperiente precisa estar com seu emocional equilibrado para conseguir aprender.