Museu de Arqueologia e Etnologia
Apresentar um quadro pré-histórico do continente Americano com particular ênfase nas culturas meso e sul-americanas. Debater os postulados teóricos e metodológicos que permeam as pesquisas arqueológicas na América, avaliando os resultados alcançados. Oferecer subsídios aos alunos para discutir os métodos de interpretação e análise da cultura material como eixo fundamental na re-construção de identidade étnica.
- Introduzir os/as estudantes à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática.
- Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.
Oferecer treinamento prático e teórico para a identificação de ossos humanos e para estimativas de sexo, idade, estatura e para sua aplicação à contextos arqueológicos.
1) Desenvolver uma reflexão sobre os significados dos objetos na vida dos povos indígenas; 2) Demonstrar que esses significados perpassam o ciclo de vida dos objetos (produção, uso, armazenagem e descarte); Explicitar a agentividade dos objetos e dos processos técnicos na construção da identidade e alteridade dos povos indígenas.
Fornecer aos alunos um quadro sintético da construção e das potencialidades do campo de pesquisa, enfatizando seu caráter multidisciplinar.
Apresentar um quadro da história antiga do continente Americano com particular ênfase nas culturas sul-americanas. Debater os postulados teóricos e metodológicos que permeiam as pesquisas arqueológicas na América, avaliando os resultados alcançados. Oferecer subsídios aos alunos para discutir os métodos de interpretação e análise da cultura material como eixo fundamental no entendimento do passado.
O presente curso visa introduzir os alunos ao estudo da Antigüidade grega sob o enfoque da cultura material. Trata-se de apresentar aos alunos a História da Grécia clássica e helenística, a partir da perspectiva e das temáticas que a Arqueologia propicia. Pretende-se, igualmente, reforçar a idéia de que ainda que os textos antigos sejam indispensáveis para a reconstituição histórica do passado clássico, a Arqueologia propõe abordagens e interpretações novas que permitem uma visão diferente e, por força, mais completa do mundo grego antigo.
- Introduzir os alunos à prática arqueológica no Brasil, a partir de uma perspectiva histórica, metodológica e temática. - Apresentar os principais temas de estudo: ocupação humana do continente americano; grupos caçadores-coletores e pescadores-coletores; grupos horticultores; fenômenos de expansão e diáspora no passado pré-colonial; arqueologia histórica e do mundo contemporâneo no Brasil.

A partir da década de 80, sobretudo no universo dos museus, passamos a conviver com as discussões em torno da chamada metodologia da Educação Patrimonial. Atualmente, passados mais de trinta anos, coloca-se como necessária e premente uma discussão em torno desta área de atuação, tendo em vista a disseminação de programas, projetos e instituições que se referem à Educação Patrimonial como um campo de ação consolidado, mas com diferentes abordagens teórico-metodológicas. A partir desta constatação esta disciplina pretende: conhecer as particularidades da educação museológica; discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Patrimonial; refletir sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas; e propiciar um amplo panorama a respeito das principais questões que envolvem a educação em museus em diferentes áreas do conhecimento.