Kursthemen

  • Apresentação do Curso

    LINK DA GRAVAÇÃO DA AULA DE APRESETAÇÃO DO CURSO 

    1.

    ATUALIDADE WINNICOTT (2021-04-14 at 10:05 GMT-7)

    https://drive.google.com/file/d/1pVX88wQLd-Q_4hhM_MgQkOYv1OIKZZGc/view

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    Neste tópico inicial apresentarei o curso, seu objetivo, seu plano de trabalho, bem como as orientações para o aprendizado e as avaliações.

    Este curso tem como objetivo a apresentação do lugar e da importância da obra de Winnicott no campo das práticas de cuidado PSI: dentre elas, as psicoterápicas (psicanalíticas ou no quadro de outras vertentes teórico-semânticas da psicologia), educacionais, médicas e de assistência social. 

    Como forma de trabalho vamos utilizar das aulas on-line e vídeos de apoio (tanto para serem assistidos antes ou depois das aulas) como para serem comentados durante as aulas.

    Como forma de avaliação, os alunos deverão fazer fichamentos de material didático apresentados e, ao final, deverão fazer um trabalho reflexivo sobre o valor e a utilidade do curso para sua formação. 

    PROGRAMA 

    Aula 1. Apresentação

    Aula 2. O paradigma freudiano da psicanálise 

                 Aula sobre Freud

                 Parte 1:       53:07 (tempo)

                 Parte 2:      20:25 (tempo)

                 Material de apoio: filme Freud: Além da alma (PARA SER VISTO ANTES E DEPOIS DA AULA)

     

    Aula 3. O lugar de Winnicott na história da psicanálise

                VÍDEO YOUTUBE:

                 Para Ler e entender Winnicott 

                ( )


    Vídeo secundário:

    A concepção de natureza humana (https://www.youtube.com/watch?v=QchPhiUzC9A&t=62s)

     

    Aula 4 e 5.  Os objetos e Fenômenos Transicionais 

               Parte 01: Vídeo-cast: 

               Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)

    Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-51). SÃO PAULO: UBU, 2019.

     

    Aula 6. Conteúdos gerais de O Brincar e a Realidade

              Parte 02: 


    Aula 7. O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico.

    Fulgencio, L. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136.

     

    Aula 8 e 9. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott

    A CULTURA NO PROCESSO PSICOTERÁPICO DO PONTO DE VISTA DA PSICANÁLISE (aula e conferência; Leopoldo Fulgencio)

    Winnicott, D. W. (1971q). O lugar em que vivemos. In O Brincar & a Realidade (pp. 167-176). São Paulo: UBU, 2019.

    Winnicott, D. W. (1967b). A Localização da Experiência Cultural. In O Brincar & a Realidade (pp. 154-166). São Paulo: UBU, 2019

     Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)


    Aula 10 e 11. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais.

    (Ler  junto com os alunos)

    Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

     

    Aula 12. Conferência:

    Abandono, desespero e ódio: o ovo, o coração e a cabeça da serpente. Comentário sobre a psicologia dos ditadores e do “zé ninguém” autoritário

    (Leopoldo Fulgencio) 

     

     

    Aula 13. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento e a teoria do desenvolvimento do SER

     Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto

    Ver e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)


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    Winnicott and the Development of Being

    https://www.youtube.com/watch?v=diC9ETMYC7k&feature=youtu.be

     *

    Literatura secundária:

    Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.

     

    Aula 14. Aula para orientação sobre a possibilidade de realizar pesquisa de Iniciação Científica e avaliação final do curso

     

    Aula 15. Aula para finalização do curso

     

     

     

     

     

     


     

  • O paradigma freudiano da psicanálise

    Aula 2. O paradigma freudiano da psicanálise 

    Aula sobre Freud

    Parte 1: 

    53:07 tempo

    Parte 2: 

    20:25 tempo

    Material de apoio: filme Freud: Além da alma


  • O lugar de Winnicott na história da psicanálise

     

    Aula 3. O lugar de Winnicott na história da psicanálise

    Para Ler e entender Winnicott ( )

    Vídeo secundário:

    A concepção de natureza humana (https://www.youtube.com/watch?v=QchPhiUzC9A&t=62s)


  • Os objetos e Fenômenos Transicionais- Parte 1

    Aula 4 e 5.  Os objetos e Fenômenos Transicionais 

    Parte 01: Vídeo-cast: 

     

    Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)

    Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.


  • Os objetos e Fenômenos Transicionais - Parte 2

    Aula 4 e 5.  Os objetos e Fenômenos Transicionais 

    Parte 01: Vídeo-cast: 

     

    Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)

    Winnicott, D. W. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais. In O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.


  • Conteúdos gerais de O Brincar e a Realidade

    Aula 6. Conteúdos gerais de O Brincar e a Realidade

    Parte 02: 


  • O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico.

    Aula 7. O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico.

    Conferência-aula de Leopoldo Fulgencio

    Fulgencio, L. (2008). O brincar como modelo do método de tratamento psicanalítico. Revista Brasileira de Psicanálise, 42(1), 124-136.


  • A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 1

    Aula 8. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 1

    Aula-conferência de Leopoldo Fulgencio

    Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)



  • A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 2

    Aula 9. A teoria da cultura do ponto de vista de Winnicott - Parte 2

    Winnicott, D. W. (1971q). O lugar em que vivemos. In O Brincar & a Realidade (pp. 145-152). Rio de Janeiro: Imago Ed.,1975.

    Winnicott, D. W. (1967b). A Localização da Experiência Cultural. In O Brincar & a Realidade (pp. 133-143). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.

    Ler e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)

  • As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais - Parte 1

    Aula 10. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais - Parte 1

    Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.


  • Abschnitt 11

    Aula 11. As condições para a existência da democracia e a constituição dos antissociais- Parte 2

    Winnicott, D. W. (1950a). Algumas Reflexões sobre o Significado da Palavra "Democracia". In Tudo Começa em Casa (pp. 249-271). São Paulo: Martins Fontes, 1999.


  • O perfil psicológico dos ditadores

    Aula 12. O perfil psicológico dos ditadores

    Aula-Conferência de Leopoldo Fulgencio

    Abandono, desespero e ódio: o ovo, o coração e a cabeça da serpente. Comentário sobre a psicologia dos ditadores e do “zé ninguém” autoritário


  • As teorias psicanalíticas do desenvolvimento e a teoria do desenvolvimento do SER

    Aula 13. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento e a teoria do desenvolvimento do SER

     Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto

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    Ver e fichar (entregar, daqui a 15 dias, o fichamento do artigo)

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    Winnicott and the Development of Being

    https://www.youtube.com/watch?v=diC9ETMYC7k&feature=youtu.be

     

    Literatura secundária:

    Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.


  • Aula para orientação sobre a Iniciação Científica

    Aula 14. Aula para orientação sobre a Iniciação Científica 

  • Aula de avaliação do curso

    Aula 15. Aula para finalização do curso