Diagrama de temas
-
Bem-vindas e bem-vindos.Esse é o espaço virtual da disciplina. Aqui serão colocados os textos discutidos nas aulas (leitura básica e complementar), assim como links de acesso às gravações das aulas e à bibliografia geral do curso.Ainda estamos configurando esse espaço virtual e, por isso, agradecemos pela paciência de todas e todos nessas primeiras semanas da disciplina.
-
INTRODUÇÃO AO CURSO
A relevância da Arqueologia americana, América do Sul como local para o teste de questões fundamentais da Arqueologia, fundamentos conceituais do curso.
-
FUNDAMENTOS DE ARQUEOLOGIA E PRÉ-HISTÓRIA GERAL
A natureza transdisciplinar da Arqueologia, métodos de datação, cronologias relativas e absolutas, periodizações no Novo e Velho Mundo, Arqueologia como História.
-
OCUPAÇÃO DAS AMÉRICAS
História das pesquisas, evidências arqueológicas, genéticas e linguísticas, os sítios antigos do Piauí, Mato Grosso e Minas Gerais (Lagoa Santa), a extinção da megafauna do Pleistoceno.
-
DIVERSIFICAÇÃO CULTURAL DO INÍCIO DO HOLOCENO
Evidências antigas de cultivo de plantas, cultivo x domesticação, sítios monumentais da costa do Peru, a bacia de Guayas no Equador, a Tradição Umbu e otras tradições líticas no sul to Brasil, o início da construção de sambaquis do litoral sul do Brasil, a cultura Chinchorro do deserto de Atacama.
-
O início da produção cerâmica, os sambaquis fluviais da Amazônia, os sítios com cerâmicas antigas no norte da América do Sul.
-
Caral, Ventarrón e outros sítios monumentais do litoral dos Andes Centrais, sambaquis monumentais do litoral sul do Brasil, os primeiros cerritos do Uruguai e sul do Brasil, significado da monumentalidade antiga, comparação com Mesoamerica e América do Norte.
-
Cupinisque, Sechín e o “Culto de Chavín”, relações antigas entre a Amazônia e os Andes: a quebrada de Huancabamba, as mudanças climáticas no Holoceno Médio, a formação inicial dos solos de terra preta na Amazônia.
-
A Tradição Pocó-Açutuba na Amazônia, Paracas, as expansões linguísticas nas Terras Baixas.
-
Moche, Nazca e Lima, as aldeias circulares no Brasil Central, as grandes aldeias da Amazônia Central.
-
A Expansão Tupi, a Tradição Polícroma da Amazônia, os aterros do Delta do Rio Paraná, os cerritos e as casas subterrâneas do Planalto Meridional.
-
Tiwanaku, Wari e os aterros monumentais e estruturas hidráulicas das terras baixas da Bolívia (Llanos de Mojos), as estruturas geométricas de terra do Acre.
-
O período Intermediário Tardio nos Andes – Chimu e Chan Chan na Costa Norte, Marajó, Santarém e estruturais megalíticas no litoral do Amapá, aterros do litoral da Guiana.
-
O urbanismo de baixa densidade no Alto Xingu e litoral do Equador, sociedades hidráulicas do norte da Colômbia, os Muisca, Chachapoyas.
-
Apogeu e queda do Império Inca em perspectiva continental
-
CONQUISTA, COLONIZAÇÃO E RESISTÊNCIA
O exemplo das estradas do Acre, as lutas coloniais, os povos indígenas contemporâneos das Américas.
AVISO: pessoal, tivemos a cortesia de receber o pdf do livro, mas nos pediram para que o pdf não circule para fora da turma para não gerar problemas com a editora. Agradecemos a compreensão.
-
Visita às coleções do MAE.