Programação

  • Link de acesso para os encontros virtuais:

     meet.google.com/kui-jtnc-yqq

    Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA): 

    http://labeca.mae.usp.br/

    Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP): 

    http://www.larp.mae.usp.br/

    Canal do MAE-USP no YouTube:

    https://www.youtube.com/c/MAEUSPoficial/playlists

    Estaremos à disposição através dos e-mails:

    Dra. Juliana da Hora (juliana.hora@usp.br)
    Professora responsável pela disciplina

    Ma. Marjori Pacheco Dias (mpdias@usp.br)
    Monitora



  • MÓDULO I. INTRODUÇÃO ARQUEOLOGIA CLÁSSICA

    Aula 1 (19/08) - Apresentação do programa

    Aula expositiva : O que é Arqueologia? O que é Arqueologia Clássica? O que é Arqueologia Clássica no Brasil? O que é documentação arqueológica?

  • Aula 2 (26/08) - Cultura Material: Como transformar objeto em documento?

    Aula expositiva

    Meneses, U.T.D. 1983. cultura material no estudo das sociedades antigas. In.Revista de História nº 115. Julho – dezembro.

    Meneses, U. T. D.1996.O objeto material como documento, aula ministrada no curso “Patrimônio cultural: políticas perspectivas”, organizado pelo IAB. CONDEPHAAT em 1980, mimeo.

    Apresentações alunos – G1

    Grillo, J.G.C; Funari; P.P. Arqueologia História, Vestígios Materiais Documentação escrita na Arqueologia Histórica na Grécia Antiga. In.: Arqueologia Clássica, 2012. 

    Rede, Marcelo. “Estudos de cultura material: uma vertente francesa. “Anais do Museu Paulista: História Cultura Material 8, 2001, pp. 281-­‐291.

  • Aula 3 (02/09) - História da Arqueologia Mediterrânica

    Aula expositiva e discussão de textos

    Apresentações alunos - G2

    MOMIGLIANO, A. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru, EDUSC, 2002 Cap. 3 “O surgimento da pesquisa antiquária”, p.85-117.

    Harris, W.V. 2011. Mediterrâneo História Antiga. Tradução de Camila Aline Zanon. Mare Nostrum, n.2, 1-­ 37.

    Funari, Pedro Paulo. “Mikhail Rostovtzeff: archaeology, past and present, Universitat de Barcelona, 2020.

  • Aula 4 (09/09) - Arqueologia: Cronologias relativas e absolutas

    PARTE 1 - Discussão de textos

    Apresentação de textos: G3

    ________BIers__. Art, artecfacts and chronology in Classical Archaeology. London: Routledge, 1992 (Approaching the Ancient World). 

    Florenzano, M. B. B. "Numismática e História Antiga". Anais do Primeiro Simpósio Nacional de História Antiga. Pesquisas, problemas e debates. João Pessoa, 1984, pp. 48-59.

    Sarian, Haiganuch. A cerâmica como documento arqueológico. Revista de Pré- História, 1984, p. 195-204. 

    PARTE 2 - Prova 1: G1, G2, G3, G4, G5, G6.

  • MÓDULO II. DOCUMENTAÇÃO ARQUEOLÓGICA E METODOLOGIA NA ARQUEOLOGIA CLÁSSICA

    Aula 5 (16/09) - Especialidade Cerâmica

     - Aula Expositiva

     - Apresentação Textos – G4

    DIAS, C. K. B. Abordagens metodológicas para o estudo de vasos gregos: a atribuição e a análise iconográfica. Revista Eletrônica Antiguidade Clássica No. 004, 2009: 47-65.

    FRANCISCO, G. S. O vaso grego hoje. Ciência e Cultura, vol. 65 no.2, São Paulo: Abr./Jun. 2013

    SARIAN, H. “Poiêin-­‐Gráphein: Estatuto Social do Artesão-Artista de Vasos Áticos”. Revista do Museu de Arqueologia Etnologia 3, São Paulo: USP, 1993:105-­‐120.

  • Aula 6 (23/09) - Especialidade: Moeda

    PARTE 1 - Aula: Prof.ª Convidada Dra. Viviana Lo Monaco - Pós doutoranda do Departamento de História ­‐UNESP

    Texto de acompanhamento:

    KRAAY, C. Archaic and Classical Greek Coins. Londres: Methuen & Co. LTD. 1976. p. 1-19.

    PARTE 2 - Discussão de textos: Raul Ferraz, Renato Brito, Yasmin Quasne e Jeronimo Perez

    LAKY, L. de A. "As moedas de Olímpia e a consolidação da imagética de Zeus na Grécia Clássica", Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 18: 211-237, 2008.

    FLORENZANO, M.B.B. A moeda na Grécia arcaica e clássica – séculos VII a IV a.C.: Arqueologia e mudança cultural. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia , São Paulo, 14 : 67-83, 2004.

    LO MONACO, V. A moeda como elemento interpretativo. In. Porto, Vagner Carvalheiro (Org.). Arqueologia hoje: tendências e debates”.

  • Aula 7 (30/09) - Especialidade: Arquitetura

    PARTE 1 - Aula: Prof. Convidado Dr. Cláudio Duarte. Professor de Arqueologia da UNIMES

    PARTE 2 - Apresentação de texto: G1 (João Eduardo, José Wilson, Júlia de Oliveira e Kainan-Yuuki)

    DUARTE, C. W. G. Aspectos preliminares para estudar a arquitetura dos templos gregos na antiguidade. In: Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, v. 1, n. 2, p. 132-150, Jul./Dez. 2018.

    DUARTE, C. W. G. A anatomia do templo dórico grego: origem e desenvolvimento. In: Romanitas – Revista de Estudos Grecolatinos, n. 15, p. 138-156, 2020.

  • Aula 8 (07/10) - Documentação: Epigrafia

    Aula expositiva

    Apresentação de texto: G2 (Juliana de Oliveira, Júlio Cezar e Kaori Okumura)

    Andrade, M. M. "O elogio das mulheres em contextos funerários da Atenas Clássica: estudo de caso do táphos de Mélita", Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 20: 235-249, 2010.

    Pucini, Daniela. A contribuição da Estela do Porto à numismática de Tasos no século V a.C, 2020.

  • MÓDULO III-­‐ ARQUEOLOGIA E SISTEMAS CULTURAIS

    Aula 9 (14/10) - Arqueologia da Imagem

    PARTE 1:

     - Aula expositiva

     - Textos leitura

    CERQUEIRA, F. V. "A iconografia dos vasos gregos antigos como fonte histórica" História em Revista, Pelotas, 6: 2000.

    DIETRICH, N. "Imagem e espaço em pinturas de vaso e escultura arquitetônica: sobre a (ir)relevância do suporte" Revista Tempo, Vol. 21 n. 38:1-38, 2015.

    PARTE II: PROVA do conteúdo anterior G1, G2, G3, G4

  • Aula 10 (21/10) - Atividade de Documentação: Grupos

    Arqueologia da Paisagem

    Apresentação texto – G3 (Laura Selvati, Leonardo Barbosa e Mariana Vidal)

    KORMIKIARI, M.C.N. 2014. Arqueologia da Paisagem. S.P., Labeca - MAE/USP.

    ALDROVANDI, C. E. V.; CUSTODIO, Ch.; SCATENA, R. e TAUHYL, A. P. "Modelos imagéticos urbanos e a compreensão da sociomorfogênese da cidade antiga". In: Estudos sobre o espaço na Antiguidade. Edusp/Fapesp: São Paulo, 2011, p.105-124

  • Aula 11 (04/11) - Urbano e Rural na Arqueologia Clássica

    Aula expositiva

    Apresentação Textos - G4 (Raul Ferraz, Renato Brito, Yasmin Quasne e Jeronimo Perez)

    FLORENZANO, M. B. B. 2001. Pólis e oîkos, o público e o privado na Grécia Antiga. S.P, Labeca – MAE-USP. 

    HIRATA, E. F. V. 2009. A cidade grega antiga: a pólis. S.P., Labeca – MAE/USP.

  • Aula 12 (11/11) - Projetos de Arqueologia Clássica no Brasil

    Aula com Prof.º convidado Dr. Vagner Carvalheiro Porto e Ma. Marjori Pacheco Dias

  • Aula 13 (18/11) - Novas tecnologias e aplicação em campo e acervos museológicos de Mediterrâneo: documentação e tecnologia

    Professores convidados: Dr. Márcio Teixeira Bastos e Me. Rodrigo Prior Bechelli

    Discussão de textos: 

    Dias, Carolina Kesser Barcellos, Camila Diogo de Souza, and Fábio Vergara Cerqueira. "Cultura material, recursos digitais conhecimento histórico: reflexões sobre

    elaboração de bancos de dados para pesquisas em Arqueologia Clássica." Romanitas-­‐Revista de Estudos Grecolatinos 12 (2018): 24-­‐57.

    Bastos, Marcio Teixeira; Ivan Esperança Rocha. E-science, GIS Curadoria Digital de dados arqueológicos históricos: passado conectado. Revista do Museu de Arqueologia Etnologia 32 (2019, p. 131-­‐142)

  • Aula 14 (25/11) - RTI

    Aula sobre RTI com Cleberson, Jéssica Guilherme

    Textos de acompanhamento

    Kotoula, Eleni, and Maria Kyranoudi. Study of ancient greek and roman coins using reflectance transformation imaging. E-­conservation magazine 25 (2013), 74-­‐88.

    Tacla, Adriene Baron. "Visualização Digital para Numismática Céltica: potencial do RTI." BRATHAIR-­‐REVISTA DE ESTUDOS CELTAS GERMÂNICOS 18.1 (2018).

  • Aula 15 (02/12) - Revisão e Prova Final

    1ª parte: aula de retomada do conteúdo, dúvidas

    2ª parte: Prova com consulta dos fichamentos