Opções de inscrição
OBJETIVOS
Promover o aprendizado de conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva, aplicados à Atenção Básica, tomando como eixo norteador as necessidades de saúde dos grupos sociais.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO.
Propiciar o desenvolvimento e a integração de conhecimentos, habilidades e atitudes do estudante para o processo de cuidado de enfermagem, visando atenção integral e humanizada às necessidades de saúde dos usuários (pessoas, famílias e grupos) em Unidades Básicas de Saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. É fundamental que se estruture, de maneira sistemática e completa, o ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva aplicados à Atenção Básica, de forma a fundamentar o ensino das bases do cuidado e do planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem na Atenção Básica. Além disso, esta proposta pretende ampliar o escopo do ensino dos conceitos e instrumentos da Saúde Coletiva para o cuidado aos grupos sociais, para além do cuidado aos indivíduos/famílias.
SITUAÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA. Os conhecimentos e habilidades desenvolvidos nos módulos “Necessidades de Saúde dos Grupos Sociais, Enfermagem como Prática Social”, “Bases para ação educativa”, “Avaliação de indivíduos e famílias” serão integrados aos conhecimentos e práticas de Saúde Coletiva, por meio da aplicação de conceitos e instrumentos de Saúde Coletiva na atenção a famílias de diferentes grupos sociais, residentes nos territórios das Unidades Básicas de Saúde. Esse conjunto de saberes possibilitará o desenvolvimento de práticas voltadas às necessidades de saúde dos grupos sociais dos territórios de práticas, a partir de projetos de cuidados a famílias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS.
I. Referentes à ação docente:
1) Possibilitar a compreensão da organização do trabalho e do modelo assistencial, a partir da discussão dos dados obtidos pela aplicação de roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica, durante as atividades práticas;
2) Discutir as políticas estatais de saúde no Brasil e as diretrizes do Sistema Único de Saúde, como resposta às necessidades de saúde de grupos sociais, partindo-se das famílias residentes nos territórios de práticas;
3) Orientar a elaboração e implementação de projetos de cuidado de enfermagem para responder às necessidades de saúde de grupos sociais, a partir de projetos de cuidado às famílias.
II. Referentes à ação discente:
1) Aplicar o roteiro de reconhecimento do trabalho da enfermagem na Atenção Básica durante a participação nas atividades;
2) Elaborar projetos de cuidado de enfermagem em saúde coletiva voltados a necessidades de saúde de grupos sociais, a partir das diretrizes do Sistema Único de Saúde e considerando as políticas estatais de saúde.
- Docente: Ana Luiza Vilela Borges
- Docente: Carla Andrea Trape
- Docente: Célia Maria Sivalli Campos
- Docente: Debora Silva de Mello
- Docente: Eloá Otrenti
- Docente: Erica Gomes Pereira
- Docente: Juliana Guisardi Pereira
- Docente: Karen Namie Sakata So
- Docente: Vania Ferreira Gomes Dias
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.