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O objetivo pedagógico geral desta disciplina é capacitar metodologicamente os/as estudantes a identificar uma dimensão talvez insuspeitada das relações internacionais: a sua dimensão temporal. Para tanto, o objetivo pedagógico específico do curso é habilitar os/as alunos/as a pensar sociologicamente as relações internacionais à medida que os/as familiariza tanto teórica quanto empiricamente com abordagens sociológicas sobre o tema da persistência e da mudança social. Este integra a história da sociologia desde o equacionamento pioneiro de Auguste Comte (1798-1857) sobre a importância analítica das características “estáticas” e “dinâmicas” do “socius”, das associações – essencialmente relacionais - entre seres humanos. 

A aposta pedagógica de fundo é tripla. Ao se familiarizarem com (i) as principais matrizes teóricas dedicadas ao tema nos primórdios da sociologia na Europa Ocidental; (ii) algumas de suas derivações no segundo pós-guerra europeu e brasileiro; (iii) a empiria de persistências e mudanças sociais que integram a vida cotidiana dos habitantes da cidade de São Paulo, os/as estudantes aprenderão que as relações internacionais são impregnadas de temporalidades históricas diversas, reveladoras de desafios sociais a serem necessariamente enfrentados por profissionais das Relações Internacionais.

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