5. Resumo (feedback) do exercício - Feito pelos monitores
Resumo dos Exercícios entregues pelos alunos sobre os Seminários do Capítulo 5
Os seminários foram importantes porque mostraram o interesse pelo tema e a capacidade de encontrar a relevância da sua pesquisa bibliográfica. Assim, o grau de interesse e de relevância varia de apresentador para apresentador e de aluno para aluno (o que é natural).
Aproveitamos para chamar a atenção de alguns aspectos que se destacaram na percepção dos alunos em relação aos seminários apresentados.
Relevantes:
O seminário mais relevante é o do artigo “Comparando os efeitos do isolamento social nas dificuldade de alunos em cursos onlines x em cursos presenciais em Ciências da Computação" uma vez que discute os problemas decorrentes do ensino à distância em comparação ao presencial, explicitando a importância da interação social e os males do isolamento. Essa temática é muito importante diante o contexto atual uma vez que as instituições de ensino juntamente com os alunos estão passando por tal situação, levando ao questionamento e também à crítica de como tornar essa experiência o menos traumática e prejudicial possível. Também, de maneira geral, o seminário torna-se importante uma vez que mostra a importância e os benefícios do contato social e a importância que assume em diversos aspectos da vida do indivíduo o que também concorda com o que foi dito por Cofer no presente capítulo.
O seminário mais relevantefoi o “O apego e as reações das crianças e separação da mãe” pois se relaciona com o capítulo 5, onde fala sobre o isolamento social, que trata de uma pesquisa que separa macacos de suas mães e analisa seu comportamento na fase adulta, onde foi constatado que apresentam problemas cognitivos e comportamentais, como: Postura, movimentos anormais, timidez, distúrbios de padrões motores, etc. Já com as crianças do artigo, a separação ocasionou: Desordem de caráter, psicopatia, atraso cognitivo e etc. Mostrando a similaridade entre os dois casos.
Interessantes:
O seminário mais interessante foi o do artigo com título “Comparando os efeitos do isolamento social nas dificuldades de alunos de cursos online versus de cursos presenciais em ciências da computação” já que correlaciona o isolamento social com dificuldades de permanência na graduação. Tal situação é atrelada ao livro de Cofer ao ampliar a ideia do autor ao afirmar que interações pessoais são estimuladas por estímulos externos pois afetam comportamentos e formas de relações interpessoais, como expressões faciais e corporais, toques, tons de voz, que não são percebidos e nem possíveis em outras formas de contato. No caso, o livro Motivação e Emoção trazexemplo com animais enquanto o artigo aborda a questão em seres humanos.
O seminário mais interessante foi o “Educação infantil e psicologia: para que brincar?”, pois ressalta a importância do ato de brincar e da estimulação externa na infância, bem como o papel das pré-escolas em contribuir para o desenvolvimento da criança em várias áreas. De fato, os acontecimentos durante essa fase são vitais para a constituição do indivíduo, e pessoalmente é um tema que chama minha atenção. Além disso, não havia pensado nas críticas que o artigo e o seminário trazem sobre o modelo de ensino nas creches, como na tendência de priorizar o desenvolvimento cognitivo da criança e ter uma visão utilitária e futurista do brincar, então foi bastante informativo.