Projeto da Disciplina - Especificação e Entrega Completa (Pôster, Vídeo, Códigos, Artigo)
Condições de conclusão
Especificação do Projeto da Disciplina
O projeto da disciplina deve envolver uma solução funcional de aplicação integrada (software e hardware) no contexto de IoT. Para o desenvolvimento da solução, a turma será dividida em grupos com 5 integrantes
Do Envio do Vídeo
Das Perguntas
Aberto: segunda-feira, 12 ago. 2019, 14:00
Vencimento: quinta-feira, 12 dez. 2019, 06:00
Especificação do Projeto da Disciplina
Informações Iniciais
O projeto da disciplina deve envolver uma solução funcional de aplicação integrada (software e hardware) no contexto de IoT. Para o desenvolvimento da solução, a turma será dividida em grupos com 5 integrantes
Cada grupo terá disponível recursos computacionais que envolvem:
- Raspberry PI (Cartão de memória, fonte de energia, case e cabo HDMI/VGA)
- Arduíno
- NodeMCU
- Roteadores sem Fio
- Cabos de Rede
- Sensores (temperatura, movimento, etc)
- Acesso a infraestrutura do LaSDPC (Cloud) para a integração da solução proposta, se for o caso escolhido pelo grupo
- Outros materiais (depende da disponibilidade)
- Idéias de uso de materiais recicláveis são bem-vindos
Da Escolha do Projeto
O link (Idéias de Projetos) disponível no site da disciplina lista um conjunto de projetos que podem ser desenvolvidos pelo grupo
Cada grupo deve escolher um projeto até o 23/08/19 e enviar email para o professor, com o seguinte Assunto: Escolha do Projeto do GrupoXX, onde XX é o número do grupo que está lista no link
Do Desenvolvimento do Projeto
Para desenvolver o projeto, cada grupo deve ter especial atenção para a fases a seguir:
Fase 1: Definir como será a arquitetura do projeto com o levantamento de requisitos
- Nesta fase, espera-se que o grupo consiga organizar conceitualmente as idéias, e para issso recomenda-se o uso de diagramas (UML - classe, caso de uso, atividades, etc) ou fluxogramas. Espera-se também todo o levantamento de requisitos (necessidades) do projeto para que ele seja finalizado e funcione ao final
Fase2: Discussões sobre componentes de software, APIs, frameworks de desenvolvimento (se for o caso)
- Nesta fase, os grupos precisam listar componentes de softwares/bibliotecas que usurá para desenvolver a solução.
- Esta fase tem uma ligação importante com a fase 1, em que se definiem os requisitos do projeto. Especificamente nesta fase, é preciso escolher o protocolo ou os protocolos de comunicação que serão utilizados para integrar dispositivos. Vocês podem utilizar mais de um protocolo. Isso na realidade vai depender de como vão arquitetar a solução
Fase 4: Linguagens de Programação/Sistema Operacional/Frameworks de Desenvolvimento
- Matenha o foco em poucas linguages de programação. Dê especial atenção aquelas que facilitam o desenvolvimento da solução e que fornecçam encapsulamento. Em situações que seja necessário desenvolver códio em mais baixo nível, é preciso detalhar como isso foi feito, com as devidas explicações.
- O SO base para as placas PI (2 ou 3) é o RaspBian. Se julgar necessário o uso de outro SO por ser mais voltado ao escopo da solução de vocês, fiquem a vontade, porém justifiquem a escolha.
- Ambientes de desenvolvimento como por exemplo Android Studio (se a solução envolver apps.
Fase 5: Hardwares Utilizados/Esquemático de Circuitos
- Os grupos devem organizar as informações necessárias dos hardwares e necessidades dos mesmos para os projetos. Apresentar esquemático de circuitos, integração com sensores, com ambientes de computação externos, etc.
Fase 6: Integração com alguma nuvem computacional
- É uma fase que também depende da Fase 1, pois o grupo deve na Fase 1, pensar se a solução terá alguma interação com a nuvem. Por exemplo, o grupo escolheu o projeto de umidificador inteligente e quer coletar as informações de variação da umidade do ar e enviá-las a uma máquina virtual do LaSDPC ou uma nuvem pública, em que determinados usuários possam ter acesso via uma interface Web ou por meio de APPs.
Fase 7: Utilização de Middlewares
- Em aulas do curso serão descritos alguns middlewares para integrar/desenvolver soluções de IoT. Se for o caso o grupo deve justificar a escolha. É preciso ter cuidado, pois o o middleware não pode ser um agente travador da solução. Se o middleware completa a solução, OK. Se ele atrapalha a solução pensada por vocês, melhor não se comprometer e atrasar ou inviabilizar o projeto.
Fase 8: Testes de Funcionalidade
- Em um dos checkpoints os grupos deverão apresentar, ainda que de forma muito simples os resultados de funcionamento da solução proposta.
O que deve ser entregue e como?
- Um artigo descrevendo a solução completa
- Todos os códigos da solução.
- Um vídeo, que ficará online no Youtube para o público
- Uma apresentação ao público do ICMC no Hall da Biblioteca por meio de um pôster e demonstração de funcionamento da solução
- Todo o desenvolvimento e os testes relativos ao projeto devem ser realizados utilizando o material e recursos disponíveis para os grupos
Da Estruturação do Artigo
- O artigo, caracterizando a introdução sobre o problema, os resultados obtidos e as soluções deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 30 páginas
- Mostrar o problema tratado e explicar detalhadamente a solução desenvolvida. Detalhes técnicos que precisam ser explicados mas vão ultrapassar o limite de páginas do texto, favor colocar a explicação em um anexo ao texto.
- Discuta as soluções, as dificuldades, os resultados obtidos, o hardware utilizado, a metodologia de execução dos experimentos/configurações, etc. Utilizar tabelas e/ou gráficos
Do Envio do Artigo/Pôster
- O artigo+pôster deve ser enviado via Moodle conforme combinado no primeiro dia de aula, obedecendo o prazo final.
- O artigo deve apresentar a forma de execução da solução e com detalhes (README)
- Artigo postado depois do prazo não será corrigido, e invalidará o projeto do grupo.
- Coloque o arquivo do artigo + o artigo do poster em um .ZIP, com a seguinte estrutura:
projeto-iot2019-grupoXX
Da Estruturação dos Códigos
- Os códigos precisam ser claros e estarem devidamente comentados
- A solução deve apresentar um tutorial de como interagir com a solução.
- Arquivos de configurações, etc devem ser enviados para um repositório do tipo github
- A URL para o repositório dever estar presente no artigo. Artigos sem a URL do repositório da solução, terão penalização na nota: (-5 pontos)
- Meu usuário no GitHub: juliocest
Do Envio dos Códigos
- Os códigos devem apenas estarem disponíveis no github. O limite de postagem dos códigos (apenas no github - NÂO ENVIAR CÓDIGOS no edisciplinas) deve obedecer o mesmo prazo de envio do artigo. Por exemplo, não serão aceitos códigos que foram postados depois do prazo de postagem do artigo no Moodle. A data de organização dos códigos no github, DEVE ser menor ou igual a data e hoário limite de entrega do projeto. Códigos postados depois do prazo não serão corrigidos, e invalidará o projeto do grupo.
Da Estruturação do Vídeo
Ao produzir o vídeo vocês devem levar em consideração:
- que a duração não pode ultrapassar os 20 minutos;
- que deve estar configurado como “público” no YouTube;
- que o rosto dos integrantes do grupo precisa aparecer pelo menos no início do vídeo, apresentando o projeto, e talvez no final, concluindo-o;
- que as vozes devem narrar também os trechos em que os rostos não aparecem;
- que vocês podem fazer uso de recursos audiovisuais, como slides de PowerPoint e outros, desde que contribuam para tornar mais claro o entendimento do projeto.
Do Envio do Vídeo
- O link do vídeo deve constar também no artigo. O limite da disponibilização do vídeo deve obedecer o mesmo prazo de envio do artigo. Por exemplo, não serão aceitos vídeos que foram postados depois do prazo de postagem do artigo no Moodle. A data de publicação dos vídeos no Youtube, DEVE ser menor ou igual a data e horário limite de entrega do projeto. Vídeos postados depois do prazo não serão considerados, e invalidará o projeto do grupo.
Sobre o Pôster
- Cada grupo deve fazer um pôster seguindo o template disponível Aqui.
- Esse pôster deve possui um QRCODE, o quel deve ser formado pelos seguintes dados:
- nome-da-disciplina+nome-do-projeto+nome-integrantes
- Exemplo: iot-icmc2019+projeto01+fulano/beltrano
- O arquivo do pôster deve constar também no artigo. O limite da disponibilização do pôster deve obedecer o mesmo prazo de envio do artigo. Por exemplo, não serão aceitos pôsteres que foram postados depois do prazo de postagem do artigo no Moodle.
- Esse pôster deve possui um QRCODE, o quel deve ser formado pelos seguintes dados:
- nome-da-disciplina+nome-do-projeto+nome-integrantes
- Exemplo: iot-icmc2019+projeto01+fulano/beltrano
- O público vai ler esse QRCODE do pôster e será direcionado para uma URL com um formulário indicando os dados do grupo e com um campo para indicar a nota dada pelo público. O teste deste formulário será passado para os grupos em uma fase do projeto, mas antes do envio do pôster.
Dicas para Produzir um Bom Vídeo
Extraídas de Material da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo
Possibilidades para a produção do vídeo:
- Use a sala de aula, o projetor (se for utilizar slides e recursos visuais) e peça para alguém filmar sua apresentação.
- Você pode, inclusive, combinar com seus colegas de modo que um assista à apresentação do outro.
- Utilizar outro espaço fora do polo, contando com a ajuda de alguém para gravar sua apresentação.
- Gravar sozinho e/ou em casa.
Em todos os casos, aqui vão algumas dicas e materiais que podem ajudá-los:
- Antes de fazer a gravação, faça testes de luz, enquadramento e áudio.
- Uma opção simples é utilizar o YouTube Live. Ele permite o compartilhamento de tela – o que pode ser útil se você tiver slides. Acesse o YouTube Live.
- Também se tiver slides, você pode utilizar um aplicativo que permita captura de tela, como o Screencastify ou o Quicktime.
- Alguns materiais com orientações para a gravação do vídeo do projeto, que podem ser bastante úteis para sua produção:
- Videoaula do professor Claudio Possani sobre produção de vídeos;
- REA (Recurso Educacional Aberto) - Uma câmera e uma ideia, com dicas para roteirização, gravação e edição de materiais audiovisuais.
Em suas falas e nos slides (se for o caso), devem constar:
- os dados do projeto, como nomes completos, curso, e título do Projeto;
- uma introdução contendo o assunto, a justificativa, o problema e os objetivos do projeto (é bom destacar aqui porque o estudo desse tema é relevante);
- seu referencial teórico, a pesquisa bibliográfica que você realizou;
- um resumo da metodologia empregada;
- os resultados e discussões, com dados gerais e gráficos, se possível (dedique a maior parte do vídeo a esse aspecto);
- uma conclusão;
- agradecimentos.
Como será a Avaliação do Projeto?
- A avaliação da disciplina constará de grupos de notas, distribuídas com o seguinte percentual e atores.
Das Notas e Pesos
- Artigo/Pôster
- Peso: 30%
- Quem Avalia: Professor da disciplina ou Outro docente convidado
- Códigos
- Peso:30%
- Quem Avalia: Professor da disciplina ou Outro docente convidado
- Apresentação - Video Youtube
- Peso: 30%
- Quem Avalia: Professor da disciplina ou Outro docente convidado
- Apresentação ao Público do ICMC
- Peso: 10%
- Quem Avalia: Publico em Geral
Das Perguntas - Cada grupo deverá responder 5 perguntas, as quais serão feitas pelo professor, ou docente convidado, no dia da apresentação dos pôsteres.
- Um integrante de cada grupo responderá 1 única pergunta, sobre qualquer assunto relativo ao escopo do projeto desenvolvido.
- Cada pergunta equivale a 20% da nota geral do grupo. Por exemplo: A pergunta respondida corretamente pelo integrante não prejudicará a nota geral o grupo.
- Ela ou vai incrementar apenas a nota do integrante em 20% ou decrementar a sua nota em 20%.
- Exemplo: O grupo XYZ ficou com média geral do projeto (artigo+codigos+apres. youtube+apres. publico) igual a 8,0. Se um integrante responder sua pergunta corretamente, terá sua nota acrescida de 20%, totalizando, 9,6. Se responder errada, e não demonstrar domínio do que foi feito, terá sua nota reduzida em 20%, totalizado 6,4.
Prazos para Envio
Pôster
03/12/19 - 06:00h
Apresentação Final e Demonstração de Funcionamento
04/12/19 - 10:30h - 12:00h - Hall da Biblioteca
Entrega de Documentação Completa
Pôster, Vídeo, Códigos, Relatório
No Relatório, deixar explícito o link para repositório privado dos códigos e como baixar
06/12/19 - 06:00h
11/12/19 - 06:00h
12/12/19 - 06:00h
12/12/19 - 06:00h