Enrolment options
Objetivos |
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud. Caracterização O tema será estudado no decorrer de um semestre letivo com duas horas aula semanais. Seguem-se discriminadamente as especificações das mesmas. Objetivos específicos: 1. Apresentar e discutir com os alunos fundamentos teóricos para uma Psicologia do Desenvolvimento da afetividade, em Freud. 2. Discutir a necessidade de um recorte na obra deste autor para que se possam encontrar elementos para a compreensão do desenvolvimento da afetividade. 3. Aprofundar o estudo da afetividade, com o desenvolvimento do ego no 1º ano de vida, conforme R. Spitz (autor de base freudiana) |
Docente(s) Responsável(eis) | ||
| ||
Programa Resumido |
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud. |
Programa |
1. O conceito de inconsciente em Freud. 2. As relações entre inconsciente e sexualidade. 3. O desenvolvimento da psicossexualidade desde o nascimento. 4. As fases pré-edípicas e a organização edipiana das identificações sexuais. 5. A capacidade de amar e de se relacionar apoiada nas “teorias” infantis sobre o vínculo com as figuras primitivas. 6. A importância da construção do ego a partir da percepção e da relação com o objeto de amor no primeiro ano. Competências: 1. Que o aluno possa compreender a importância dos primeiros vínculos constituídos pelas crianças com as pessoas que delas cuidam. 2. Que o aluno atente para a organização imaginária inconsciente dessas relações e suas repercussões nas fases posteriores, como adolescência e vida adulta. 3. Que o aluno reconheça no discurso da criança os sinais dessa organização. |
- Docente: Marlene Guirado
Guests cannot access this course. Please log in.