Enrolment options

Objetivos
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.
Caracterização
O tema será estudado no decorrer de um semestre letivo com duas horas aula semanais.
Seguem-se discriminadamente as especificações das mesmas.
Objetivos específicos:
1. Apresentar e discutir com os alunos fundamentos teóricos para uma Psicologia do Desenvolvimento da afetividade, em Freud.
2. Discutir a necessidade de um recorte na obra deste autor para que se possam encontrar elementos para a compreensão do desenvolvimento da afetividade.
3. Aprofundar o estudo da afetividade, com o desenvolvimento do ego no 1º ano de vida, conforme R. Spitz (autor de base freudiana)

Docente(s) Responsável(eis)
70419 - Marlene Guirado

Programa Resumido
Esta disciplina visa, em princípio, a apresentar e discutir questões relativas ao desenvolvimento afetivo e psicossexual com base na psicanálise de Freud.



Programa
1. O conceito de inconsciente em Freud.
2. As relações entre inconsciente e sexualidade.
3. O desenvolvimento da psicossexualidade desde o nascimento.
4. As fases pré-edípicas e a organização edipiana das identificações sexuais.
5. A capacidade de amar e de se relacionar apoiada nas “teorias” infantis sobre o vínculo com as figuras primitivas.
6. A importância da construção do ego a partir da percepção e da relação com o objeto de amor no primeiro ano.
Competências:
1. Que o aluno possa compreender a importância dos primeiros vínculos constituídos pelas crianças com as pessoas que delas cuidam.
2. Que o aluno atente para a organização imaginária inconsciente dessas relações e suas repercussões nas fases posteriores, como adolescência e vida adulta.
3. Que o aluno reconheça no discurso da criança os sinais dessa organização.
Guests cannot access this course. Please log in.