Orientação Profissional
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Analisar e exercitar o processo de trabalho gerencial em enfermagem, relacionando-o com a estrutura e dinâmica organizacional do serviço de saúde e de enfermagem.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
O ensino do processo de trabalho gerencial em enfermagem, fundamentado em teorias e saberes específicos instrumentaliza o estudante para o planejamento, organização e avaliação da assistência e da unidade/ serviço, por meio da articulação dos recursos humanos, físicos, ambientais, materiais e financeiros, na perspectiva de transformação da realidade de saúde.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Práticas de gerenciamento em enfermagem nas instituições de saúde
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
1. Articular as bases teóricas e conceituais do gerenciamento com a estrutura e dinâmica organizacional dos Serviços de saúde e de enfermagem.
2. Contextualizar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em
enfermagem, abarcando questões de diversidade, inclusão e equidade no gerenciamento em
enfermagem.
3. Instrumentalizar os estudantes para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Incentivar a autonomia do estudante e a integração entre alunos, professores e profissionais.
5. Introduzir os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.
Referente à ação discente:
1. Relacionar a estrutura e dinâmica organizacional dos serviços com o gerenciamento em enfermagem.
2. Analisar o processo de gerenciamento de recursos humanos em saúde e em enfermagem,
abarcando questões de diversidade, inclusão e equidade no gerenciamento em enfermagem.
3. Desenvolver competências para a coordenação de equipes de saúde e de enfermagem.
4. Conhecer os fundamentos teóricos e metodológicos do processo de avaliação da qualidade dos serviços de saúde.
5. Desenvolver a autonomia e a integração com indivíduos e grupos.
6. Vivenciar ações relacionadas ao processo de gerenciamento em situações da prática de enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Antonio Fernandes Costa Lima
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Cintya Yukie Hayashi
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Hercules de Oliveira Carmo
- Docente: Irene Mari Pereira
- Docente: Marcelo José dos Santos
- Docente: Maristela Santini Martins
- Docente: Milena Froes da Silva
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
- Docente: Rodrigo Almeida Bastos
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: Rosana Ribeiro Tarifa
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira
- Docente: Simone Graziele Silva Cunha
- Docente: Valéria Marli Leonello
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO:
- Compreender a enfermagem como prática social.
- Analisar o processo histórico e ético da enfermagem e as práticas atuais.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO.
• Contribuirá para a compreensão da enfermagem como prática social, mediante desenvolvimento da capacidade para correlacionar diferentes concepções de sociedade, cultura, ética e historicidade. Esta capacitação contribuirá para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva, condição essencial para a compreensão das relações
sociais, da divisão do trabalho e das relações de classe no mundo contemporâneo, caracterizado pela existência de problemas sociais decorrentes do processo de urbanização, pobreza e marginalização e suas relações com a medicina social.
SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conteúdos da disciplina articulam-se aos conteúdos de disciplinas do mesmo módulo (Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais e Enfermagem), bem como subsidiam a discussão sobre processo de trabalho em saúde e de enfermagem nos módulos subsequentes (Enfermagem na Atenção Básica; Ética e legislação em Enfermagem e
Administração em Enfermagem).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS:
Referentes à ação docente:
• Contextualizar os conteúdos da história da enfermagem com o processo de profissionalização da enfermagem no modo de produção capitalista, incluindo a perspectiva étnico-racial e de gênero;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente aos conteúdos da história da Enfermagem e das dimensões ética e legal da prática do enfermeiro;
• Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente às realidades socioeconômicas e suas implicações para a assistência à saúde e enfermagem;
• Contextualizar o processo de trabalho em saúde e em enfermagem e seus elementos constitutivos;
• Caracterizar os elementos constitutivos das dimensões assistencial e gerencial do processo de trabalho do enfermeiro.
• Abordar o trabalho Interprofissional em saúde e sua relação com o processo de trabalho em enfermagem.
• Promover e fundamentar a síntese entre a concepção trazida pelos estudantes e o conhecimento que subsidia a interpretação da enfermagem como prática histórica e social.
Referente à ação discente:
• Conhecer e situar historicamente as práticas de saúde e de enfermagem, no modo de produção capitalista e a construção histórica da enfermagem como uma prática profissional;
• Conhecer a história da enfermagem na perspectiva étnico-racial e de gênero.
• Identificar os princípios gerais do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, da Lei do Exercício Profissional de Enfermagem no processo de trabalho do enfermeiro;
• Desenvolver a crítica e a reflexão como condição para assumir condutas éticas;
• Conhecer os elementos constitutivos dos processos de trabalho em saúde e em enfermagem;
• Compreender os elementos constitutivos das dimensões assistencial e gerencial do processo de trabalho do enfermeiro;
• Reconhecer a importância do trabalho Interprofissional em saúde e sua relação com o processo de trabalho em enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Valéria Marli Leonello
Apresentar os modelos gerenciais e as diferentes concepções que fundamentam o Gerenciamento de Recursos Humanos em Enfermagem e em Saúde- Discutir as ferramentas e competências gerenciais no contexto da Enfermagem e da Saúde, a partir do contexto político das organizações.
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
Conhecer a evolução histórica e as tendências da produção de pesquisas na área da administração em enfermagem; Analisar os pressupostos teórico, metodológico e ético no desenvolvimento de pesquisa na vertente quantitativa; Compreender o processo de construção da pesquisa quantitativa destacando os aspectos essenciais de cada etapa; Elaborar um projeto de pesquisa quantitativa sobre um tema da área da administração em enfermagem.
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Rodrigo Jensen
Refletir sobre as diferentes concepções relacionadas a informática em saúde, a telessaúde e a saúde digital nos processos de trabalho na saúde e na enfermagem, contribuindo para a construção do conhecimento e subsidiando a proposição de projetos que avaliem o desenvolvimento, a implementação e a avalição do impacto das tecnologias na assistência, no gerenciamento, no ensino e na pesquisa em enfermagem, para o aprimoramento dos processos de trabalho da enfermagem.
- Docente: Débora Rodrigues Vaz
- Docente: Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Docente: Rodrigo Jensen
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR NESTE MOMENTO DO CURSO.
O estágio curricular supervisionado, concentrado no nono semestre do curso, propiciará ao licenciando de enfermagem a sedimentação e aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Bacharelado em Enfermagem desta Escola, nas disciplinas cursadas na Faculdade de Educação da USP, e na disciplina Ensinar e aprender em enfermagem: aspectos teórico-metodológicos, do Curso de Licenciatura em Enfermagem na EEUSP para atuar como professor no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos setores de educação em instituições de saúde.
FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Os conhecimentos específicos desse programa integrados com outros saberes pedagógicos possibilitarão que a formação do professor seja trabalhada de forma plena. O licenciando de enfermagem deverá ter condições para desenvolver ações e projetos educacionais voltados à enfermagem e ao contexto da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
Referentes à ação docente
1. Supervisionar o licenciando de enfermagem em atividades pedagógicas desenvolvidas junto aos estudantes do ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
2. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e profissionalizante em enfermagem, correlacionando-o com questões políticas, sociais, culturais, éticas e legais;
3. Mediar visitas às escolas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem para identificar os princípios e pressupostos pedagógicos adotados no projeto pedagógico da escola;
4. Propiciar ao licenciando de enfermagem elementos para o exercício da atividade docente na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e nos serviços de educação em instituições de saúde;
5. Conduzir as discussões acerca da identidade e das competências do professor a partir de saberes necessários para atuar em situações da prática do ensino em campo da enfermagem;
6. Estimular a integração do licenciando com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e enfermeiros para que os mesmos possam conhecer e analisar o processo de ensino vigente nas escolas;
7. Discutir as estratégias de intervenção pedagógica aplicadas nas escolas;
8. Orientar o licenciando para o reconhecimento da gestão escolar, pedagógica e de formação continuada;
9. Estimular a integração do licenciando em enfermagem com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e profissionalizante em campos de prática;
10. Orientar a construção de materiais didáticos e multimídias como recursos para ministrar aulas teóricas e práticas;
11. Orientar a construção de projetos educacionais a serem desenvolvidos junto às Escolas com a colaboração e participação efetiva do licenciando de enfermagem.
12. Orientar a elaboração de relatório de atividades desenvolvidas no campo de prática
Referentes à ação discente
1. Supervisionar o estágio de estudantes de ensino médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
2. Experienciar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e profissionalizante em enfermagem articulando-o com questões políticas, sociais, culturais e éticos- legais;
3. Identificar os princípios e pressupostos pedagógicos adotados no projeto pedagógico da escola;
4. Aplicar o conhecimento adquirido na formação docente para atuar em situações da prática do ensino;
5. Desenvolver competências para planejar, executar e avaliar atividades inerentes à prática do ensino;
6. Analisar o processo de ensino vigente nas escolas;
7. Analisar as estratégias de intervenção pedagógica aplicadas no âmbito das escolas;
8. Discutir sobre gestão escolar, pedagógica e formação continuada correlacionando com bases teórico-metodológicas;
9. Interagir com coordenadores, professores e estudantes do ensino médio e profissionalizante em enfermagem e enfermeiros dos serviços de educação continuada nas instituições de saúde para planejar, executar e avaliar as atividades inerentes à prática do ensino;
10. Construir material didático e multimídias como recurso pedagógico para aulas teóricas e práticas;
11. Participar da construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educacionais junto as Escolas e Estabelecimentos de Saúde;
12. Elaborar relatórios das atividades desenvolvidas no campo de prática.
- Docente: Cintya Yukie Hayashi
- Docente: Débora Rodrigues Vaz
- Docente: Hercules de Oliveira Carmo
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO
Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade.
FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
Referentes à ação docente
1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais;
2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal;
4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem;
5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas;
6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem;
7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente;
10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada;
11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem;
12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente;
13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem;
14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem;
15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem;
16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática;
17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais.
Referentes à ação discente
1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos;
2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal;
4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem;
5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas;
6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem;
7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente;
10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde;
11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão;
12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente
13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas;
14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem;
15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem;
16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática;
17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.
- Docente: Cintya Yukie Hayashi
- Docente: Débora Rodrigues Vaz
- Docente: Hercules de Oliveira Carmo
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira
- Docente: Genival Fernandes de Freitas
- Docente: Irene Mari Pereira
- Docente: Rodrigo Almeida Bastos
- Docente: Rosana Ribeiro Tarifa
- Docente: Simone Graziele Silva Cunha
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Antonio Fernandes Costa Lima
- Docente: Chennyfer Dobbins Abi Rached
- Docente: Cintya Yukie Hayashi
- Docente: Maristela Santini Martins
- Docente: Patricia Campos Pavan Baptista
- Docente: Rodrigo Almeida Bastos
- Docente: Rodrigo Jensen
- Docente: Simone Graziele Silva Cunha
- Docente: Valéria Marli Leonello
● Apresentar os aspectos conceituais da força de trabalho em saúde e enfermagem, bem como discutir a sua relação com as políticas públicas de saúde, a cobertura universal à saúde e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
● Debater a dinâmica da força de trabalho em saúde e enfermagem, abrangendo aspectos como: mercado de trabalho, distribuição, retenção, mobilidade e migração em contextos nacional e internacional;
● Analisar a formação de recursos humanos em saúde e enfermagem e refletir sobre a sua relação com as demandas dos sistemas de saúde, as políticas públicas e a regulação das profissões;
● Refletir sobre o dimensionamento e planejamento da força de trabalho em enfermagem, considerando os distintos serviços de saúde, a carga de trabalho e a melhoria da qualidade do cuidado;
● Discutir sobre a Força de Trabalho em Enfermagem nos micros espaços dos processos de trabalho e explorar a sua relação com as ferramentas e competências gerenciais, além das temáticas como inclusão e diversidade;
● Apresentar as temáticas emergentes para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Gestão e à Força de Trabalho em Saúde e Enfermagem.
- Docente: André Almeida de Moura
- Docente: Hercules de Oliveira Carmo