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OBJETIVO GERAL DO MÓDULO: - Compreender a enfermagem como prática social. - Analisar o processo histórico e ético da enfermagem e as práticas atuais. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. • Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e Administração em Enfermagem). OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: • Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem no modo de produção capitalista, incluindo a perspectiva étnico-racial e de gênero; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem e das dimensões ética e legal da prática do enfermeiro; • Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem; • Contextualizar o processo de trabalho em saúde e em enfermagem e seus elementos constitutivos; • Caracterizar os elementos constitutivos das dimensões assistencial e gerencial do processo de trabalho do enfermeiro. • Abordar o trabalho Interprofissional em saúde e sua relação com o processo de trabalho em enfermagem. • Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática histórica e social. Referente à ação discente: • Conhecer e situar historicamente as práticas de saúde e de enfermagem, no modo de produção capitalista e a construção histórica da enfermagem como uma prática profissional; • Conhecer a história da enfermagem na perspectiva étnico-racial e de gênero. • Identificar os princípios gerais do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro; • Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas; • Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem; • Compreender os elementos constitutivos das dimensões assistencial e gerencial do processo de trabalho do enfermeiro; • Reconhecer a importância do trabalho Interprofissional em saúde e sua relação com o processo de trabalho em enfermagem.
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