Programação

  • APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DA DISCIPLINA

    A partir da década de 1980, sobretudo no universo dos museus, passamos a conviver com as discussões em torno da chamada metodologia da Educação Patrimonial. Atualmente, passados mais de trinta anos, coloca-se como necessária e premente uma discussão em torno desta área de atuação, tendo em vista a disseminação de programas, projetos e instituições que se referem à Educação Patrimonial como um campo de ação consolidado, mas com diferentes abordagens teórico-metodológicas. 

    A partir desta constatação esta disciplina pretende:
    Conhecer as particularidades da educação museológica;
    Discutir os princípios teórico-metodológicos da Educação Patrimonial;
    Refletir sobre as práticas educativas existentes no interior das instituições museológicas; e
    Propiciar um amplo panorama a respeito das principais questões que envolvem a educação em museus em diferentes áreas do conhecimento.


    Contato para dúvidas (preferencialmente, copiar os três contatos):
    Daniela Maria Alves: danymalves@gmail.com
    Paula Talib Assad: paula.assad@usp.br
    Mayra Carvalho Ferreira de França: mayra.franca@usp.br

  • PROGRAMA DA DISCIPLINA

    - 15/04 - 1ª aula: Apresentação da proposta do curso e de seu desenvolvimento. A evolução histórica da instituição museológica.

    22/04 - 2ª aula: “Expor para educar": aspectos históricos da questão educativa nos museus.

    - 29/04 3ª aula: A educação em museus como campo de conhecimento - 1º e 2º Seminários (VER ABAIXO OS TEXTOS)

    06/05 - 4ª aula: A educação patrimonial como metodologia - 3º e 4º Seminários (VER ABAIXO OS TEXTOS)

    13/055ª aula: O trabalho educativo em um Museu Virtual: o Museu do Futebol
    Convidada:
         - Ialê Cardoso

    20/05 - 6ª aula: WEBSEMINÁRIO DO MAC-USP: A curadoria em debate
    https://youtu.be/tlKimENmP4w (20/5) 
    https://youtu.be/6mClP9BpVT4 (21/5)

    27/057ª aula: Mesa redonda sobre o trabalho educativo dos museus da USP: MAC, MAE, MP.
    Convidadas:
         - Márcia Fernandes Lourenço

         - Maria Ângela Serri Francoio
         - Denise Peixoto

    03/06 - NÃO HAVERÁ AULA

    - 10/068ª aula: O trabalho educativo no MAE-USP. Mauricio André da Silva – MAE-USP - 5º e 6º Seminários (VER ABAIXO OS TEXTOS)
    Convidado:
         - Mauricio André da Silva

    17/06 - 9ª aula: Pinacoteca do Estado: projetos inclusivos
    Convidada:
         - Gabriela Aidar

    24/06 10ª aula: A educação patrimonial em projetos de arqueologia preventiva na Amazônia - Dra. Carla Gibertoni Carneiro e Ms. Mauricio André da Silva (MAE-USP)
    Convidados:
         - Carla Gibertoni Carneiro
         - Mauricio André da Silva

    - 01/07 11ª aula:  Projetos inclusivos em Museus.

    08/07 12ª aula:  O trabalho educativo no Memorial da Resistência.
    Convidada:
         - Aureli Alcântara

    15/07 13ª aula: A relação museu-escola: um importante debate - 7º e 8º Seminários (VER ABAIXO OS TEXTOS)

    - 22/07 - 14ª aula: Apresentação de projeto de pesquisa de alunos do PAE: Daniela Alves (PPGArq) e Paula Talib (PPGMus).
         - Entrega do Trabalho Final da disciplina

    - 29/07 15ª aula: Avaliação do Curso

  • METODOLOGIA

    As aulas são desenvolvidas em dois momentos. No primeiro, desenvolvo os principais pressupostos teóricos do tema em questão e, na segunda parte, os alunos apresentam seminários a partir dos textos previamente escolhidos.
    Haverá também a participação de convidados de outros espaços museológicos da cidade de São Paulo, além de palestras com convidados externos/internos sobre a temática educativa em museus.

  • AVALIAÇÃO

    Os alunos serão avaliados pelos seguintes instrumentos:

    - Apresentação de Seminário em grupo (peso 1)
    Formato:
    - Apresentação em grupo com apoio de slides (sugestão);
    - Duração aproximada de 30 minutos.
    Estrutura:
    Apresentar o autor do texto escolhido: sua formação, vínculo institucional, linhas de pesquisa/trabalho etc.; 
    - Como o texto se estrutura: principal(is) proposição(ões) do autor, como ele estruturou sua argumentação, metodologia utilizada pelo autor etc.;
    - Debater (interativamente com a turma) dois ou três recortes/aspectos/questões do texto.

    - Trabalho Final a respeito de um dos temas do curso a ser escolhido para reflexão individual (peso 2)
    Entrega:
    - até 22/7 via e-mail paula.assad@usp.br
    Formato: 
    Arial 12;
    - Espaço 1,5;
    - Máximo de 10 páginas.
    Estrutura:
    Introdução: a proposta do mesmo; 
    - Desenvolvimento: o conteúdo principal da reflexão; 
    - Considerações Finais;
    Bibliografia.

  • BIBLIOGRAFIA

    AIDAR, Gabriela.  Museus e Inclusão social. Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, nº 31, p. 53-62.

    BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A museologia como uma pedagogia para o patrimônio. 
    Ciências & Letras, nº 31. Porto Alegre: 2002.

    CERQUEIRA, Fábio Vergara. 
    Educação Patrimonial: perspectivas multidisciplinares. Pelotas: Rio Grande do Sul, 2008.

    CURY, Marília Xavier. 
    Comunicação Museológica – Uma perspectiva metodológica da recepção. Tese de doutorado. ECA-USP, 2005.

    GOUVÊA, G. et al. (orgs.) 
    Educação e museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Acess, 2003.

    HOOPER-GREENHILL, Eilean. 
     Los museos y sus visitantes. Gijón. Trea: 1998.

    HORTA, M.L.P. et al.  
    Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.

    LOPES, Maria Margaret. A favor da desescolarização dos museus. 
    Educação & Sociedade, n.40, p.443-455, dez.1991.

    LOPES, Maria Margaret. Resta algum papel para o(a) educador (a) ou para o público nos museus? 
    Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia/IPHAN, DEMU. Vol.1, n.1(2004). Rio de Janeiro: IPHAN, 2004. 

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação em museus. A mediação em foco. GEENF, FEUSP, 2008.

    MARANDINO, Martha (org.). 
    Educação e museu. A construção social do caráter educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro: Access/Faperj, 2003.

    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. 
    Ciências & Letras. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação,  n.27, p. 91-101, 2000.

    MORAIS, José Luiz, VASCONCELLOS, Camilo de Mello & HATTORI, Marcia Lika. 
    Gestão Estratégica do Patrimônio Arqueológico na área de influência de gasodutos da Petrobras. (GASTAU E GASPAJ). Guia de Educação Patrimonial. MAE-USP, 2009.

    O FORMAL e o não formal na dimensão educativa dos museus. Rio de Janeiro: Museu da Vida, MAST, 2001-2002. (Cadernos do Museu da Vida).

    RAMOS, Francisco Régis Lopes. 
    A danação do objeto: o museu no ensino da história. Chapecó: Aros, 2004.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Repensando a ação cultural e educativa dos museus. 1ªed. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1990.

    SANTOS, Maria Célia T. Moura. 
    Encontros Museológicos – reflexões sobre a museologia, a educação e o Museu. Rio de Janeiro: MINC/DEMU, 2008.
     
    SOARES, André Luis Ramos (org.). 
    Educação Patrimonial: relatos e experiências. Santa Maria: UFSM, 2003.

    TOJAL, A. P. F. 
    Museu de Arte e público especial. Dissertação de Mestrado. ECA-USP, 1999.

    TOJAL, A. P. F. 
    Políticas Públicas Culturais de Inclusão de Públicos Especiais em Museu. ECA-USP. Tese de Doutorado, 2007.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A função educativa de um museu universitário e antropológico: o caso do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. 
    Cadernos do CEOM, Ano 18, nº 21, Junho de 2005. (Museus: pesquisa, acervo, comunicação). Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/16781

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. O papel dos museus na divulgação da arqueologia no Brasil. 
    Terra Brasilis – Pré-História e arqueologia da psique/Marcos Calia, Marcos Fleury de Oliveira (orgs.). São Paulo: Paulus,

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los Museos. Museos, Universidad y Mundialización. La gestión de las colecciones y los Museos Universitarios em América Latina y el Caribe. UNAL: Colombia, 2010.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Patrimonio, Memoria y Educación: una visión museológica. 
    Memoria y Sociedad. Pontificia Universidad JaverianaBogotá, 2013.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello.
     O imaginário sobre o indígena: uma experiência de aprendizagem significativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 4,  2015.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; SILVA, Mauricio André da. A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. 
    Revista ETD. FE/UNICAMP,  2018.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; OLIVEIRA, Margarete. Acessibilidade em espaços culturais: os museus e a inclusão do público surdo. 
    Museologia e Património. Universidade de Leiria, Portugal, 2020.

    VASCONCELLOS, Camilo de Mello; LOPEZ, William Alfonso López. Museu e memória em tempos de guerra na Colômbia. In: PRADO, Maria Ligia (org.). Utopias Latino-Americanas. Política, sociedade, cultura. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

    ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, L.H. CASTELO BRANCO, P.M. 
    Educação Patrimonial. Da Teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 1º e 2º SEMINÁRIOS

    29/04/2021

    1)    MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusões. Ciências & Letras. Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras. Nº 27, Porto Alegre: 2000.

    2)    SANTOS, Maria Célia Teixeira Moura. Museu e educação: conceitos e métodos. Encontros Museológicos- Reflexões sobre a museologia, a educação e o museu. Rio de Janeiro: Minc/IPHAN/DEMU, 2008.

  • 3º e 4º SEMINÁRIOS

    06/05/2021

    3) CHAGAS, Mário. Diabruras do Saci: museu, memória, educação e patrimônio. Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia. Rio de Janeiro: IPHAN, nº 1, 2004.

    4) ZANON, Elisa Roberta, MAGALHÃES, Leandro Henrique. CASTELO BRANCO, Patricia Martins. Educação Patrimonial. Da teoria à prática. Londrina, UniFil, 2009.

  • 5º e 6º SEMINÁRIOS

    10/06/2021

    5) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Los retos de la actuación educativa en los museos. Museos, universidad y mundialización. La gestión de las colecciones y los museos universitarios en América Latina y el Caribe. López Rosas, William Alfonso (Compilador).Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, 2010.

    6) VASCONCELLOS, Camilo de Mello. Museus antropológicos e universitários: por um novo diálogo junto ao público. Questões indígenas e museus: debates e possibilidades. Brodowski: ACAM Portinari: MAEUSP: SEC, 2012.

  • 7º e 8º SEMINÁRIOS

    15/07/2021

    7) TAMANINI, Elisabete; STEINBACH, Judith. “Educação e museu: construções e possibilidades interdisciplinares do saber formal e do saber não formal comunitário”. (Cap. 9). In: VASCONCELLOS, Camilo de Mello; FUNARI, Pedro Paulo; CARVALHO, Aline (orgs.). Museus e identidades na América Latina.São Paulo: Annablume /UNICAMP, 2015.

    8) ALDEROQUI, Silvia. “Museo y escuela: uma sociedade posible (entre prólogo y artículo)”.In: Museos y escuelas: socios para educar. Buenos Aires: Paidós, 1996.