Estudo de Caso - Game Design
Condições de conclusão
Vencimento: terça-feira, 13 ago. 2019, 08:00
Para a aula de 13/08 vamos pedir para que vocês assistam alguns vídeos (muito interessantes, diga-se de passagem) avaliando diferentes aspectos de design de diferentes jogos.
Nós iremos discutir sobre o conteúdo deste vídeo e outros materiais em sala, então é essencial que vocês assistam antes, para terem a base necessária para aproveitar ao máximo as discussões e tirarem suas dúvidas.
Essa atividade não vale nota e não é necessário entregar nada. Mas toda a discussão será baseada no pressuposto que os vídeos foram assistidos e vocês poderão ter o aprendizado prejudicado caso não assistam. Portanto, para que vocês possam aproveitar ao máximo à aula e aprender muito, assistam :)
Seguem os vídeos (considerem a ordem como uma prioridade para assistir, caso tenham algum problema de tempo. Mas, novamente, recomendamos assistir todos):
1) (5:42) Discussão sobre o design do primeiro nível de Super Mario Bros. e como ele é um excelente tutorial:
2) (7:15) Análise do design de níveis do League of Legends e como apenas o nível em si consegue passar uma grande carga de informação ao jogador, sem necessidade de textos:
3) (6:14) Análise de como Portal introduz suas mecânicas e treina o jogador sem necessidade de diálogos e tutoriais textuais:
4) (7:17) Análise sobre o casco azul de Mario Kart 8 e como itens podem ser usados para balancear a jogabilidade e fazer com que o jogo seja divertido tanto para os mais como os menos experientes:
5) (5:13) Análise sobre o jogo Mark of the Ninja e como jogos de stealth podem transmitir melhor as informações do mundo ao jogador, e como dicas visuais e auditivas melhoram a experiência de jogo:
6) (19:52) Análise sobre como Mega Man X melhorou diversas mecânicas de seus antecessores (Mega Man) e diversos pontos muito importantes de level design, narrativa, mecânicas e jogabilidade (e tudo isso explicado de maneira extremamente descontraída):
7) (10:45) Análise sobre a estrutura básica de dungeons do Zelda Oracle of Ages e Oracle of Seasons. A série inteira (boss keys) é muito boa, mas, por questões de tempo, vamos focar nesse vídeo (que introduz o grafo de níveis que o autor cria):
8) (15:42) Vídeo seguinte da série boss keys, que define a diferença entre níveis exploratórios e de combate (comum em Zelda, mas que pode ser observado em diversos outros jogos). É extremamente interessante para levar em conta quando criarem níveis para seus jogos:
No total são 1h e 15 minutos de vídeo, aproximadamente. Espero que não seja nada muito desgastante para vocês. Eu (Leonardo) amo esses vídeos e poderia ver eles por horas. Espero que sejam divertidos para vocês também.
"É perigoso ir sozinho na terça. Vejam eles!"
Foi o que o Old Man disse. Eu escutaria ele.
Nós iremos discutir sobre o conteúdo deste vídeo e outros materiais em sala, então é essencial que vocês assistam antes, para terem a base necessária para aproveitar ao máximo as discussões e tirarem suas dúvidas.
Essa atividade não vale nota e não é necessário entregar nada. Mas toda a discussão será baseada no pressuposto que os vídeos foram assistidos e vocês poderão ter o aprendizado prejudicado caso não assistam. Portanto, para que vocês possam aproveitar ao máximo à aula e aprender muito, assistam :)
Seguem os vídeos (considerem a ordem como uma prioridade para assistir, caso tenham algum problema de tempo. Mas, novamente, recomendamos assistir todos):
1) (5:42) Discussão sobre o design do primeiro nível de Super Mario Bros. e como ele é um excelente tutorial:
2) (7:15) Análise do design de níveis do League of Legends e como apenas o nível em si consegue passar uma grande carga de informação ao jogador, sem necessidade de textos:
3) (6:14) Análise de como Portal introduz suas mecânicas e treina o jogador sem necessidade de diálogos e tutoriais textuais:
4) (7:17) Análise sobre o casco azul de Mario Kart 8 e como itens podem ser usados para balancear a jogabilidade e fazer com que o jogo seja divertido tanto para os mais como os menos experientes:
5) (5:13) Análise sobre o jogo Mark of the Ninja e como jogos de stealth podem transmitir melhor as informações do mundo ao jogador, e como dicas visuais e auditivas melhoram a experiência de jogo:
6) (19:52) Análise sobre como Mega Man X melhorou diversas mecânicas de seus antecessores (Mega Man) e diversos pontos muito importantes de level design, narrativa, mecânicas e jogabilidade (e tudo isso explicado de maneira extremamente descontraída):
7) (10:45) Análise sobre a estrutura básica de dungeons do Zelda Oracle of Ages e Oracle of Seasons. A série inteira (boss keys) é muito boa, mas, por questões de tempo, vamos focar nesse vídeo (que introduz o grafo de níveis que o autor cria):
8) (15:42) Vídeo seguinte da série boss keys, que define a diferença entre níveis exploratórios e de combate (comum em Zelda, mas que pode ser observado em diversos outros jogos). É extremamente interessante para levar em conta quando criarem níveis para seus jogos:
No total são 1h e 15 minutos de vídeo, aproximadamente. Espero que não seja nada muito desgastante para vocês. Eu (Leonardo) amo esses vídeos e poderia ver eles por horas. Espero que sejam divertidos para vocês também.
"É perigoso ir sozinho na terça. Vejam eles!"
Foi o que o Old Man disse. Eu escutaria ele.