Programação

  • Cuidado as notas podem ter pequenos erros .... confirmar comigo em caso de dúvidas

    • Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos: Espaços de Hilbert, Notação de Dirac (Bras e Kets), Produto Escalar, Bases, Operadores Lineares e Funções de Onda. Clique aqui para a versão em vídeo.

    • Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos: Postulados da Mecânica Quântica, Teorema Espectral de Operadores Hermitianos, Formalismo do Operador Estatístico em sistemas puros e mistos (no caso de inclusão de probabilidades clássicas aos sistemas quânticos). Clique aqui para a versão em vídeo.

    • Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos: o produto tensorial entre 2 espaços vetoriais, sistemas de dois níveis, operador estatístico e matriz densidade (operador estatístico na base coordenada). Vimos também como fenômenos de emaranhamento emergem naturalmente da formulação quântica para sistemas bipartites ou com muitas partes. Clique aqui para a versão em vídeo.

    • Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos: construímos os operadores de posição e momento canônico e estabelecemos suas relações de comutação. Construímos os autokets desse operadores e suas propriedades, vimos os operadores de translação espacial e boost de velocidade e construímos os elementos de matriz na base coordenada e de momento desses operadores. Clique aqui para a versão em vídeo.

    • Nesta aula foram abordados os seguintes tópicos: Vimos como os princípios de incerteza surgem naturalmente para observáveis incompatíveis, construímos operador de evolução temporal a partir de suas propriedades markovianas e unitárias e apresentamos duas descrições diferentes (porém compatíveis) de evolução temporal: a descrição de Schrödinger e a descrição de Heisenberg. Clique aqui para a versão em vídeo da aula.

    • Nessa aula discutimos a evolução temporal de sistemas quânticos quando 𝐻=𝐻(𝑡). Introduzimos a expansão de Dyson, preparando para teoria de perturbação. Definimos propagador como o kernel da equação integral de Schrödinger quando 𝐻=𝐻(𝑡) e mostramos que no caso de 𝐻 não depender do tempo o kernel da equação é a função de Green. Calculamos, como exemplo, o propagador de um sistema de partículas livres. Clique aqui para a versão em vídeo da aula.

    • Fazemos aqui uma introdução do formalismo de Integrais de Trajetória, como uma visão alternativa da Mecânica Quântica que permite colocar em correspondência explícita as Mecânicas Clássica e Quântica. Usamos esse formalismo para mostrar outra forma de calcular o propagador, enfatizando no entanto que sua generalização é fundamental em áreas como Teoria Quântica de Campos e Mecânica Estatística (Sistemas Críticos e Transições de Fase). Clique aqui para o vídeo da aula.

    • Nessa aula discutimos simetrias na Mecânica Quântica, simetrias contínuas como de translação e rotação implementadas por operadores unitários e induzidas por geradores de grupos de Lie e simetrias discretas, também implementadas por operadores unitários, como a simetria de reflexão espacial. Definimos o que são os operadores de momento angular na Mecânica Quântica assim como o que são operadores escalares e vetoriais. Discutimos quando operadores são ligados a quantidades conservadas. Clique aqui para o vídeo da aula.

    • Abordamos aqui o momento angular na Mecânica Quântica a partir de considerações de simetria. Discutirmos o espectro geral dos operadores do momento angular e as consequências para as propriedades gerais dos espaços de Hilbert de j fixo de dois teoremas relacionados a propriedades do espectro de 𝐽𝑧 que são invariantes de base. Exemplificamos com os caso especiais de spin 𝑗=1/2 e 𝑗=1 e depois generalizamos esses resultados. Clique aqui para o vídeo da aula.

    • Nessa aula discutimos a adição de momento angular na Mecânica Quântica, mostramos que existem duas bases que podemos usar para descrever o sistema composto de dois sub-sistemas de momento angular 𝑗1 e 𝑗2: a base desacoplada e a base acoplada. Calculamos os valores possíveis para o momento angular total do sistema. Vemos que o espaço de Hilbert H𝑗1𝑗2 é um espaço redutível que pode ser decomposto em espaços de Hilbert irredutíveis 2(𝑗1+𝑗2)+1,..., 2|𝑗 1−𝑗2|+1 invariantes por rotação. Encontramos a relação entre as bases acoplada e desacoplada definindo os chamados coeficientes de Clebsh-Gordan. Finalmente, discutimos as regras de seleção para os elementos de matriz não nulos de um operador vetorial na base {|𝑗𝑚⟩} a partir de propriedades de rotação. Clique aqui para o vídeo.
    • Nessa aula discutimos sistemas que podem ser descritos pelo Hamiltoniano de um oscilador harmônico livre e encontramos os autovetores e autovalores desse sistema, construindo assim o espectro livre. Definimos os operadores de abaixamento e levantamento que nos auxiliam a construir os estados estacionários e a calcular o valor esperado de diversos observáveis. Em seguida, consideramos o Hamiltoniano que descreve um oscilador forçado. Encontramos as equações de Heisenberg para o operador de abaixamento e a solução dessa equação. Introduzimos o operador deslocamento que nos auxilia a descrever a evolução temporal do operador de abaixamento. Construimos o estado fundamental evoluído no tempo sob ação do potencial de um oscilador harmônico forçado. Clique aqui para o vídeo da aula.

    • Nessa aula definimos estados coerentes, que são estados particulares do oscilador harmônico cujo valor esperado dos operadores de coordenada e momento tem evolução temporal semelhante à evolução clássica. Esses estados tem a propriedade de que as incertezas na posição e momento saturam a relação de incerteza de Heisenberg, o que  é uma propriedade conservada pela evolução temporal do estado. Desenvolvemos aqui o formalismo de Glauber construindo os estados coerentes, autoestados do operador de abaixamento a, deslocando o estado fundamental do oscilador harmônico livre usando o operador deslocamento D(z). Discutimos também o caso de uma partícula carregada  em um campo magnético estático e uniforme e mostramos como esse problema se relaciona ao de um oscilador harmônico unidimensional. Clique aqui para vídeo.

    • Nessa aula discutimos o problema de uma partícula carregada em um campo magnético estático e uniforme no gauge simétrico. Encontramos os auto-estados simultâneos do Hamiltoniano no plano transversal à direção do campo magnético e de momento angular  Lz. Mostramos que existem infinitos estados para cada nível da Landau.  Discutimos o mesmo problema usando estados coerentes, sem a necessidade da escolha de um gauge particular.  Calculamos no gauge simétrico as funções de onda dos estados fundamentais do sistema e mostramos que elas tem as propriedades esperadas, em particular, que são autoestados de  . Clique aqui para vídeo.
    • Nessa aula estudamos o problema de dois corpos com um potencial central em Mecânica Quântica. Mostramos como podemos separar o problema em dois: o do Hamiltoniano do centro de massa e o do Hamiltoniano relativo. Como o problema do centro de massa se reduz a o de uma partícula livre com a massa e momento total do sistema composto, discutimos também como descrever uma partícula livre usando a base de ondas planas (autoestados simultâneos das três componentes do momento da partícula) ou usando a base de autoestados simultâneos da energia, momento angular orbital 𝐿2 e projeção 𝐿𝑧 do momento angular orbital da partícula. Voltando ao problema de dois corpos, consideramos o sistema relativo também nessa base. Essa formulação se presta tanto ao estudo de espalhamento como o de sistemas ligados. A simetria de rotação permite mostrar que a única parte ainda não resolvida do problema é a que diz respeito a função de onda radial. Clique aqui para vídeo da aula.

    • Nessa aula discutimos um método de aproximação para determinar os autovalores e autovetores de um Hamiltoniano 𝐻0+𝜆𝑊,onde inicialmente conhecemos os autovalores e autovetores de 𝐻0. Esse método, denominado de método perturbativo, pressupõe que 𝜆𝑊 seja em "algum sentido" muito menor do que 𝐻0. O método se baseia em uma expansão em série de potência de 𝜆, o parâmetro perturbativo, que em geral, não é uma série convergente, mas assintoticamente convergente. O tratamento é naturalmente diferente para a correção de níveis degenerados e não degenerados. Desenvolvemos o método nesses dois casos. Clique aqui para o vídeo.

    • Nessa aula discutimos o átomo de hidrogênio do ponto de vista de simetrias dinâmicas, mostrando como as degenerescências dos níveis de energia do átomo de hidrogênio estão relacionadas ao fato que o vetor de Runge-Lenz é uma constante de movimento do problema. Encontramos os níveis de energia desse sistema usando o método algébrico proposto por Pauli. Clique aqui para vídeo da aula.

    • Nessa aula discutimos as correções relativísticas de ordem mais baixa (Zα)4 para o espectro de energia do átomo de hidrogênio: correção cinética, correção do acoplamento spin-órbita e correção de Darwin. Cálculamos  essas correções usando teoria de perturbação de estados degenerados. Mostramos que a única correção que produz quebra parcial da degenerescência dos níveis é a correção do acoplamento spin-órbita  e que a mudança  dos níveis de energia  não depende de l (número quântico orbital), mas apenas de  (o momento angular total do elétron). Os níveis de mesmo n e mesmo continuam degenerados. Discutimos também as condições para efeitos de estrutura hiperfina. Clique aqui o vídeo da aula.


    • Nessa aula discutimos as correções de estrutura hiperfina que aparecem no espectro atômico devido a interação do spin do núcleo com o(s) elétron(s). Como vimos na última aula apenas múltiplos magnético ímpares e elétricos pares podem dar origem a correções não nulas. Discutimos na aula de hoje as correções de dipolo magnético (M1), única correção para os estados do hidrogênio e as correções de quádruplo elétrico (E2) - correção que aparece quando o spin do núcleo é igual ou maior do que 1. Calculamos, em especial, a correção de estrutura fina para o estado fundamental 1𝑠1/2 do átomo de Hidrogênio que dá origem à famosa linha de 21 cm tão usada na astronomia. Clique aqui para o vídeo da aula.


    • Nessa aula discutimos os chamados efeitos Zeeman e Stark, que são efeitos de quebra de degenerescências e desvios nos espectros atômicos (de íons e de moléculas) causados por campos magnéticos (Zeeman) e elétricos (Stark) externos uniformes. Como esses campos definem uma direção privilegiada no espaço eles quebram a simetria de rotação desses sistemas, mantendo apenas a simetria de rotação em torno do eixo definido pela direção do campo, deixando apenas a projeção do momento angular naquela direção constante. Discutimos como tratar esse dois efeitos separadamente em teoria de perturbação, levando em conta o Hamiltoniano de Estrutura fina. Clique para o vídeo da aula.


    • Nessa aula começamos a discussão de átomos com muitos elétrons, para isso tratamos como a conexão spin estatística e o Principio de Pauli têm consequências nas funções de onda de muitos elétrons. Usamos como exemplo o átomo de He, construindo o estado fundamental e os primeiros estados excitados a partir das soluções de partícula única, aplicando teoria de perturbação e o Principio de Pauli. Clique aqui para o vídeo da aula.


    • Nessa aula discutimos as equações de Hartree (e de Hartree-Fock), equações integro-diferencias acopladas que se baseia na aproximação de campo médio para resolver o problema de átomos com muitos elétrons. Mostramos com essas equações podem ser derivadas usando o Principio Variacional. Discutimos também a aproximação de Born-Oppenheimer (aproximação adiabática) para tratar moléculas dividindo o problema em dois: um para a dinâmica eletrônica e outro para a dinâmica nuclear. Aplicamos o método para a molécula 𝐻2+. Clique aqui para o vídeo da aula.