contraponto livre a duas vozes - imitação
Realize dois exercícios de contraponto utilizando o recurso da imitação. Lembre-se que a imitação envolve as duas vozes num processo de repetição defasada (eco). Algumas características da imitação no estilo que estamos estudando são as seguintes: 1) uma das vozes começa o "tema" sozinha; 2) o eco/imitação pode começar a partir de distâncias variadas (meio, 1, 2, 3 etc. compassos); 3) o normal é que, se a voz inicial enuncia o tema a partir de um tempo impar (1 ou 3), a resposta (eco) venha também num tempo impar. Se o início for em tempo par (2 ou 4), a resposta virá a partir de um tempo par; 4) a imitação/resposta/eco está, na maior parte das vezes numa distância de oitava ou quinta (acima) da voz inicial, mas é possível outras distâncias (vide os exemplos no livro do Thomas Benjamin a partir da página 100 - do livro, não do pdf); 5) o que é mais importante é que as relações entre as vozes respeitem as regras estabelecidas nos exercícios anteriores com relação ao tratamento das dissonâncias que só podem ser: notas de passagem, bordaduras (simples ou duplas), retardos ou suspensões e cambiatas; 6) a dica é compor trecho por trecho. Por exemplo: a) compor um compasso numa voz, b) copiar e colar no compasso seguinte na voz de cima, na distância de uma oitava, c) compor a continuação da voz inicial como contraponto livre da outra voz...e vai seguindo. 7) o ideal é terminar o processo todo em uma cadência (ver o exemplo do Oculus non vidit). Sei que é difícil, mas seria bom que todxs tentassem. Segue, em anexo, um exemplo feito no musescore na última aula. Os melhores exemplos, evidentemente, estão no repertório (vide o livro do Thomas Benjamin).
- 8. Mai 2020, 11:48
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