Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Oferecer meios teóricos e metodológicos de modo que seja possívela ao bacharelando:
1. Elaborar e executar um projeto de pesquisa-piloto, culminando em trabalho escrito consistente.
2. Cumprir um ciclo completo de Iniciação Científica que possa amadurecê-lo para ingresso em áreas eletivas de pós-graduação.
3. Consquistar habilidades especiais de pesquisa, condizentes com seu interesse por determinados assuntos e abordagens de Psicologia.
- Docente: Fraulein Vidigal de Paula
Possibilitar a apresentação de questões pertinentes a algumas perspectivas da pesquisa em Psicologia, habilitando o aluno a:
1 – identificar diferentes formas de realizar pesquisas científicas em psicologia;
2 – refletir sobre a pesquisa como instrumento para a construção de conhecimento em psicologia
3 – refletir sobre as relações entre pesquisa científica e intervenção profissional;
4 – refletir sobre as implicações sociais e éticas da pesquisa.
- Docente: Jaroslava Varella Valentova
- Docente: Maria Isabel da Silva Leme
- Docente: Mariana Prioli Cordeiro
Apresentar e discutir as diretrizes nacionais para a educação inclusiva.
Discutir as contradições entre individuo e sociedade no âmbito da educação escolar.
Refletir sobre as barreiras atitudinais que impedem e/ou dificultam a inclusão escolar e sobre as possibilidades de superação das mesmas.
Apresentar contribuições teóricas e práticas recentes das neurociências para o âmbito da educação inclusiva.
- Docente: Marie Claire Sekkel
- Docente: Mirella Gualtieri
4701280 - A Diversidade do Conhecimento em Psicologia: Aspectos Históricos e Epistemológicos. (2021)
O objetivo central desta disciplina é oferecer aos alunos um contato sistemático com as teorias desenvolvidas pelas principais correntes da Psicologia, por meio dos eixos epistemológicos e socioculturais nos quais se organizam. A característica da Psicologia como um espaço de dispersão e sua constante esperança de reunificação será enfocada a partir do lugar da Psicologia no plano da ética e de seu lugar entre as diferentes ciências.
- Docente: Danilo Silva Guimaraes
- Docente: Nelson Ernesto Coelho Junior
Dar ao aluno a possibilidade de avaliar sua responsabilidade como profissional.
- Docente: Danilo Silva Guimaraes
- Docente: Fraulein Vidigal de Paula
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
- Docente: Sandra Maria Patricio Ribeiro
- Docente: Sigmar Malvezzi
Exposição do aluno a situações comunitárias, situações espontâneas ou situações formais (grupos diversos, civis ou governamentais), visando:
\" Reflexão crítica sobre o processo comunitário.
\" Conhecimentos teórico-práticos enraizados em experiência comunitária.
\" Propostas de ação comunitária.
- Docente: Laura Villares de Freitas
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças;
b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade;
c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos;
d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.
- Docente: Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
- Docente: Luis Guilherme Galeao da Silva
- Docente: Miriam Debieux Rosa