Atividade final - recuperação
Trabalho final (entrega apenas até 12 de dezembro)
Faça uma reflexão sobre um ou mais textos de Barthes vistos no curso (ou não) a partir de uma das seguintes citações:
1. Todo o paradoxo da moda está no seguinte: forte em termos de instante, a significação tende a desfazer-se na duração; mas não se desfaz completamente: recua. Isso quer dizer que a Moda dispõe de fato de um regime duplo de significados: significados variados, particulares, um mundo rico, cheio de tempos, lugares, circunstâncias e caracteres, distintos no nível do sintagma; alguns significados raros, marcados por forte globalidade, no nível do sistema. O sincretismo dos significados de Moda aparece então como um movimento dialético; esse movimento possibilita que a Moda represente (mas não signifique realmente) um mundo aparentemente rico através de um sistema simples. Mas o importante é que, se a Moda admite com tanta facilidade a neutralização de seus significados, com o risco de privar seu léxico de todo e qualquer rigor, provavelmente é porque o sentido final do enunciado não está no nível do código indumentário (mesmo em sua versão terminológica) [...]: pouco importa, afinal, se flanela significa, indiferentemente, noite ou manhã, pois o signo assim constituído tem a Moda como significado verdadeiro.
Roland Barthes. Sistema da moda. p. 314-315
2. O entinema tem os encantos de uma caminhada, de uma viagem: parte-se de um ponto que não precisa ser provado e daí vai-se rumo a outro ponto que precisa sê-lo; tem-se o sentimento agradável (ainda que provenha de uma força) de descobrir algo novo por uma espécie de contágio natural, de capilaridade que estende o conteúdo (opinável) em direção ao desconhecido. Entretanto, para produzir todo o prazer que pode dar, essa caminhada tem que ser vigiada: o arrazoado não pode ser tomado de muito longe e não deve passar por todos os escalões para concluir: isso seria cansativo [...]; porque é preciso contar com a ignorância dos ouvintes (a ignorância é precisamente aquela incapacidade de inferir por numerosos degraus e de seguir por muito tempo); ou melhor: é preciso explorar essa ignorância dando ao ouvinte a sensação de que ele sozinho, por sua força mental, a fez acabar; o entinema não é um silogismo truncado por carência, degradação, mas porque é preciso deixar ao ouvinte o prazer de fazer tudo na construção do argumento: é um o prazer que se tem de completar sozinho os claros de uma determinada rede (criptogramas, jogos, palavras cruzadas). Roland Barthes. A antiga retórica - apostila. A aventura semiológica. p. 60-61
3. Todas as críticas: críticas da voz, de uma voz: a) críticas do autor (biográfica, temática, existencial, psicanalítica); b) críticas de hipóstase da voz (voz coletiva da história). A exaustividade implica a realocação das vozes, do pluralismo das vozes (dos códigos) em proveito da escritura: distanciamento do autor, sob todas as figuras, em todos os níveis, sejam quais forem as hipóstases. A ressurreição do texto implica a morte do autor, ligada a uma promoção da escrita.
Roland Barthes. Sarrasine de Balzac. Séminaires à l'École Pratique de Hautes Études. p. 65-66 (tradução minha)
4. No seminário (é a sua definição), todo ensino é excluído: nenhum saber é transmitido (mas um saber pode ser criado), nenhum discurso é mantido (mas busca-se um texto) – o ensino é frustrado. Ou alguém trabalha, pesquisa, produz, reúne, escreve diante dos outros; ou todos se incitam, se chamam, põem em circulação o objeto a produzir, o processo a compor, que passam assim de mão em mão, suspensos ao fio do desejo, tal como o anel no jogo de passa o anel.
Roland Barthes. Au séminaire. O rumor da língua. p. 418
Tamanho: 8000 a 10000 caracteres com espaço.
A reflexão deve ser feita diretamente no moodle, não será possível anexar um arquivo.
Critérios de correção
1. Estruturação do texto (Título, Introdução, Apresentação do Problema, Argumentação com exemplos, Conclusão).
2. Relação com a citação escolhida.
3. Leitura e compreensão dos textos de Barthes.
Data de entrega: 12/12 às 23h55, sem falta, pelo moodle (o sistema não aceitará trabalhos em atraso).
Os alunos que quiserem entregar um trabalho mais livre e desenvolvido poderão entregar o trabalho até dia 30 de janeiro. Nesse caso, os critérios de correção serão os seguintes:
Tema livre, não é necessário se referir às questões acima. Atenção, o trabalho deve ser entregue em arquivo word ou pdf.
Tamanho: de 25000 a 40000 caracteres com espaço.
1. Originalidade da proposta
2. Estruturação do texto
3. Compreensão e leitura dos textos de Roland Barthes (façam referências explícitas)
Entrega do trabalho: 30 de janeiro, às 23h55.