Exercício experimental II - improvisação em duplas
Olá,
Trata-se de um exercício de criação em duplas: os integrantes das duplas devem compartilhar gravações (áudio) de performances de improvisação solo de aproximadamente 3 minutos. As gravações podem ser feitas com celulares, gravadores portáteis, gravadores internos dos computadores etc. A única restrição para a primeira performance (feita sem ouvir o outro) é que ela tenha aproximadamente 3 minutos. De posse da gravação do outro, para a segunda gravação: cada membro da dupla deve ouvir a performance do outro em fone de ouvido e, ao mesmo tempo, sem preparação, gravar uma improvisação, como se fosse uma interação em tempo real. A ideia é lidar com o imprevisível, resolver os problemas em tempo real mas, ao mesmo tempo, dialogar com a performance do outro. Excepcionalmente, pode-se optar por ouvir a gravação do outro uma vez, antes de gravar a interação. Durante a gravação da segunda, obviamente, é importante ouvir o áudio do outro em fone de ouvido para que esse não "vaze" na gravação em andamento. O ideal depois é montar uma sobre a outra num software de edição de áudio. Quem não tem nenhum, pode baixar o audacity (https://www.audacityteam.org/ ) que é gratuito, fácil de lidar e tem um bom tutorial. Para entregar, passem para o formato wave ou mp3. É importante que os membros das duplas fiquem em contato para resolver problemas eventuais. Cada dupla vai produzir dois trabalhos: em cada um deles um dos membros da dupla envia um áudio solo inicial (para que todos tenham a oportunidade de improvisar solo e improvisar interagindo com a uma gravação.
As duplas são as seguintes: Natália e Leonardo, Eduardo e Frederico, Fernando e Vinicius, Brenda e Tomás, Thales e Gabriel. Aqui estão os e-mails de todos:
gabrielduarte@usp.br,emcamargo@usp.br, fe_diasgomes@usp.br, fre.ramalho@usp.br, leonardoita@usp.br,
(o Thales tem dois e-mails ou são dois Thales...) thalesmann@hotmail.com, thales.prado@usp.br,
tom.cassemiro@usp.br, viniciushideki@usp.br, natalialebeis@gmail.com
Se vocês quiserem dar uma olhada num projeto parecido que estou desenvolvendo com a minha amiga Ana Fridman (só que aí são vídeos), vejam aqui: (já fizemos 5 vídeos. Vejam no canal do youtube da Ana).