Atividade de Produção em Libras (A09)
Enunciado:
Primeiramente, ASSISTA AO VÍDEO
da ATIVIDADE de COMPREENSÃO 9, abaixo, novamente. Preste atenção na história que foi sinalizada.
Veja, de novo, o VÍDEO DA ATIVIDADE DE COMPREENSÃO 9:
Na sequência, GRAVE um vídeo sinalizando UMA única FRASE, em que você responda às seguintes
perguntas:
O que Giovane faz de segunda a sexta?
O que Giovane mais gosta de comer?
A sua frase em Libras seria assim:
sinal ELE + soletrar G-I-O-V-A-N-E + sinal da ação 1 (resposta da primeira pergunta) + sinal da ação 2 (resposta da primeira pergunta) + sinal ELE + sinal GOSTAR (pode ser um dos dois de nosso Glossário) + alimento/bebida 1 (resposta da segunda pergunta) + alimento/bebida 2 (resposta da segunda pergunta)
Lembre-se fazer uma frase completa, indicando o sujeito das ações.
Também é preciso fazer a referência, usando um ponto no espaço de sinalização que possa estar associado ao Giovane, e, para se referir a ele, use o sinal de apontamento ELE, dirigido ao ponto no espaço criado, e soletre o nome dele.
Atenção: lembre-se de escrever em Português o que foi sinalizado, no campo da atividade.
INSTRUÇÕES:
1) Leia com cuidado a página com as dicas de treinamento desta semana, sobre organização da frase em libras e sinalização no espaço. Pratique os sinais indicados para esta lição.
2) Lembramos que, quando estamos nos referindo a outras pessoas, em Libras, é importante colocá-las em pontos fixos no espaço de sinalização, deixando a frase visualmente mais organizada.
Há diferentes formas de fazer demarcações de pessoa no espaço, mas uma das maneiras mais simples é o apontamento para um lugar nesse espaço.
Antes de falarmos sobre alguém, nós apontamos para um ponto fixo em frente do corpo (realizando o sinal “ELE/ELA”). Depois, ao longo do discurso, apontamos para a mesma direção toda vez que nos referimos novamente a essa pessoa.
Então, você deve fazer o sinal ELE, apontando para um local no espaço, depois soletrar o nome referente a esse "ele", e sinalizar as suas ações. Quando for se referir novamente a ele, basta apontar para esse espaço e realizar as novas ações.
3) Assista ao TUTORIAL PARA O ENVIO DO VÍDEO:
4) Utilize os sinais presentes em nosso GLOSSÁRIO.
Se precisar, você também pode consultar esses dois dicionários de Libras on-line que indicamos em nosso curso:
https://sistemas.cead.ufv.br/capes/dicionario/
https://www.ines.gov.br/dicionario-de-libras/
5) Em Libras, não tem sinais que equivalem às preposições usadas em português. Não é preciso, portanto, sinalizar "de". Também não é necessário fazer o conectivo “e".
Lembretes:
- Atentem-se à distância em que vocês estão sendo gravados: é necessário que a gravação mostre seu tronco, sua cabeça, suas mãos;
- Também evitem filtros e não editem vídeos com cortes e pausas, procurando sempre gravar em locais bem iluminados e com a câmera na horizontal;
- Você pode gravar seu vídeo pelo próprio moodle ou usar o YouTube para isso. Se usar este último método, lembre-se de que precisa deixar o vídeo disponível apenas para quem tem o link, alterando a visibilidade para “não-listado”. Cuidado para não gravar seu vídeo no formato "short”;
- Também não se esqueçam de ler os feedbacks para saberem o que vocês podem melhorar para as próximas atividades. Os feedbacks ficam na aba da Atividade de Produção, abaixo do vídeo que você enviou. Em geral, seu tutor corrigirá a sua atividade na semana seguinte ao envio, depois do fechamento da aula;
- Note que pode editar e mudar o seu envio até a data final de entrega.