[Atividade optativa 2] - Simulador Meu sistema solar (sem6)
Meu sistema solar
Este Applet pode ser obtido da página de simulações PhET da Universidade do Colorado. Basta clicar na imagem abaixo se você quiser começar a utilizar, ou para possuí-lo em seu computador, clique aqui para download.
Para adquirir familiaridade com o simulador, manipule livremente seus recursos antes de realizar a atividade. Altere valores de massa, distância entre os corpos, intensidade do vetor de velocidade etc.
Simulação - Corpo 1 e 2 com distância de duas unidade. Vetor velocidade do corpo 2 com intensidade de uma unidade. Massa corpo m1 = 200kg e massa corpo m2 = 10kg. Clique em iniciar e observe o fenômeno. Depois clique em restabelecer.
a) Manipulando o fator massa:
i) Aumente a massa do Sol, corpo 1, para 400kg e depois para 600kg– o que você observa com a órbita?
ii) Volte à situação original e aumente a massa do planeta, corpo 2, para 40kg e 80 kg - o que você observa com a órbita? Explique o que acontece com a força – aumenta, diminui, fica inalterada – e como isso afeta a órbita pelo critério massa.
b) Manipulando o fator distância:
i) Na situação original, o planeta (corpo 2) estava a duas unidades de distância do sol (corpo 1). Altere essa distância para 1 unidade arrastando o planeta na direção do Sol, na mesma linha - o que você observa com a órbita?
ii) Volte à situação original. Altere essa distância para 3 unidade arrastando o planeta na direção oposta a do Sol, na mesma linha - o que você observa com a órbita? Explique o que acontece com a força – aumenta, diminui, fica inalterada – e como isso afeta a órbita pelo critério distância.
c) Manipulando o fator velocidade:
i) Na situação original, o planeta (corpo 2) tinha um vetor velocidade de uma unidade aproximadamente. Altere essa dimensão para 0,5 unidade arrastando a ponta do vetor, na mesma linha - o que você observa com a órbita?
ii) Volte à situação original, e agora aumente o tamanho do vetor para uma unidade e meia - o que você observa com a órbita?