No âmbito de um Programa de Mestrado dedicado à Museologia é fundamental a abordagem sobre os principais vetores teórico-metodológicos que organizam o seu quadro referencial e explicitam a sua dimensão aplicada, no que tange à curadoria e cadeia operatória de procedimentos museológicos, compreendendo a pesquisa, salvaguarda (conservação e documentação) e comunicação (exposição e ação educativo-cultural). Da mesma forma, é relevante contextualizar esses vetores em relação às epistemologias históricas do colecionismo e dos museus que sustentam as bases do pensamento museológico e buscam a compreensão sobre os caminhos contemporâneos que possam aprimorar a qualidade dos processos museológicos.

Objetivos

1. Discutir os principais conceitos sobre a disciplina museológica; 
2. Apresentar um panorama a respeito das tendências e correntes no campo da museologia e
3. Contribuir para o aprimoramento dos projetos de pesquisa dos alunos a partir das discussões proporcionadas.

1) Problematizar abordagens sobre as políticas de formação de coleções museológicas, sua história e natureza; 2) Apresentar as principais linhas teórico-metodológicas contemporâneas utilizadas na interpretação de processos museológicos e suas implicações sociais, econômicas e políticas; 3) Evidenciar o caráter interdisciplinar dos estudos voltados à temática da disciplina, observando eixos de convergência entre a Museologia e áreas afins.
1) knowledge of the processes of constitution of indigenous collections in museums and by private collectors; 2) knowledge the potential of research on indigenous collections in the construction of knowledge about the lifeways and historical trajectories of these peoples; 3) reflection on the challenges that collaborative curatorial practices impose on the museological institution in the 21st century; 4) knowledge of the importance of the museological institution as a space for intercultural dialogue.
Abordar experiências de museus e de musealização de espaços urbanos vinculados à temática histórica, destacando partidos museográficos, referências teóricas e metodológicas que orientaram tais experiências, bem como as intersecções disciplinares que as configuraram. Explorar as principais abordagens críticas sobre tais experiências museais, examinando as contribuições disciplinares específicas que constituem sua fortuna crítica.
1. Conhecer e refletir a respeito das particularidades da educação museal;
2. Discutir os princípios teórico-metodológicos da educação museal;
3. Apresentar os principais desafios que o trabalho educativo em museus enfrenta na contemporaneidade;
4. Refletir a respeito da educação museal na sua interface com as áreas de comunicação e da psicologia da aprendizagem.