Opzioni di iscrizione

Objetivos e organização do curso:

 

A análise institucional é uma abordagem central da ciência política e de outras disciplinas das ciências sociais. Instituições condicionam o comportamento político, o espaço de agência de diferentes atores, e seus resultados e representam uma dimensão central para se entender estabilidade e mudança política e o impacto de reformas. A análise das instituições também representa uma perspectiva central para o estudo do processo de produção de políticas públicas. Em suas diferentes escolas, essa abordagem fornece um quadro de referências para compreender o funcionamento dos sistemas políticos, suas variações, as dinâmicas responsáveis por sua preservação, e aquelas que condicionam os processos de mudanças.

Portanto, o objetivo central deste curso é rever e sistematizar a evolução contemporânea das principais abordagens da análise institucional na ciência política. O curso não apenas analisa as principais escolas de análise institucional e seus desenvolvimentos recentes, mas também revisita as respostas que cada escola dá a um conjunto de questões que têm guiado o debate em torno da análise institucional nos últimos anos, tais como os diferentes entendimentos sobre a natureza das instituições; reprodução e mudança institucional; fontes exógenas e endógenas de mudança institucional, diversidade institucional e dinâmicas isomórficas; processos de difusão institucional; complementaridades institucionais; poder, estrutura e agência.

Além do componente teórico, o curso propõe também incorporar contribuições empíricas recentes dentro das principais tradições institucionalistas contemporâneas, analisando-as do ponto de vista das estratégias de pesquisa e seus avanços para a literatura.

Organização do curso

O curso está organizado em seminários de leitura e discussão da literatura selecionada, seminários de análise e discussão de exemplos de aplicação empírica das diferentes escolas de análise institucional, e aulas expositivas que buscam sistematizar o resultado do debate sobre cada tema abordado em sala de aula.

A literatura teórica abordada em sala de aula será disponibilizada e seu estudo será objeto dos seminários de leitura. Os seminários que focam aplicações empíricas das diferentes escolas do neo-instituticionalismo serão organizados pelas alunas, trabalhando em grupo. Cada grupo deve pesquisar e escolher um artigo que seja um exemplo de aplicação empírica de cada escola de análise institucional, para ser apresentado e discutido em sala de aula. A apresentação deve dar atenção especial para questões metodológicas e de desenho de pesquisa.

Avaliação:

 

A avaliação do aproveitamento do curso considera a participação das alunas nos seminários. Como preparação para os seminários teóricos, cada aluna deve produzir e entregar um pequeno texto (1 página, MÁXIMO), explorando e fundamentando uma questão relacionada ao texto de leitura programado para a aula. Ao final de cada unidade do curso, as alunas devem entregar para avaliação um breve relatório das conclusões alcançadas nos seminário teóricos. Esse material serve de base para a avaliação individual do aproveitamento do curso. Além dessa avaliação, as alunas também serão avaliadas pela sua participação na organização e apresentação dos seminários que focam a aplicação empírica dos conceitos abordados no curso.

Dessa forma, a avaliação final será composta pelas seguintes avaliações

ü  Participação nos seminários de leitura (participação mínima: 6 dos 9 seminários programados): 20% da avaliação final

ü  Avaliação dos relatórios de conclusão das unidades de estudos: 50% da avaliação final

ü  Avaliação da participação na apresentação de seminário de análise empírica: 30% da avaliação final

Gli ospiti non possono entrare in questo corso, per favore autenticati.