Programação
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Oferecimento 2020 (adaptação face à pandemia) Programa resumido e avaliação: O objetivo desta disciplina é aprofundar os conhecimentos sobre multiculturalismo, diversidade e direitos obtidos na disciplina ACH0151 - SMD. Neste oferecimento, abordaremos as cosmologias indígenas ameríndias como contraposição à realidade hegemônica, o “buen vivir” como alternativa à noção capitalista de desenvolvimento, a construção da identidade do ser (gênero, "raça", cultura, etc.) e a sua relação com a realidade social e as desigualdades, bem como alternativas políticas a partir da teoria social para um mundo pós-pandemia.A avaliação será feita através da participação nas aulas e um trabalho final em grupo, na forma de artigo ou ensaio acadêmico.A sala para o debate ao vivo será sempre neste link.======AVISO TRABALHO DE CONCLUSÃO ===========
Prezada/os aluna/os,
Com o fim das aulas/seminários, entramos para a finalização da disciplina, através da produção dos trabalhos. Infelizmente, amanhã não poderei estar as 10hs para conversar com os grupos. No entanto, pensei que o apoio aos grupos até a finalização poderá se dar de forma sob demanda. Proponho a data-limite de entrega para o dia 15/12. Quando o trabalho estiver avançado, posso ler e comentar o texto para o grupo antes da entrega definitiva, de modo que possam fazer melhorias. Neste caso, peço que me enviem por volta do dia 10, assim tenho tempo de ler e vocês de implementarem as mudanças antes da entrega. Considerando a pandemia e os transtornos diversos que possam ter, posso conversar sobre dilatação do prazo.
Há perspectivas de publicação na Revista Gestão e Políticas Públicas se o trabalho for muito bom (não se frustrem se não der, mas é um bom exercício de escrita científica). Assim, podem seguir as normas de publicação da revista (APA): http://www.revistas.usp.br/rgpp/about/submissions
Em caso de dúvidas, fico à disposição. Fiquem seguros e bem.
Prof. Jorge
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Boas vindas, apresentação do curso, das principais ideias, das tarefas em grupo e das formas de avaliação
A aula gravada estará disponível antes das 8hs de terça neste link
A interação começa as 10hs através de link na respectiva aula.
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Aula gravadaLink da sala para interação/debate (as 10hs) : meet.google.com/ipv-inya-ntw (se houver problema com o link/sala, volte aqui para ver a atualização)Importante- Insira aqui informações sobre seu grupo para o trabalho de conclusão da disciplina- O trabalho da disciplina será na forma de artigo ou ensaio acadêmico. Portanto deve ter uma estrutura que inclua Introdução, com hipótese (se houver), objetivos, métodos, revisão bibliográfica, conclusão e referências em norma APA (por ser a mais simples e internacional). Encorajaremos a publicação dos resultados do trabalho. O tema deve estar relacionado a uma ou mais aulas da disciplina- Cada grupo deve trabalhar de forma colaborativa, com divisão de tarefas. Uma apresentação parcial deve do trabalho em desenvolvimento deve ser feita no meio da disciplina, em data a ser combinada com a turma.BECK, Ulrich. Elementos da Teoria da Sociedade do Risco. "Retorno a la sociedad del riesgo: teoría, política, críticas y programas de investigación", pp. 211-242, In La sociedad del riesgo global. Madrid: Siglo XXI Editores, 2002. (Tradução de excertos por Jorge Machado) http://each.usp.br/machado/smd/textos/beck_resumo.htmlGIDDENS, Anthony. As Conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP. 1991 . Capítulo 1. http://www.culturaegenero.com.br/download/consequenciasmodernidade.pdfComplementar (Para quem quiser se aprofundar)BECK,U., GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva. Política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo, SP: Ed. Unesp, 1997.
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Debate (10:00) meet.google.com/ipv-inya-ntwAula gravada:Que historia nos contaram?Existem culturas inferiores ou superiores?A violência cultural e simbólica.Complementar (para quem quiser se aprofundar)
- Meneses, Paulo. Etnocentrismo e relativismo cultural: algumas reflexões. Revista Symposium. Ano 3 • Número Especial • dezembro, 99 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3152/3152.PDF
- Política Indigenista no Brasil. Portal Povos Indígenas do Brasil, ISA - Ver todos links do menu à direita da página https://pib.socioambiental.org/pt/O_que_%C3%A9_pol%C3%ADtica_indigenista (navegar nos links do menu "Direitos" e "Políticas indigenistas".
Vídeos (opcional):- Índios do Brasil
(em especial min. 18-30)
- Índios, donos da terra (Aldeia Rio Silveiras)
- Índios Guarani em SC (sem reserva)
- Índio "virando cidadão"
- Comissão Rondon deu origem à política indigenista
- Rondon - A construção do Brasil e a causa indígena (vídeo para professores, Fundacao Banco do Brasil)
- Marechal Rondon e os índios brasileiros (parte 1) ("O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por o
- Documentário sobre o deputado Mário Juruna http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/globo-reporter/globo-reporter-mario-juruna.htm
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Aula: https://www.youtube.com/watch?v=cAGBdDAIkzsObservação: Houve falha de processamento no vídeo acima. Estou entrando agora, 9:30hs para aula ao vivo no link abaixo.Debate (10:00) meet.google.com/ipv-inya-ntw
- Clastres; Pierre (1973) "A sociedade contra o Estado ". https://we.riseup.net/assets/71282/clastres-a-sociedade-contra-o-estado.pdf
- Verbete “Direito” , Norberto Bobbio. Dicionário de Ciência Política. http://www.forum-global.de/smd/textos/direito_verbete.html
Complementar:- Coração Guarani (Cenas da Aldeia Rio Silveiras)
- Cuaracy Ra’Angaba – O céu Tupi Guarani
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Aula 5 - (15/09) A colonização através da língua, da religião e das narrativas de realidade europeias
A relação homem-natureza da sociedade industrialA visão integrada humano-natureza-universoDebate (10:00) meet.google.com/ipv-inya-ntwAula gravadaDebate (10:00) meet.google.com/ipv-inya-ntwSugestaochefe da aldeia de Tiavea (Samoa) de leituraKrenak, Ailton (2019) Ideias para adiar o fim do mundo. https://culturapolitica2018.files.wordpress.com/2019/09/ideias-para-adiar-o-fim-do-mundo.pdfComplementarDavi Kopenawa Yanomami, Bruce Albert (2018). A Queda do Céu. Sugestão para a aula: cap. 9.Tuiávii. O Papalagui (1920). Discursos do chefe da aldeia de Tiavea (Samoa), compilados por Erich Scheurmann. -
A aula será ao vivo as 10hs. http://meet.google.com/ipv-inya-ntw
Bay, Hackim.TAZ - Zonas Autônomas Temporárias (2001). São Paulo: Ed. Conrad https://docs.google.com/folder/d/0B-YLV8egGwSuRF9GSGxuRGUxMVE/editBibliografia complementarWoodward, Collin. República dos Piratas.Wilson, Peter Lamborn. Utopias Piratas (2001) http://laguarura.net/wp-content/uploads/2012/03/Utop%C3%ADas-Piratas-Hakim-Bey.pdf (link quebrado) -
A aula com Ailton Krenak (liderança indígena) será ministrada neste sábado (26/09), das 10:30 às 12hs. Ela será em conjunto com evento "Diálogos para evitar o fim do mundo", promovido pelos professores do curso Gestão Ambiental,responsáveis pela disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania. O acesso se dará por esse link:Para aproveitar melhor o debate, recomendamos a leitura dos textos abaixo, além do livro e alguns dos vídeos abaixo.Direitos constitucionais dos índios (Sumário): http://pib.socioambiental.org/pt/c/direitos/constituicoes/introducaoConstituição da República Federativa do Brasil: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htmVer partes específicas: Título VIII, Da Ordem Social, Capítulo VIII, Dos Índios). Observe também o Art. 215, que trata de “proteger as manifestações das culturas populares, inclusive indígenas” e o art. 210, sobre “o respeito a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem” e o 232, sobre o acesso à justiça.Para ver em casa (complementar)
- Discurso de Ailton Krenak no Congresso Nacional Docum. Grito 3
- Documentário. Grito 1
- Documentário sobre o deputado Mário Juruna http://globotv.globo.com/rede-glob2797711/
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Convidado: Prof. Dr. André BezerraTexto indicado pelo professor:Bezzera, André A. S. . Direitos dos Povos Indígenas como Direitos à Multiplicidade Ontológica: um Exame Baseado nas Demandas dos Tupinambá. POLIFONIA REVISTA INTERNACIONAL, ACADEMIA PAULISTA DE DIREITO, N.1, NOVA SÉRIE 2018, OUTONO/INVERNOA aula começa as 10hs, link: meet.google.com/ipv-inya-ntw.
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Aula com participação do prof. Alessandro Soares (Gestão de Políticas Públicas, EACH/USP)A aula será ao vivo, com início as 10hs, na sala de sempre: meet.google.com/ipv-inya-ntwTAYLOR, C. "A política de reconhecimento" in TAYLOR, C. (org) Multiculturalismo. São Paulo: Loyola, 1998, pp. 244-251 http://www.forum-global.de/smd/textos/taylor.pdfDebate: "Raça", etnia, direitos de fala e cancelamentosCaso BeyoncéSchwarcs, Lilia. Filme de Beyoncé erra ao glamorizar negritude com estampa de oncinhaDesculpas de Lilia Schwarcz https://www.facebook.com/751989404949918/posts/1657966304352219/?_rdc=2&_rdr'Black is King': intelectuais negros falam sobre texto de Lilia Schwarcz https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/08/05/black-is-king-intelectuais-negros-falam-sobre-texto-de-lilia-schwarcz.htmKehl, Maria Rita. Lugar "de cale-se!". https://aterraeredonda.com.br/lugar-de-cale-se/Irakoze,Judicaelle. Por que devemos ter cuidado ao assistir ‘Black Is King’ de Beyoncé
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Confirme decisão da coordenação do curso de GPP, não haverá aulas para que os alunos e alunas possam participar do evento.
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Convidada Sonia Guajajara. Cancelado
No horário da aula, estarei à disposição para orientação para os trabalhos de grupo.
As 10hs, na sala de sempre: meet.google.com/ipv-inya-ntw
Informações importantes para o trabalho de conclusão da disciplina- O trabalho da disciplina será na forma de artigo ou ensaio acadêmico. Portanto deve ter uma estrutura que inclua Introdução, com hipótese (se houver), objetivos, métodos, revisão bibliográfica, conclusão e referências em norma APA (por ser a mais simples e internacional). Encorajaremos a publicação dos resultados do trabalho. O tema deve estar relacionado a uma ou mais aulas da disciplina (sintam-se a vontade para discutir a ideia com o professor).- Cada grupo deve trabalhar de forma colaborativa, com divisão de tarefas. Ao final do trabalho, o grupo deve indicar como foi feita a divisão de tarefas e o método de trabalho de grupo (comunicação, reuniões). Se algum colega estiver ausente nas atividades, informar ao professor, que pode fazer mediações também.- Ao final da disciplina, haverá um formulário de avaliação individual, onde o/a estudante reportará os aprendizados obtidos com as aulas, palestras, leituras de textos e debates. -
"Os guarani e busca pela terra sem males"
Convidada: Cristine Takuá
10hs, na sala de sempre: meet.google.com/ipv-inya-ntw
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As 10hs, na sala de sempre: meet.google.com/ipv-inya-ntwTexto de apoio:Acosta, Alberto O bem viver : uma oportunidade para imaginar outros mundos / Alberto Acosta ; tradução de Tadeu Breda.– São Paulo : Autonomia Literária, Elefante, 2016. 264 p. Disponível em: https://docplayer.com.br/53418233-Alberto-acosta-uma-oportunidade-para-imaginar-outros-mundos.htmlComplementar:
- "EL SUMAK KAWSAY COMO PROYECTO POLÍTICO". Disponível em: https://lalineadefuego.info/2011/04/12/el-sumak-kawsay-como-proyecto-politico/#_ftnref
- "Plurinacionalidad y Vivir Bien/Buen Vivir" (Especialmente Capítulo 2 "El concepto de Vivir Bien/Buen Vivir"). Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20160202103454/Plurinacionalidad.pdf.
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Professores convidados:André Simões (USP)Mauro Leonel (USP)As 10hs, na sala de sempre: meet.google.com/ipv-inya-ntw
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Reservado para apoio aos grupos na conclusão do trabalho da disciplina.
Data-limite de entrega: 09 de dezembro.