Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Oferecer meios teóricos e metodológicos de modo que seja possívela ao bacharelando: 1. Elaborar e executar um projeto de pesquisa-piloto, culminando em trabalho escrito consistente. 2. Cumprir um ciclo completo de Iniciação Científica que possa amadurecê-lo para ingresso em áreas eletivas de pós-graduação. 3. Consquistar habilidades especiais de pesquisa, condizentes com seu interesse por determinados assuntos e abordagens de Psicologia.
Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a: 1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia; 2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia 3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional; 4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
• Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva. • Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar. • Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas. • Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
O objetivo central desta disciplina é oferecer aos alunos um contato sistemático com as teorias desenvolvidas pelas principais correntes da Psicologia, por meio dos eixos epistemológicos e socioculturais nos quais se organizam. A característica da Psicologia como um espaço de dispersão e sua constante esperança de reunificação será enfocada a partir do lugar da Psicologia no plano da ética e de seu lugar entre as diferentes ciências.
Dar ao aluno a possibilidade de avaliar sua responsabilidade como profissional.
Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando: \" Reflexão crítica sobre o processo comunitário. \" Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária. \" Propostas de ação comunitária.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças; b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade; c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos; d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.