[Atividade optativa 4] - Simulações - Meu sistema solar (sem7)
Meu sistema solar
Este Applet pode ser obtido da página de simulações PhET da Universidade do Colorado. Basta clicar na imagem abaixo se você quiser começar a utilizar, ou para possuí-lo em seu computador, clique aqui para download.
Para adquirir familiaridade com o simulador, manipule livremente seus recursos antes de realizar a atividade. Altere valores de massa, distância entre os corpos, intensidade do vetor de velocidade etc.
Simulação - Simulando o impacto com asteroides e cometas: Nesta aula estamos estudando como a atração entre fragmentos cósmicos pode dar origem a corpos celestes de maior porte.
Sabemos, também, que o impacto de um asteroide com um planeta pode ser tanto um evento criador, como destruidor. Criador por que, nas rochas de asteroides são encontradas arqueobactérias e matéria orgânica, água e outros elementos que podem enriquecer e ativar processos relacionados ao surgimento de vida nesses eventos. Destruidor porque, como sabemos, a energia liberada no impacto pode causar eventos de extinção em massa, como foi o caso dos dinossauros em nosso planeta.
Nesta atividade, vamos utilizar o applet do sistema solar que vimos aula passada, para recriar um evento desse tipo. Selecione no menu do programa a opção Sol, Planeta e Cometa. Você visualizará a janela abaixo.
Neste sistema de três corpos, interagem gravitacionalmente, uma estrela (Sol), um planeta e um cometa que visita este sistema solar. A órbita desse cometa pode coincidir com a do planeta e a interação gravitacional pode produzir alguns fenômenos: a colisão do cometa com o planeta, a colisão do cometa com o Sol e a expulsão do cometa do sistema solar numa trajetória parabólica ou hiperbólica.
A configuração abaixo, por exemplo, cria uma colisão após 60s de execução da simulação, tente reconstituí-la com as posições e valores de massa utilizados e observe o comportamento do sistema.
A seguir elabore uma das situações abaixo e envie para os tutores a configuração utilizada para avaliação:
Situação 1: colisão de cometa com planeta: o cometa deve chegar de fora do sistema solar, orbitar o sol e colidir com o planeta.
Situação 2: expulsão de um cometa do sistema solar pelo planeta: o cometa deve chegar de fora do sistema solar, orbitar o sol e ser afastado pelo planeta.
Situação 3: colisão de cometa com o sol por influência do planeta: o cometa deve chegar de fora do sistema solar, orbitar o sol, por influência do planeta, ter sua rota desviada e entrar em rota de colisão com o sol.