Aperçu des sections
-
Apresentação da disciplina. Retomar princípios do processo de criação (material de referência, dispositivos de jogo e procedimentos de criação). Pensar o processo criativo a partir de uma abordagem da licenciatura. Apresentar referências bibliográficas. Definir modos de documentação do processo que se inicia.
Compartilhamento de materiais de referência definidos previamente (por Luiz Pimentel e eu) e sugeridos pelos participantes (pensar em interesses temáticos e formais). Dividir materiais para apreciação, de acordo com os interesses dos participantes.
-
Atividade programada – apreciação de materiais de referência:
- Volta ao dia em 80 mundos, Julio Cortazar
- Quando eu morrer vou contar tudo a Deus, peça de Maria Shu
- A menor mulher do mundo, Clarice Lispector
- Grapefruit, Yoko Ono
- Tentativa de Esgotamento de um local parisiense, George Perec
- Vídeos de Ben Levin
- Entre Quatro Paredes, Jean-Paul Sartre
- notícias sobre a síndrome de Hikikomori
- Zona Contaminada, Caio Fernando Abreu
- O garoto, Charlie Chaplin
- Documentário "The Wolffpack"
- Filme: Dente Canino, Yorgos Lanthimos
Discussão sobre os materiais apreciados - defesa dos materiais.
Verificação de possibilidades para a continuidade do processo. Pensar em formatos possíveis para a criação.
-
21/09: atividade programada – leitura do artigo da Paulina e do Getúlio (pdf em anexo) e produção de parágrafo reflexivo.
CAON, Paulina & ARAÚJO, Getúlio Góis. Caminhar, desacelerar: uma experiência com audiotour e fotoperformance na escola. DOSSIÊ PERFORMANCE E ESCOLA. Cadernos do Cedes/Centro de Estudos Educação Sociedade. São Paulo: Cortez/Cedes, vol.37, no.101, 2017.
24/09: Protocolo da Marina.
Apreciação da criação dramatúrgica para instagram, realizada por Luiz Pimentel
Discussão sobre o artigo lido e reflexão sobre formatos: audiotour e foto performance.
25/09: Discussão sobre o texto do Jorge Dubatti.
Apreciação do material "Quando eu morrer vou contar tudo a Deus", para dar continuidade à reflexão sobre formatos.
-
29 de setembro, às 10h pelo zoom - WEBINAR - Interfaces entre teatro e cinema, com Caetano Gotardo.
Assistir trechos de filmes indicados por ele em email enviado por mim hoje.
01 de outubro - definição de material de referência
Preparar defesa dos materiais: Entre quatro paredes x Zona Contaminada
02 de outubro - aula sobre audiotour
-
05/10:
Elaboração de procedimento de criação a ser compartilhado na sexta-feira por cada um dos trios.
08/10:
Protocolo da Mabê.
Continuação da aula sobre audiotour.
09/10:
Compartilhamento de procedimentos de criação dos 3 trios.
-
Insiram aqui os áudios gravados por cada pessoa.
(Luiz, insira aqui a lista de páginas e nomes das pessoas que gravarão cada parte):
-
Mabê, Maci e Lai,
Criei esse fórum para conversar com vocês sobre a edição de áudio. O livro é longo, são mais de 300 páginas, então queria deixar vocês à vontade para proporem algum tipo de divisão do áudio caso ele fique muito longo. Pensei em dividir em duas ou três partes. O importante é não deixar que o áudio final dure mais de 1 hora. Ou seja, se o material total tiver mais de 1 hora, pensem em dividi-lo em 2 ou 3 partes. Qualquer questão, vamos conversando por aqui.
-
12/10: FERIADO - gravação de trechos do livro Grape Fruit
15/10: Protocolo da Giovana.
Proposição de procedimento de criação.
Discussão sobre procedimentos levantados pelo último trio.
16/10: Leitura coletiva de Zona Contaminada e primeiras seleção de interesses percebidos no material de referência.
-
19 de outubro:
Leitura do texto: "Programa performativo: o corpo em experiência", de Eleonora Fabião
Trabalho nos trios: Formular o enunciado de um procedimento de criação, a partir da proposta apresentada na semana anterior.
22 de outubro:
Protocolo do Zé;
Análise e experimentação de um ou mais enunciados;
Discussão sobre o texto lido (de Eleonora Fabião);
Definição de ação com o texto "Zona Contaminada".
23 de outubro:
Audição da primeira parte do livro "Grapefruit" em deslocamento pela cidade.
Escrita automática e reflexão sobre a experiência.
Seleção de programas de Yoko Ono.
Continuidade da discussão sobre programa de ação. -
26 de outubro:
Criar um programa de ação relacionado aos temas identificados nos materiais trabalhados.
Transcrever sua escrita automática.
Colocar até três fotos do percurso, que sugerem o que você gostaria de levar para a eternidade.
Escolher instruções de Yoko Ono, que você considera caras.
Audição da parte 2 do áudio de Grapefruit, caminhando nos arredores de sua casa, seguida de escrita automática.
29 de outubro:
Webinar com Ciça Mello
30 de outubro:
Procedimentos de criação a partir do texto "Zona Contaminada", a serem apresentados por mim e pelo Luiz.
Imprimir texto que será disponibilizado até quarta-feira.
Ter em mãos algumas folhas de papel vegetal.
-
02 de novembro - Encontro de dramaturgia (EXTRA) com Luiz Pimentel
Segunda de 13h às 15h.
05 de novembro
Protocolo do Nil
Compartilhamento do trabalho realizado na segunda
Discussão do verbete "Protocolo", do livro "Léxico de Pedagogia do Teatro"
06 de novembro
Outros procedimentos dramatúrgicos: definição do roteiro do audiotour.
Apreciação e escolha de programas de ação.
-
Aula dia 9/11: AULA EXTRA, de 17h às 19h
(a confirmar se será pelo zoom, se não for, enviarei um link para o meet)
Semana do Seminário de Projetos - não haverá aula dias 12 e 13 de novembro)
-
Inserir aqui os materiais produzidos pelos grupos:
1. Dentro de casa
2. Roteiro Geográfico
3. Na rua
-
-
16 de novembro - trabalho em grupos para a redação da proposta de dramaturgia do audiotour.
19 de novembro -
Apreciação do protocolo da dupla Maci e Zé.
Apreciação das dramaturgias desenvolvidas nos grupos.
20 de novembro -
Aula sobre gravação e edição de audiotours ( a confirmar).
-
23 de novembro: Finalização da dramaturgia do audiotour
25 de novembro: Webinar com Cynthia Gusmão
26 de novembro: Apreciação coletiva da dramaturgia produzida
27 de novembro: Revisão e fechamento da dramaturgia
-
30 de novembro: Aula extra - fechamento da dramaturgia
03 de dezembro: Não haverá aula. Os grupos se dedicarão à finalização da edição do audiotour.
04 de dezembro: Protocolo da Marina e primeiro teste do audiotour.
-
7 de dezembro: aula de reposição
SEMANA DE LICENCIATURA
A tarefa postada abaixo poderá ser enviada até o dia 18 de dezembro. Se você conseguir enviar antes disso, ela será corrigida com antecedência. A data do envio não contará como um critério na hora da avaliação.
Abri um fórum para debater os enunciados da tarefa - atividade dirigida. Qualquer dúvida poderá ser discutida nesse espaço.
-
Peço, por favor, que respondam as questões no documento word e postem suas atividades também no formato word, assim posso comentar suas respostas e dar retornos para cada um de vocês.
-
-
14 de dezembro: Abertura do processo
[o link será enviado para a turma no dia do encontro, usaremos o mesmo link da aula da Tó, que se inicia às 14h com a abertura do Ateliê 1]
16h30: início da abertura, tempo para fruição do ateliê e debate sobre a experiência com o público.
17 de dezembro: Assistir conclusão do Ateliê 3 - Bacharelado
18 de dezembro: Avaliação geral.
Roda de conversa
Discussão sobre processo de avaliação.