Topic outline
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Espaço destinado ao envio de notícias e avisos pelas professoras e monitoras às alunas e alunos do curso.
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Espaço destinado à apresentação de dúvidas relacionadas a aspectos formais ou questões operacionais da disciplina. Caso seja necessário apresentar a dúvida de modo privado, envie um e-mail para direitoeequidadedegenero2020@gmail.com
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Objetivos: a) sensibilizar para a problemática de gênero, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19; b) promover e fortalecer a cultura de equidade de gênero na FD; c) incentivar a naturalização da liderança feminina na academia e no mercado de trabalho.
Espera-se ao final do curso que discentes participantes:
Compreendam os principais conceitos relacionados a relações de gênero no âmbito acadêmico e no mercado de trabalho na área jurídica (SABER)
Desenvolvam olhar crítico para compreender desigualdades de gênero e estratégias eficientes para ampliar a naturalização da liderança feminina (OLHAR/FAZER)
Desenvolvam empatia (OLHAR/FAZER)
Desenvolvam capacidade de colaboração interpessoal e em grupo independentemente do gênero (OLHAR/FAZER)
Possam multiplicar os aprendizados para outros ambientes, especialmente o acadêmico, por meio de práticas e projetos (FAZER)
Metodologia: a disciplina será oferecida por meio de aulas expositivas, atividades assíncronas, palestras com convidadas externas com projeção em suas áreas de atuação, discussões e elaboração de projeto sobre equidade de gênero.
Tema desta edição: a disciplina enfoca questões de gênero a partir do contexto da pandemia de COVID- 19. Serão abordados cinco eixos : conceitos introdutórios; violências de gênero e políticas públicas; lideranças em tempos de crise e na pesquisa científica; mídia e cultura; e relações de trabalho e crise do cuidado.
Avaliação
Atividades assíncronas + elaboração do projeto. Não haverá provas.
Critérios:
30% - realização das atividades assíncronas individuais
10% - autoavaliação (como eu avalio minha contribuição para o projeto e para o curso?)
20% - avaliação das monitoras sobre o processo (como percebeu o engajamento de cada discente na elaboração do projeto e nos dias de monitoria? como foram as entregas parciais e a evolução do trabalho?)
40% - avaliação das professoras sobre o produto final (como ficou o conteúdo e a apresentação?)
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Boas vindas!
Boas vindas - Profª Nina Ranieri
Abertura - Floriano de Azevedo Marques Neto, Diretor da Faculdade de Direito da USP
Abertura - Murilo Gaspardo, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Boas vindas - Profª Eunice Prudente
Boas vindas - Profª Susana Henriques da Costa
Apresentação do programa e metodologia
Bibliografia sugerida
Aula Marília Moschkovitch e Rafael Mafei, edição de 2020: https://youtu.be/UAXCBJ5uev8
Vídeos, cartilhas e podcasts produzidos pelos alunos e alunas de 2020 https://linktr.ee/equiddgenerofdusp -
Bibliografia obrigatória
[15 pág] PIMENTEL, Sílvia. Gênero e direito. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Teoria Geral e Filosofia do Direito. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/122/edicao-1/genero-e-direito
[36 pág] ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Brasília, 2016. Disponível em http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Glossario-ODS-5.pdf.
Bibliografia complementar[28 pág] PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B.; SZWAKO, J. E. (Org.). Diferenças, igualdade. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2009. p. 118-146.
[29 pág] RAMOS, Luciana de Oliveira., DA SILVA, Virgílio Afonso (n.d.). The Gender Gap in Brazilian Politics and the Role of the Electoral Court. Politics & Gender, 2019, p. 1-29.
[17 pág] SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.
[30 pág] HOOKS, bell. Teoria Feminista: Da margem ao Centro. São Paulo: Perspectiva. pp.79-109. (Capítulo: Sororidade: A Solidariedade Política Entre Mulheres).
[21 pág] CHINELLATO, Silmara J.A. O nome da mulher: casamento, separação, divórcio, união estável e viuvez. Contribuição dos direitos da personalidade. In: Silveira, Renato de Mello Jorge; Gomes, Mariangela de Magalhães (orgs.). Estudos em homenagem a Ivette Senise Ferreira. São Paulo: LiberArs, 2015. P. 691-712.
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Entrega até 23h59 de 24/08
Indicar uma expectativa para o curso, escolher suas preferências de eixo para o projeto final e uma sugestão de tema específico para o projeto.
Obs. A formação dos grupos de trabalho será feita com base nas respostas indicadas no formulário.
Formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNV_2g2dQdTlk3tP3_odryQ4iASLge57_BUXzg-joH39kvZg/viewform
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Aula 2 (25/08) - Violências de gênero na pandemia: saúde materna, violência doméstica e direitos sexuais e reprodutivos
Bibliografia Obrigatória
[14 pág] MATTAR, Laura D., DINIZ, Carmen S.G. Hierarquias reprodutivas: maternidade e desigualdades no exercício de direitos humanos pelas mulheres, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n40/aop0212.pdf
[24 min] Patrícia Galvão Podcast. #EP1: Percepções sobre a violência doméstica contra mulheres na pandemia - com Maria Sylvia de Oliveira (Geledés) https://open.spotify.com/episode/3f1fAHab3OHAve8smeK2l8
[3 pág] DINIZ, Debora. Mundo pós-covid: um mundo mais feminista? https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/o-mundo-pos-covid-19-2---comportamento-por-debora-diniz/#page10
Bibliografia Complementar[22 pág] DEBERT, Guita Grin e GREGORI, Maria Filomena. Violência e gênero: novas propostas, velhos dilemas. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2008, vol.23, n.66. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/HpSYn9QgsGqLZYZHVyjTgRh/?lang=pt&format=pdf
LGBT+ na pandemia: Desafios da comunidade no contexto de isolamento social em enfrentamento à pandemia de Coronavírus. Pesquisa feita pelo coletivo #VoteLGBT. Disponível em: <https://www.votelgbt.org/pesquisas>
[26 pág] OLIVEIRA, Anderson Eduardo Carvalho de; TONCHE, Juliana; POSSAS, Mariana Thorstensen. Vitimização de mulheres e Covid-19: entre permanências e agravamentos. O público e o privado, v. 18, n. 37, set/dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/3934/4239
[47min] Jornalismo TV Cultura. Documentário Eles Matam Mulheres. 26 nov 2020. AVISO DE GATILHO - Relatos de Violência Doméstica. Disponível em: https://youtu.be/fc6W4cBfSJU-
Fornecidos pela prof.ª convidada Carmen Simone Grilo Diniz
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Bibliografia Obrigatória
[30 pág] IPEA. Nota Técnica n. 78 (Disoc) : Políticas públicas e violência baseada no gênero durante a pandemia da Covid-19 : ações presentes, ausentes e recomendadas http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10100/1/NT_78_Disoc_Politicas%20Publicas%20e%20Violencia%20Baseada%20no%20Genero%20Durante%20a%20Pandemia%20Da%20Covid_19.pdf
[47min] PonteCast: A população LGBT+ na pandemia: riscos e soluções. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/5GEPcTbhGA9o1YUMkLr7bf?si=KHVdsm9GSs WDjFbw1O79Tg ou https://ponte.org/pontecast-a-populacao-lgbt-na-pandemia-riscos-e-solucoes/
[4min47s] Elza Soares - Maria da Vila Matilde. Disponível em:
Bibliografia Complementar[8 pág] FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas de justiça numa era “pós-socialista”. Trad. Júlio Assis Simões. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 14/15, pp. 231-239, 2006.
[22 pág] FRASER, Nancy. Redistribuição, reconhecimento e participação: por uma concepção integrada da justiça. In.: IKAWA, Daniela; PIOVESAN, Flávia; SARMENTO, Daniel (coord.) Igualdade, Diferença e Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2010. pp. 167-189.
[25 pág] FARAH, Marta Ferreira Santos. Gênero e políticas públicas. Revista Estudos Feministas, 2004 - SciELO Brasil. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000100004-
Entrega até 23h59 de 31/08
Escreva um relato de uma página respondendo às seguintes questões: “De que forma você relaciona os conceitos trabalhados nos encontros desde o início do curso e o material de leitura prévia? Quais foram as reflexões mais marcantes para você ao longo dos encontros?”
Obs. O objetivo é realizar uma reflexão pessoal e não uma descrição do que ocorreu no curso. Incentivamos a criatividade e a autenticidade na sua realização
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Encontro de monitoria nos grupos de produção do trabalho final.
Objetivos: (i) integração; (ii) definir objetivos específicos e formato do projeto (iii) combinados para o trabalho em grupo.
Bibliografia Obrigatória:
[22 pág.] Sumário Executivo do curso de Direito e Equidade de Gênero 2020 <https://linktr.ee/equiddgenerofdusp>
Pesquisar individualmente subtemas e objetivos de interesse (o que queremos alcançar com o projeto?) para discussão em grupo.
Bibliografia Complementar:
Vídeos, cartilhas e podcasts de 2020 <https://linktr.ee/equiddgenerofdusp> -
Bibliografia Obrigatória
[10 pág] SAID, Tabita. Pesquisadoras revelam os desafios das mulheres para fazer ciência. Jornal USP. Disponível em: <https://jornal.usp.br/universidade/pesquisadoras-revelam-os-desafios-das-mulheres-para-fazer-ciencia/>
[2 pág] SABINO, E., BARBERIA, L.; COSTA, S. - Brazil needs a coordinate and cooperative approach to tackle COVID 19. Nature Medicine. Disponível em: https://redepesquisasolidaria.org/blog/brazil-needs-a-coordinated-and-cooperative-approach-to-tackle-covid-19/
[8 pág] HERNANDES, Elizabeth Sousa Cagliari; VIEIRA, Luciana. A guerra tem rosto de mulher: trabalhadoras da saúde no enfrentamento à Covid-19. Disponível em: http://anesp.org.br/todas-as-noticias/2020/4/16/a-guerra-tem-rosto-de-mulher-trabalhadoras-da-sade-no-enfrentamento-covid-19
Bibliografia Complementar[13 pág] PARENT IN SCIENCE. Produtividade acadêmica durante a pandemia: efeitos de gênero, raça e parentalidade. Levantamento realizado pelo Movimento Parent in Science durante o isolamento social relativo à Covid-19. 2020.Disponível em: https://327b604e-5cf4-492b-910b-e35e2bc67511.filesusr.com/ugd/0b341b_81cd8390d0f94bfd8fcd17ee6f29bc0e.pdf?index=true
[1 pág] DE NEGRI, Fernanda. Mulheres na ciência no Brasil: ainda invisíveis? IPEA. 2020. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/177-mulheres-na-ciencia-no-brasil-ainda-invisiveis>.
[14 pág] LETA, Jaqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ea/a/F8MbrypqGsJxTzs6msYFp9m/?lang=pt>
Mulheres, ciência e pandemia | Nexo Políticas Públicas. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2021/Mulheres-ci%C3%AAncia-e-pandemia
Filme: Hiden figures – Estrelas além do tempo
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Bibliografia obrigatória
[23 pág] SILVA, Mara Rosalia Ribeiro. Mulheres no comando: Uma revisão na literatura sobre liderança feminina no campo do trabalho no Brasil. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 4, n. 3, 2020. DOI: 10.30781/repad.v4i3.10902. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/10902
[23 min - Minutos 7 a 30] Sueli Carneiro e Eliana Silva. Participação feminina no combate à pandemia | Amanhãs Aqui e Agora #18. Disponível em: .
[7 pág] BBC. Mortes por covid: cidades com prefeita, em vez de prefeito tiveram 43% menos vítimas no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57883203
Bibliografia Complementar[44 min] Podcast Você pode mudar o mundo! EPISÓDIO “Luiza Trajano: liderança e empreendedorismo”. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/7reGNPSnSldXrpffg1t0CE?si=uoXGwCo8QviEyTFnKaHPMA&dl_branch=1
[7 pág] ZENGER, Jack; FOLKMAN, Joseph. Research: Women Are Better Leaders During a Crisis. HBR.ORG, 30 dez 2020 Disponível em: https://hbr-org.cdn.ampproject.org/c/s/hbr.org/amp/2020/12/research-women-are-better-leaders-during-a-crisis
[5 pág] Entrevista com Sheila de Carvalho: A Raiva como força motriz. https://www.prerro.com.br/a-raiva-como-for-motriz/
[10 pág] BBC. Coronavírus: por que países liderados por mulheres se destacam no combate à pandemia? https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52376867
[12min30 seg] Reshma Saujani. TED2016 Teach girls bravery, not perfection.
https://www.ted.com/talks/reshma_saujani_teach_girls_bravery_not_perfection/up-next -
Bibliografia Obrigatória
[16 pág] RIBEIRO, Djamila. O que é o lugar de fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017. pp.37-53 (capítulo "Mulher Negra: o Outro do Outro").
[9 pág] CARNEIRO, S. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA Empreendedores Sociais; Takano Cidadania (org.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Ed., 2003. p. 49-58.
[2min33seg] KILOMBA, Grada. "WHILE I WRITE". Disponível em: (legendas disponíveis nas configurações).
Bibliografia Complementar[6 pág] COLLINS, Patricia Hill. Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo. Jan/Jun, 2017. V. 5, nº1, 2017.
[15 pág] HOOKS, bell. Intelectuais Negras. Revista de Estudos Feministas, vol. 3, nº2, Florianópolis, UFSC, 1995, pp.464-478.
[21 pág] GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984. p. 223-244.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1 a ed. — São Paulo : Companhia das Letras, 2019.
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Bibliografia obrigatória
[14 pág] A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades. Publicação analisa a percepção de famílias, docentes e organizações de sociedade civil sobre a educação de meninas negras durante a pandemia de Covid-19. p. 103-117 (capítulos 6 e 7). Disponível em: https://generoeeducacao.org.br/biblioteca/baixe-aqui-educacao-meninas-negras-pandemia/
[4 pág] Pesquisa Global: MENINAS APONTAM A EDUCAÇÃO COMO A ÁREA DA VIDA MAIS AFETADA PELA COVID-19 - Plan International. Disponível em: https://plan.org.br/pesquisa-global-meninas-apontam-a-educacao-como-a-area-da-vida-mais-afetada-pela-covid-19/
[2min42seg] Mc Soffia - Menina Pretinha
Bibliografia complementar
[21 pág] DANTAS, Thaís Nascimento. A importância da abordagem dos direitos humanos nas políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero desde a infância: reflexões baseadas em casos de casamento infantil, gravidez precoce e trabalho infantil doméstico no Brasil. VI SIMPÓSIO GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2020. Disponível em: http://anais.uel.br/portal/index.php/SGPP/article/view/1132
[7 pág] Comunicado de imprensa Unicef - Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/criancas-de-6-10-anos-sao-mais-afetadas-pela-exclusao-escolar-na-pandemia
[5 min] NÓS, MUJERES l Entrevista com Mc Soffia s
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Entrega até 23h59 de 05/10
Escolha uma liderança feminina que te inspira e escreva um breve relato sobre ela, no formato que preferir (pode ser com imagens, em formato de entrevista em vídeo, entre outros).
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Encontro de monitoria nos grupos de produção do trabalho final.
Objetivos: (i) integração do grupo (ii) balanço do que foi decidido até agora (objetivo, público alvo, formato e estrutura) e de como está sendo o trabalho em grupo, e (iii) definição de prazos, tarefas e responsáveis para o próximo encontro (entrega da primeira versão).
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Entrega até 23h59 de 11/10
O grupo deverá enviar um pré-projeto detalhando: (1) público-alvo, (2) recorte do tema, (3) objetivos específicos, (4) formatos do projeto, (5) detalhamento da estrutura (incluindo as ideias para divulgação) e (6) detalhamento do planejamento do trabalho (datas e responsáveis para cada tarefa).
Observação: É necessário que apenas um(a) integrante do grupo faça o envio.
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Bibliografia Obrigatória
[11 pág] Mariana Valente e Natália Neris - Elas vão Feminizar a Internet? O papel e o impacto do ativismo online para os feminismos no Brasil: https://sur.conectas.org/elas-vao-feminizar-a-internet/
[15 pág] Pesquisa Repórteres sem Fronteiras - O Jornalismo Frente ao Sexismo - violência sexual e de gênero enferentada por mulheres jornalistas: https://rsf.org/sites/default/files/o_jornalismo_frente_ao_sexismo_0.pdf. p.15-30.
[2min] AzMina. Você teria estômago para ser candidata?. Disponível em:
Bibliografia Complementar[23 pág] Heloisa Buarque de Almeida - From shame to visibility: Hashtag Feminism and Sexual Violence in Brazil. Disponível em:https://www.scielo.br/j/sess/a/BhrLr74htzxgLK8BVtNW49z/?lang=en
[41 pág] O'Neil, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão - Introdução e Capítulo 1 - p.5-51.
[8min44s] How I'm fighting bias in algorithms | Joy Buolamwini
Feminist Principles of the internet - https://feministinternet.org/
[1h25min] Coded Bias - Documentário (Netflix)
Patrícia Campos Mello - A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo, Companhia das Letras, 2020 -
Bibliografia Obrigatória
[48 pág] ARTIGO 19. Gênero & Mídia - “Um olhar de gênero para o ambiente de mídia brasileiro”. Disponível em: <https://artigo19.org/wp-content/blogs.dir/24/files/2018/05/G%c3%aanero-M%c3%addia.pdf>.
[12min51seg] #A2SP ep05: Liniker e Linn da Quebrada discutem o peso da representatividade. Disponível em:
Exercício. #01 Mulheres na Arte. https://www.bienalmercosul.art.br/1-mulheres-na-arte
Bibliografia Complementar
[6 pág] KIYOMURA, Leila. Quando a arte das mulheres desafia a covid-19 - Primeira bienal digital do mundo, a “12ª Bienal do Mercosul” destaca o feminismo na arte. Jornal USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/cultura/quando-a-arte-das-mulheres-desafia-a-covid-19/
[1h38min] Mulheres no Cinema. Entrevistada: Isabel Wittmann. Entrevistadores: Débora Prado e Filipe Mendonça. Chutando a Escada. 18 dez. 2018. Podcast. Disponível em: <https://chutandoaescada.com.br/2018/12/18/chute-087-mulheres-no-cinema/>.[19 pág] BYERLY, Carolyn; ROSS, Karen. “2. Women in/as entertainment”. In: Women and Media: A Critical Introduction. Oxford: Blackwell Publishing Ltd., 2006, p. 17-36.
[6 pág] STEFANEL, Xandra. Machismo e misoginia também se combatem com música. Rede Brasil Atual. 03 jan 2017. Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2017/01/machismo-e-misoginia-tambem-se-combate-com-musica-8343/
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Entrega até 23h59 de 26/10
Em uma página, realize uma breve análise crítica de uma obra artística ou de um recurso midiático (filme, notícia, vídeo, livro, pintura, conto, etc.), com base nas leituras prévias e discussões dos encontros deste módulo.
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Encontro de monitoria nos grupos de produção do trabalho final.
Objetivos: (i) balanço do que foi produzido até agora e de como está sendo o trabalho em grupo, (ii) feedbacks das monitoras sobre a versão entregue, (iii) definição das próximas tarefas, responsáveis e prazos.
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Entrega até 23h59 de 01/11
Entrega da primeira versão do produto.
Observação: É necessário que apenas um(a) integrante do grupo faça o envio.
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Bibliografia obrigatória
[21 pág] FURNO, Juliane et al. Boletim especial sobre gênero: as mulheres na pandemia. 2021. Boletim de Política Econômica do IREE - Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, [S. l.], 2021. Disponível em: < https://iree.org.br/wp-content/uploads/2021/03/BOLETIM-ESPECIAL-DO-IREE-SOBRE-GE%CC%82NERO-V2.pdf >
[10 pág] KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Hélène; SENATIER, Danièle. Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
Bibliografia complementar
ARCANJO, Daniela. Argentina reconhece cuidado materno como trabalho para aposentadoria. Mercado de Trabalho, Folha de São Paulo, 23 jul. 2021. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/07/argentina-reconhece-cuidado-materno-como-trabalho-para-aposentadoria-entenda.shtml >
[10 pág] BARBOSA, A.; COSTA, J.; HECKSHER, M. Mercado de trabalho e Pandemia da covid-19: ampliação de desigualdades já existentes?. IPEA. Julho, 2020. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10291/2/BMT_69_mercado_de_trabalho.pdf>
[26 pág] PINHEIRO, Luana; TOKARSKI, Carolina; VASCONCELOS, Marcia. Vulnerabilidades das trabalhadoras domésticas no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10077/1/NT_75_Disoc_Vulnerabilidades%20das%20Trabalhadoras%20Domesticas.pdf>
[14 pág] HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595-609, set. /dez. 2007.
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Bibliografia Obrigatória
[10min37seg] Vídeo - Yara Frateschi para a Casa do Saber: O que significa crise do cuidado no cenário atual da pandemia. Disponível em:
[5 pág] Gênero e Número & SOF. Pesquisa: Sem parar - o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. p. 11-16 http://mulheresnapandemia.sof.org.br/wp-content/uploads/2020/08/Relatorio_Pesquisa_SemParar.pdf[29 min] Podcast Folha de S.Paulo Café da manhã - O peso da pandemia para mulheres que são mães. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1VI24OvwwD3qZjYSpCIWkH?si=v4Vr19QvSfSPgaG6RpChcQ&dl_branch=1
[3 pág] Diniz, D. & Carino, G. (2020, 20 de março). Patroas, empregadas e coronavírus. Nós, mulheres da elite, lamentamos a difícil tripla jornada de trabalho com filhos na casa. Muitas já vivem essa cruel realidade há tempos. El País Recuperado de https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-03-21/patroas-empregadas-e-coronavirus.html
Bibliografia Complementar
[5 pág] BATTHYÁNY, Karina (CLACSO) - A pandemia evidencia e potencializa a crise de cuidados: https://www.dmtemdebate.com.br/a-pandemia-evidencia-e-potencializa-a-crise-de-cuidados/
[63 min] Podcast - “Cuidar, verbo coletivo”. Episódio 10: Hora de (re) partir com Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0wRBpretBFm57CZ9ZcDwlv?si=PsLWGBOGSkOvwUT_AQ_1zA&dl_branch=1[8 pág] Entrevista com Renata (Tica) Moreno. Pandemia, crise do cuidado e as mulheres exauridas. https://outraspalavras.net/outrasmidias/pandemia-crise-do-cuidado-e-as-mulheres-exauridas/
Fernanda Mena. Folha S. Paulo. Pandemia deflagra crise do cuidado e põe em risco conquistas femininas; leia depoimentos: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/03/pandemia-deflagra-crise-do-cuidado-e-poe-em-risco-conquistas-femininas.shtml?origin=folha
Cuidar, verbo coletivo: diálogos sobre o cuidado na pandemia da Covid-19 / Bruna Angotti, Regina Stela Corrêa Vieira, (organizadoras). – Joaçaba: Editora Unoesc, 2021. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/editora/Cuidar,_verbo_coletivo.pdf-
Entrega até 23h59 de 16/11
Pesquisar um lugar em que gostaria de trabalhar e verificar se possui alguma política de diversidade e/ou uma política que tenha sido implementada em decorrência da pandemia. Sintetizar os resultados da pesquisa em no máximo uma página.
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Encontro de monitoria nos grupos de produção do trabalho final.
Objetivos: (i) treinar apresentação do produto final (ii) receber feedbacks das professoras coordenadoras.
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Entrega até 23h59 de 22/11
Identificar uma estratégia de divulgação e enviar a nova versão dos produtos do grupo.
Observação: É necessário que apenas um(a) integrante do grupo faça o envio.
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Bibliografia Obrigatória
[27 pág] Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres. Recomendação Geral Nº 33 sobre o acesso das mulheres à justiça. Tradução: Valéria Pandjiarjian Revisão: Silvia Pimentel (Comitê CEDAW). Disponível em: https://assets-compromissoeatitude-ipg.sfo2.digitaloceanspaces.com/2016/02/Recomendacao-Geral-n33-Comite-CEDAW.pdf
Bibliografia Complementar[35 pág] SEVERI, Fabiana Cristina. O gênero da justiça e a problemática da efetivação dos direitos humanos das mulheres / The court of gender and the problem of effective human rights of women. Revista Direito e Práxis , v. 7, p. 80-115, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaceaju/article/view/16716
O Direito das mulheres no Brasil: https://linhasdotempo.fundacaofhc.org.br/direito-das-mulheres/
[8 pág] SORJ, Bila - O FEMININO COMO METÁFORA DA NATUREZA https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/15806/14299
[7 pág] PIMENTEL, Silvia: O direito das mulheres. Entrevista. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/silvia-pimentel-o-direito-das-mulheres/
[2h03min] Ciclo de debates e formação CEDD | Aula 6 - Acesso à justiça para mulheres: -
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Entrega até 23h59 de 03/12
Entrega assíncrona da versão final do projeto, para possibilitar a leitura e contato prévio dos(as) convidados(as) com os materiais produzidos.
Observação: É necessário que apenas um(a) integrante do grupo faça o envio.
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