Programação

  • Aula 4


    • Responda a esta questão enquanto circula a lista de chamada.
      A presença somente será atribuída aos que assinarem a lista.

      Boa aula!


    • Introdução à Teoria da Produção

      A produção acontece para satisfazer necessidades humanas

      Usamos a terra, o trabalho e o capital para gerar bens e serviços, e o nível de produção depende da disponibilidade desses fatores. Os fatores terra, trabalho e capital são usados de forma eficaz quando atendem necessidades, e de forma eficiente quando não há desperdício durante o processo de produção. Neste bloco de vide aulas, introduzimos os conceitos básicos da Teoria da Produção que mostram como a Economia analisa o uso eficiente desses fatores. Assista às seguintes vide aulas e resolva este quiz. Cópia PDF dos slides usados neste bloco de vide aulas pode ser obtido AQUI. Estude esse material e prepare-se para as discussões em sala de aula.

      Princípios 
      da teoria 
      da produção 
      Parte 1 
      Princípios 
      da teoria 
      da produção 
      Parte 2 

    • Introdução à Teoria da Produção

      Produção com apenas um fator de produção

      Neste bloco, exploramos os princípios da teoria da produção na sua versão mais simples, aquela em que o processo de produção envolve apenas o emprego de um único fator de produção. Assista à videoaula e resolva este quiz. O enunciado em PDF do problema resolvido nesta videoaula pode ser obtido AQUI. Estude esse material e prepare-se para a discussão durante a nossa sala de aula virtual.

      Função de 
      produção 
      com um fator: 
      resolução 
      de problema 



      Para Reflexão

      A Teoria da Produção formaliza o estudo de como firmas convertem terra, capital e trabalho, em produto. Estabelece as bases de como a firma busca níveis eficientes e ótimos de uso desses fatores. Um dos pressupostos é de que as firmas atuam sob condições de concorrência perfeita (**).

      (**) Nenhum participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo. São tantos os compradores e os vendedores que estes não conseguem influenciar o preço de mercado de maneira isolada. O produto é homogêneo (i.e., do ponto de vista dos consumidores, o produto é igual entre todas as firmas que atuam no mercado). A entrada e saída de firmas é livre (não existem restrições para que empresas entrem ou abandonem o mercado). Não existem restrições econômicas (investimento necessário) ou mesmo tecnológico (acesso a conhecimento é igual para todos) e a informação é perfeita (todos os participantes, tanto compradores como vendedores, têm pleno acesso à informação necessária, permitindo assim tomadas de decisão com conhecimento completo de causas e consequências.

      Na prática, entretanto, são poucos os segmentos produtivos que se aproximam desse modelo. Dentre esses poucos, podemos citar o caso da produção de lenha, grãos, hortaliças e frutas. Mesmo nesses casos, a posse da terra pode se tornar um aspecto que dificulta a livre entrada e saída de unidades produtivas no processo (uma das pressuposições básicas da concorrência perfeita). Considere as fontes de dados disponíveis sobre a atual situação do acesso à posse da terra no Brasil, e elabore a sua opinião sobre como a concorrência perfeita da produção rural no Brasil é afetada por essa situação.

      Distribuição da terra

      Estrutura Fundiária no Brasil (2015)

      Lapola et al. (2013) Pervasive transition of the Brazilian land-use system. Nature Climate Change. January 2014, Vol 4:

      Sauer e Leite (2012) Expansão Agrícola, Preços e Apropriação de Terra Por Estrangeiros no Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba-SP, Jul/Set, Vol 50(3): 503-524.

      USDA (2015)  Farmland Ownership and Tenure in USA.