No âmbito de um Programa de Mestrado dedicado à Museologia é fundamental a abordagem sobre os principais vetores teórico-metodológicos que organizam o seu quadro referencial e explicitam a sua dimensão aplicada, no que tange à curadoria e cadeia operatória de procedimentos museológicos, compreendendo a pesquisa, salvaguarda (conservação e documentação) e comunicação (exposição e ação educativo-cultural). Da mesma forma, é relevante contextualizar esses vetores em relação às epistemologias históricas do colecionismo e dos museus que sustentam as bases do pensamento museológico e buscam a compreensão sobre os caminhos contemporâneos que possam aprimorar a qualidade dos processos museológicos.
Objetivos
1. Discutir os principais conceitos sobre a disciplina museológica;
2. Apresentar um panorama a respeito das tendências e correntes no campo da museologia e
3. Contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das discussões proporcionadas.
- Docente: Camilo de Mello Vasconcellos
- Docente: Ana Gonçalves Magalhães
- Docente: Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
- Docente: Paulo César Garcez Marins
- Docente: Fabiola Andrea Silva
- Docente: Paulo César Garcez Marins
2. Discutir os princípios teórico-metodológicos da educação museal;
3. Apresentar os principais desafios que o trabalho educativo em museus enfrenta na contemporaneidade;
4. Refletir a respeito da educação museal na sua interface com as áreas de comunicação e da psicologia da aprendizagem.
- Docente: Camilo de Mello Vasconcellos