Diagrama de temas
-
Alunos que não conseguiram apresentar T3 ou T4 na data prevista devem fazer um vídeo de até 5 minutos (pelo celular ou apresentação do power point com gravação de voz) com a respectiva apresentação. Também poderão fazer o envio da atividade escrita e/ou foto no padlet, mesmo com atraso.
Envio do vídeo deve ser feito para o e-mail da professora bruna.giusti@usp.br e a parte escrita ser enviada na Tarefa do e-disciplina respectiva.
✔️ ENVIO ATÉ DIA 23/07/2021, VALENDO 100% DA NOTA
✔️ ENVIO ATÉ DIA 25/07/2021, VALENDO 80% DA NOTA-
Observações:
- Alunos com 4 faltas precisam estar presentes na aula 15, do dia 29/07/2021, para não reprovarem por frequência;- Alunos com 3 faltas ou menos: se faltarem na aula 15 serão acrescidos de uma falta, mas não reprovam por frequência, que precisa ser no mínimo 75%, ou seja, até 4 faltas.
Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo direct ou e-mail (bruna.giusti@usp.br).
-
Olá estudantes!
Sejam bem-vindos/as às aulas de EDM0615 - Educação Matemática (Profª. Raquel).
As aulas da turma (síncronas) acontecerão às 5ª feiras à noite, das 19h30min às 21h30min.
Abraços,
Professora Raquel e BrunaATENÇÃO! SEGUE NOVO LINK PARA AS NOSSAS AULAS SÍNCRONAS:
-
Olá estudantes!
Estabelecemos alguns combinados para a disciplina de Educação Matemática:
- Você deve assistir as aulas síncronas e acompanhar as tarefas no e-disciplina. Caso não consiga assistir as aulas, avise a professora ou monitoras por e-mail;
- Haverá registro de presença nas aulas síncronas. Se você tiver logado em um computador de outra pessoa, escreva no chat o seu nome para podermos fazer o registro;
- As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas. A autorização será solicitada no início de cada aula;
- Durante as aulas síncronas, mantenha os microfones desligados. Ative apenas quando precisar falar;
- O meio de entrega de trabalhos é o e-disciplina.
O contato via e-mail, a respeito de assuntos específicos da disciplina de Educação Matemática, deve se dar por meio dos seguintes endereços:
Docentes: Raquel Milani (rmilani@usp.br) e Bruna Lima Ramos Giusti (bruna.giusti@usp.br)
Monitoras: Kely Cristina Bueno (kelybueno.kcb@usp.br) e Letícia Silva Souza (leticiasilva2018@usp.br)
-
Na primeira aula foram realizadas as apresentações e estabelecido alguns combinados para o bom andamento da disciplina.
-
Segue o cronograma final (ALTERADO DIA 17/06)das atividades.
Inclui a forma de avaliação.
-
VII MOSTRA DE ESTÁGIOS FEUSP
Período: 27/04/2021 a 28/04/2021É necessário fazer inscrição.
-
Planilha para organização dos grupos.
-
Vídeo referente à gravação da aula 1 - 15/04/21.
-
-
-
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
-
Leitura complementar
MILANI, R. Transformar Exercícios em Cenários para Investigação: uma Possibilidade de Inserção na Educação Matemática Crítica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 31, p. 1-18, 7 maio 2020.
-
Leitura complementar
Origem da EMC - Entrevista concedida por Ole Skovsmose a CEOLIM e HERMANN (2012) publicada na Rev. Paranaense de Ed. Matemática, v.1, n.1.
-
Slide - Cenário para investigação
-
Gravação referente à aula 2 - 22/04/2021
-
-
Orientações para aula:
- Leitura prévia do texto 1 (RIBEIRO, 2011) e ler páginas 303 a 318 do Currículo Paulista ensino fundamental.
- Leitura complementar (optativa) do texto 2 (ROTONDO, CAMMAROTA, 2017).
-
Leitura prévia:
RIBEIRO, Carlos Miguel. Abordagem aos números decimais e suas operações: a importância de uma eficaz navegação entre representações. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 407-422, 2011.
-
Leitura complementar:
ROTONDO, Margareth Aparecida Sacramento; CAMMAROTA, Giovani. FABULAÇÃO CONCRETO-ABSTRATO: NO ENTRE DAS POLÍTICAS COGNITIVAS. In: 38ª Reunião ANPEd, Democracia em risco: a Pesquisa e a Pós-graduação em contexto deresistência. 2017, São Luís. Anais http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT19_920.pdf, acesso em <22 de mar. 2018>
-
Gravação referente à aula 3 - 29/04/2021
-
-
Aula assíncrona para preparação e elaboração dos trabalhos em grupo (parte escrita e apresentação).
A professora e as monitoras estarão disponíveis via e-mail ou mensagem para responder eventuais dúvidas dos alunos.-
Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.
Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.
Mínimo 8 e máximo 20 páginas (dê preferência em utilizar fonte Times 12 ou Arial 11).
-
Trabalhos escritos: A entrega dos trabalhos escritos deverá ser feita por um dos membros do grupo até às 19h29min pelo "envio de tarefa" disponibilizado na AULA 4. Todos os grupos (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) deverão entregar o trabalho.
Apresentação (5 a 10 min): A apresentação da Sequência Didática deve estar de acordo com o Trabalho enviado e deverá ser feita pelos Grupos 1, 2, 3 e 4. Os demais grupos deverão comentar pelo menos um dos trabalhos dos colegas.
Obs: a distribuição dos grupos encontra-se na Aula 1
Dinâmica da aula:
Apresentação: entre 5 e 10 minutos para cada grupo
Comentários dos colegas, professora e/ou monitoras: total de 15 minutos
-
Leituras prévias:
* Capítulo 5 do e-book: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf
LOPES, A. R. L. V.; MARCO, F. F.; ROSS, L. T. W. Do Espaço e das Formas ao Ensino de Geometria nos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, R. F.; SOUZA, A. C.; BERTINI, L. F. (org.). A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília: SBEM, 2018, cap.5, p. 94-117.
* Currículo Paulista: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
Ler páginas 321 e 322 - Geometria
Ler as Habilidades e os objetos de conhecimentos, de 1º ao 5º ano, referentes à Geometria (páginas 328 a 345)
-
Aula assíncrona para preparação e elaboração dos trabalhos em grupo (parte escrita e apresentação).
A professora e as monitoras estarão disponíveis via e-mail ou mensagem para responder eventuais dúvidas dos alunos.-
Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.
Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.
Todos os grupos devem fazer o envio da tarefa
Mínimo 8 e máximo 20 páginas (dê preferência em utilizar fonte Times 12 ou Arial 11).
-
-
Trabalhos escritos: A entrega dos trabalhos escritos deverá ser feita por um dos membros do grupo até às 19h29min pelo "envio de tarefa". Todos os grupos (1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7) deverão entregar o trabalho.
Apresentação (5 a 10 min): A apresentação da Sequência Didática deve estar de acordo com o Trabalho enviado e deverá ser feita pelos Grupos 5, 6 e 7. Os demais grupos deverão comentar pelo menos um dos trabalhos dos colegas.
Obs: a distribuição dos grupos encontra-se na Aula 1
Dinâmica da aula:
Apresentação: entre 5 e 10 minutos para cada grupo
Comentários dos colegas, professora e/ou monitoras: total de 15 minutos
-
Leitura prévia:
GIUSTI, Bruna Lima Ramos; VALENTE, Wagner Rodrigues. O saber profissional do professor que ensina matemática: análise de um caderno de normalista de 1950. 2020.
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18921
Leitura complementar:
BERTINI, Luciane de Fatima. OS PROBLEMAS NA ‘MATEMÁTICA PARA ENSINAR ENSINADA’ EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO (décadas de 1920 e 1930). Revista de História da Educação Matemática, v. 5, n. 1, 2019.
http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/249
-
Aula assíncrona para preparação e elaboração dos trabalhos (duplas, trios ou individual).
O Trabalho 3 consiste em:
Fazer uma análise comparativa de qualquer conteúdo matemático entre cadernos antigos (escolher 1) e algum documento oficial atual (caderno de aluno, programa, currículo, BNCC, livros didáticos, apostilas etc)
Preparar a apresentação de 5 minutos para a próxima semana.
Preparar duas laudas (parte escrita para entregar) para explicar a análise.
Na apresentação deverá estar explícito: os alunos que estão apresentando, ano e referência do caderno antigo e qual documento atual utilizou.
Os cadernos estão disponíveis em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160300
A professora e as monitoras estarão disponíveis via e-mail ou mensagem para responder eventuais dúvidas dos alunos.
-
OBSERVAÇÃO: ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM APRESENTAR NA DATA E/OU POSTAR A ATIVIDADE ESCRITA, DEVEM FAZER UM VÍDEO DE ATÉ 5 MINUTOS (CELULAR OU APRESENTAÇÃO DO POWER POINT COM GRAVAÇÃO DE VOZ) COM A RESPECTIVA APRESENTAÇÃO.
ENVIO ATÉ DIA 23/07/2021, VALENDO 100% DA NOTA.ENVIO ATÉ DIA 25/07/2021, VALENDO 80% DA NOTA (enviar para e-mail da professora bruna.giusti@usp.br)
Apresentação dos trabalhos sobre História da Educação MatemáticaA apresentação da análise comparativa entre um caderno antigo e um documento oficial atual deverá ser feita em formato on line, de modo em que os demais participantes consigam visualizar as diferenças/semelhanças no ensino do conteúdo matemático selecionado.
Na apresentação deverá estar explícito: os alunos que estão apresentando, ano e referência do caderno antigo e qual documento atual utilizou. (Tempo máximo: 5 minutos)
Parte escrita: entrega de até duas páginas com análise comparativa. Não é necessário capa, apenas identificar os estudantes.
A avaliação (0 a 10,0 pontos) será feita com base na apresentação do dia 01/07 e na parte escrita.
-
Enviar a parte escrita da análise comparativa entre um caderno antigo (até década de 1990) e um documento oficial atual (a partir de 2010).
Enviar a análise, em no máximo, duas páginas (word ou pdf).
Pode conter imagens/figuras para comparação.Um envio por pessoa, trio ou dupla.
-
Leituras prévias:
1) NUNES, T. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. P. (Org.). Por que ainda há quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 119-136.
2) NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática, n. 9-10, p. 1-6, 2005.
-
Aula assíncrona para preparação e elaboração do trabalho.
O trabalho 4 consiste em:
- Deverá ser realizado em duplas, trios ou de forma individual.
- Elaborar e preparar um material (manipulável, jogo, jogo on line etc) para trabalhar o conteúdo de frações no Ensino Fundamental I.
- Postar uma foto no Padlet (até 19h29min do dia 22/07)
Preparar uma apresentação visual de 5 minutos para explicar o material elaborado (como funcionaria, como foi feito, para que ano se dedica) para próxima semana.
- Preparar parte escrita: entregar 2 laudas explicando o material (como funcionaria, como foi feito, para qual ano se dedica) - (22/07)
Link para postar a foto: https://padlet.com/kelybuenokcb/r5ins6w5qu0rmow
Lembre-se: O trabalho deve ser postado no Padlet (antes de iniciar a aula, até às 19h29min do dia 22/07)A professora e as monitoras estarão disponíveis via e-mail ou mensagem para responder eventuais dúvidas dos alunos.
-
OBSERVAÇÃO: ALUNOS QUE NÃO CONSEGUIRAM APRESENTAR/POSTAR FOTO OU ATIVIDADE ESCRITA, DEVEM FAZER UM VÍDEO DE ATÉ 5 MINUTOS (CELULAR OU APRESENTAÇÃO DO POWER POINT COM GRAVAÇÃO DE VOZ) COM A RESPECTIVA APRESENTAÇÃO.
ENVIO ATÉ DIA 23/07/2021, VALENDO 100% DA NOTA.ENVIO ATÉ DIA 25/07/2021, VALENDO 80% DA NOTA.
Apresentação dos trabalhos sobre Fração (Foto + apresentação + escrito)
Postar foto do material elaborado para trabalhar frações no EF 1 no Padlet (até 19h29min do dia 22/07), com breve explicação/título do material.
A apresentação do material elaborado deverá ser feita em formato on line, em no máximo 5 minutos, de modo em que os demais participantes consigam compreender: qual material foi criado, para qual série se destina, como foi feito e como será utilizado o material/jogo. Se possível, mostrar a foto postada no Padlet.
Parte escrita: entrega de duas páginas explicando o material elaborado. Não é necessário capa, apenas identificar os estudantes. Podem ser incluídas fotos do material.
A avaliação (0 a 10,0 pontos) será feita com base na apresentação do dia 22/07 e na parte escrita, ou seja, na explicação da foto postada no Padlet.
-
Inclua uma foto do seu material elaborado para compartilhar com os demais colegas.
Dê um título ao material ou faça uma breve descrição dele.
O mural com as fotos será compartilhado no início da aula. -
Enviar a parte escrita do material elaborado para trabalhar frações no ensino fundamental 1.
Enviar, no máximo, duas páginas (word ou pdf).
Pode conter imagens/figuras para comparação.Um envio por pessoa, trio ou dupla.
-
Encerramento e auto avaliação da disciplina.
Retorno sobre os trabalhos e demais instrumentos avaliativos.
Divulgação das notas finais.
Obs: As notas da Tarefa 3 serão disponibilizadas até dia 29/07/2021