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LINK DA GRAVAÇÃO DA AULA DE APRESETAÇÃO DO CURSO
1.
https://drive.google.com/file/d/1pVX88wQLd-Q_4hhM_MgQkOYv1OIKZZGc/view
*Neste tópico inicial apresentarei o curso, seu objetivo, seu plano de trabalho, bem como as orientações para o aprendizado e as avaliações.
Este curso tem como objetivo a apresentação do lugar e da importância da obra de Winnicott no campo das práticas de cuidado PSI: dentre elas, as psicoterápicas (psicanalíticas ou no quadro de outras vertentes teórico-semânticas da psicologia), educacionais, médicas e de assistência social.
Como forma de trabalho vamos utilizar das aulas on-line e vídeos de apoio (tanto para serem assistidos antes ou depois das aulas) como para serem comentados durante as aulas.
Como forma de avaliação, os alunos deverão fazer fichamentos de material didático apresentados e, ao final, deverão fazer um trabalho reflexivo sobre o valor e a utilidade do curso para sua formação.
PROGRAMA
Aula 1. Apresentação
Aula 2. O paradigma freudiano da psicanálise
Aula sobre Freud
Parte 1: 53:07 (tempo)
Parte 2: 20:25 (tempo)
Material de apoio: filme Freud: Além da alma (PARA SER VISTO ANTES E DEPOIS DA AULA)
Aula 3. O lugar de Winnicott na história da psicanálise
VÍDEO YOUTUBE:
Para Ler e entender Winnicott
( )
Vídeo secundário:
A concepção de natureza humana (https://www.youtube.com/watch?v=QchPhiUzC9A&t=62s)
Aula 4 e 5. Os objetos e Fenômenos Transicionais
Parte 01: Vídeo-cast:
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-51). SÃO PAULO: UBU, 2019.
Aula 6. Conteúdos gerais de O Brincar e a Realidade
Parte 02:
Aula 7. O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico.
Fulgencio, L. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136.
Aula 8 e 9. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott
A CULTURA NO PROCESSO PSICOTERÁPICO DO PONTO DE VISTA DA PSICANÁLISE (aula e conferência; Leopoldo Fulgencio)
Winnicott, D. W. (1971q). O lugar em que vivemos. In O Brincar & a Realidade (pp. 167-176). São Paulo: UBU, 2019.
Winnicott, D. W. (1967b). A Localização da Experiência Cultural. In O Brincar & a Realidade (pp. 154-166). São Paulo: UBU, 2019
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
Aula 10 e 11. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais.
(Ler junto com os alunos)
Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Aula 12. Conferência:
Abandono, desespero e ódio: o ovo, o coração e a cabeça da serpente. Comentário sobre a psicologia dos ditadores e do “zé ninguém” autoritário
(Leopoldo Fulgencio)
Aula 13. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento e a teoria do desenvolvimento do SER
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
Ver e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
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Winnicott and the Development of Being
https://www.youtube.com/watch?v=diC9ETMYC7k&feature=youtu.be
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Literatura secundária:
Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.
Aula 14. Aula para orientação sobre a possibilidade de realizar pesquisa de Iniciação Científica e avaliação final do curso
Aula 15. Aula para finalização do curso
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Aula 2. O paradigma freudiano da psicanálise
Aula sobre Freud
Parte 1:
53:07 tempo
Parte 2:
20:25 tempo
Material de apoio: filme Freud: Além da alma
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Aula 3. O lugar de Winnicott na história da psicanálise
Para Ler e entender Winnicott ( )
Vídeo secundário:
A concepção de natureza humana (https://www.youtube.com/watch?v=QchPhiUzC9A&t=62s)
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Aula 4 e 5. Os objetos e Fenômenos Transicionais
Parte 01: Vídeo-cast:
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
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Aula 4 e 5. Os objetos e Fenômenos Transicionais
Parte 01: Vídeo-cast:
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
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Aula 6. Conteúdos gerais de O Brincar e a Realidade
Parte 02:
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Aula 7. O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico.
Conferência-aula de Leopoldo Fulgencio
Fulgencio, L. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136.
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Aula 8. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 1
Aula-conferência de Leopoldo Fulgencio
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
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Aula 9. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 2
Winnicott, D. W. (1971q). O lugar em que vivemos. In O Brincar & a Realidade (pp. 145-152). Rio de Janeiro: Imago Ed.,1975.
Winnicott, D. W. (1967b). A Localização da Experiência Cultural. In O Brincar & a Realidade (pp. 133-143). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo) -
Aula 10. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais - Parte 1
Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
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Aula 11. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais- Parte 2
Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
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Aula 12. O perfil psicológico dos ditadores
Aula-Conferência de Leopoldo Fulgencio
Abandono, desespero e ódio: o ovo, o coração e a cabeça da serpente. Comentário sobre a psicologia dos ditadores e do “zé ninguém” autoritário
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Aula 13. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento e a teoria do desenvolvimento do SER
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
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Ver e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)
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Winnicott and the Development of Being
https://www.youtube.com/watch?v=diC9ETMYC7k&feature=youtu.be
Literatura secundária:
Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.
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Aula 14. Aula para orientação sobre a Iniciação Científica
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Aula 15. Aula para finalização do curso