Programação

  • APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    A partir da década de 80, sobretudo no universo dos museus, passamos a conviver com as discussões em torno da chamada metodologia da Educação Patrimonial. Atualmente, passados mais de trinta anos, coloca-se como necessária e premente uma discussão em torno desta área de atuação, tendo em vista a disseminação de programas, projetos e instituições que se referem à Educação Patrimonial como um campo de ação consolidado, mas com diferentes abordagens teórico-metodológicas. A partir desta constatação esta disciplina pretende:
    Conhecer as particularidades da educação museológica;
    Discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Patrimonial;
    Refletir sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas; e
    Propiciar um amplo panorama a respeito das principais questões que envolvem a educação em museus em diferentes áreas do conhecimento.


  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

    - 1ª Aula (15/03): Apresentação da proposta do curso e de seu desenvolvimento. A evolução histórica da instituição museológica.

    - 2ª Aula (22/03): “Expor para educar": aspectos históricos da questão educativa nos museus.

    - 3ª Aula (29/03): A educação em museus universitários (USP). Mesa redonda com as educadoras Márcia Fernandes do Museu de Zoologia e Denise Peixoto do Museu Paulista. (esta aula será desenvolvida no campus Ipiranga- Avenida  Nazaré  470 – em frente ao Museu de Zoologia da USP), a partir das 9h30.

    - 4ª Aula (05/04): A educação em museus universitários (USP). Mesa redonda com educadoras (es) do MAC-USP e do MAE (Maria Angela Serri Francoio e Mauricio André da Silva, respectivamente). Essa aula será no MAE-USP- campus Butantan.

    - 12/04: Não haverá aula - Semana Santa

    - 5ª Aula (19/04): A educação patrimonial como campo de conhecimento (1º e 2º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    - 6ª Aula (26/04): A educação Patrimonial como metodologia (3º e 4º seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    - 7ª Aula (03/05): Museus e Inclusão Social: uma agenda contemporânea.

    - 8ª Aula (10/05): O trabalho educativo em um Museu Virtual: Visita ao Museu do Futebol: encontro no local – Estádio do Pacaembu-9h15 em frente às bilheterias do Museu.

    - 9ª Aula (17/05): O trabalho educativo em um Museu Antropológico (5º e 6º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    - 10ª Aula (24/05):  A relação museu-escola: um importante debate. (7º e 8º Seminários, VER ABAIXO OS TEXTOS)

    - 11ª Aula (31/05) A educação patrimonial em projetos de arqueologia na Amazônia - Dra. Carla Gibertoni Carneiro e Ms. Mauricio André da Silva (Doutorando MAE-USP)

    - 12ª Aula (07/06):  O trabalho educativo no Memorial da Resistência.  Encontro no local às 10h00 (Largo General Osório 66).

    - 13ª Aula (14/06):  Apresentação de projeto de pesquisa de alunos do PAE: Bruno Porpora  e Pedro Osório (PPGMus).

    - 14ª Aula (21/06): Análise de materiais pedagógicos de Educação Patrimonial

    - 15ª Aula (28/06): Apresentação dos resultados da análise dos materiais pedagógicos (em grupos).

    - 15ª Aula (05/07): Avaliação e entrega do trabalho final da disciplina.

    Obs.: Algumas das visitas e/ou aulas poderão ser alteradas em função de confirmações e agendas das instituições referenciadas.


  • METODOLOGIA

    As aulas são desenvolvidas em dois momentos. No primeiro, desenvolvo os principais pressupostos teóricos do tema em questão e, na segunda parte, os alunos apresentam seminários a partir dos textos previamente escolhidos.
    Haverá também a participação de convidados de outros espaços museológicos da cidade de São Paulo, além de palestras com convidados externos/internos sobre a temática educativa em museus.

  • AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados pelos seguintes instrumentos: apresentação de Seminários em grupo (peso 1), apresentação da análise dos materiais pedagógicos (peso 1) e um Trabalho a respeito de um dos temas do curso e escolhido para reflexão individual (peso 2), no seguinte formato: Arial 12, espaço 1,5 com no máximo 10 páginas.

    O Trabalho deverá conter na Introdução, a proposta do mesmo, em seguida, no Desenvolvimento, o conteúdo principal da reflexão e, na terceira parte, as Considerações Finais. Em seguida a Bibliografia utilizada.

  • BIBLIOGRAFIA

    AIDAR, Gabriela.  Museus e Inclusão social. Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, nº 31, p. 53-62.

    BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A museologia como uma pedagogia para o patrimônio. 
    Ciências & Letras, nº 31. Porto Alegre: 2002.

    CERQUEIRA, Fábio Vergara. 
    Educação Patrimonial: perspectivas multidisciplinares. Pelotas: Rio Grande do Sul, 2008.

    CURY, Marília Xavier. 
    Comunicação Museológica – Uma perspectiva metodológica da recepção. Tese de doutorado. ECA-USP, 2005.

    GOUVÊA, G. et al. (orgs.) 
    Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Acess, 2003.

    HOOPER-GREENHILL, Eilean. 
     Los museos y sus visitantes. Gijón. Trea: 1998.

    HORTA, M.L.P. et al.  
    Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

    LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus. 
    Educação & Sociedade, n.40, p.443-455, dez.1991.

    LOPES, Maria Margaret. Resta algum papel para o(a) educador (a) ou para o público nos museus? 
    Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia/IPHAN, DEMU. Vol.1, n.1(2004). Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. 

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação em museus. A mediação em foco. GEENF, FEUSP, 2008.

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação e museu. A construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Access/Faperj, 2003.

    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. 
    Ciências & Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação,  n.27, p. 91-101, 2000.

    MORAIS, José Luiz, VASCONCELLOS, Camilo de Mello & HATTORI, Marcia Lika. 
    Gestão Estratégica do Patrimônio Arqueológico na área de influência de gasodutos da Petrobras. (GASTAU E GASPAJ). Guia de Educação Patrimonial. MAE-USP, 2009.

    O FORMAL e o não formal na dimensão educativa dos museus. Rio de Janeiro: Museu da Vida, MAST, 2001-2002. (Cadernos do Museu da Vida).

    RAMOS, Francisco Régis Lopes. 
    A danação do objeto: o museu no ensino da história. Chapecó: Aros, 2004.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Repensando a ação cultural e educativa dos museus. 1ªed. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1990.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Encontros Museológicos – reflexões sobre a museologia, a educação e o Museu. Rio de Janeiro: MINC/DEMU, 2008.
     
    SOARES, André Luis Ramos (org.). 
    Educação Patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria: UFSM, 2003.

    TOJAL, A. P. F. 
    Museu de Arte e público especial. Dissertação de Mestrado. ECA-USP, 1999.

    TOJAL, A. P. F. 
    Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museu. ECA-USP. Tese de Doutorado, 2007.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A função educativa de um museu universitário e antropológico: o caso do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. 
    Cadernos do CEOM, Ano 18, nº 21, Junho de 2005. (Museus: pesquisa, acervo, comunicação). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16781

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. O papel dos museus na divulgação da arqueologia no Brasil. 
    Terra Brasilis – Pré-História e arqueologia da psique/Marcos Calia, Marcos Fleury de Oliveira (orgs.). São Paulo: Paulus,

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los Museos. Museos, Universidad y Mundialización. La gestión de las colecciones y los Museos Universitarios em América Latina y el Caribe. UNAL: Colombia, 2010.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Patrimonio, Memoria y Educación: una visión museológica. 
    Memoria y Sociedad. Pontificia Universidad JaverianaBogotá, 2013.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello.
     O imaginário sobre o indígena: uma experiência de aprendizagem significativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 4,  2015.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; SILVA, Mauricio André da. A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. 
    Revista ETD. FE/UNICAMP,  2018.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; OLIVEIRA, Margarete. Acessibilidade em espaços culturais: os museus e a inclusão do público surdo. 
    Museologia e Património. Universidade de Leiria, Portugal, 2020.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; LOPEZ, William Alfonso López. Museu e memória em tempos de guerra na Colômbia. In: PRADO, Maria Ligia (org.). Utopias Latino-Americanas. Política, sociedade, cultura. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

    ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, L.H. CASTELO BRANCO, P.M. 
    Educação Patrimonial. Da Teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 1º e 2º SEMINÁRIOS

    19/04/2022

    1)    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Nº 27, Porto Alegre: 2000.

    2)    SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Encontros Museológicos- Reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008.

  • 3º e 4º SEMINÁRIOS

    26/04/2022

    3) CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, nº 1, 2004.

    4) ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, Leandro Henrique. CASTELO BRANCO, Patricia Martins. Educação Patrimonial. Da teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 5º e 6º SEMINÁRIOS

    17/05/2022

    5) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los museos. Museos, universidad y mundialización. La gestión de las colecciones y los museos universitarios en América Latina y el Caribe. López Rosas, William Alfonso (Compilador).Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, 2010.

    6) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museus antropológicos e universitários: por um novo diálogo junto ao público. Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski: ACAM Portinari: MAEUSP: SEC, 2012.

  • 7º e 8º SEMINÁRIOS

    24/05/2022

    7) TAMANINI, Elisabete; STEINBACH, Judith. “Educação e museu: construções e possibilidades interdisciplinares do saber formal e do saber não formal comunitário”. (Cap. 9). In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello; FUNARI, Pedro Paulo; CARVALHO, Aline (orgs.). Museus e identidades na América Latina.São Paulo: Annablume /UNICAMP, 2015.

    8) ALDEROQUI, Silvia. “Museo y escuela: uma sociedade posible (entre prólogo y artículo)”.In: Museos y escuelas: socios para educar. Buenos Aires: Paidós, 1996.