Enfermagem Médico-cirúrgica
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Que ao final da disciplina o aluno seja capaz de: • Classificar e identificar as variáveis de estudo. • Utilizar as técnicas da estatística descritiva para análise dos dados. • Utilizar as medidas de associação para análise de variáveis qualitativas • Utilizar as medidas de correlação para análise de variáveis quantitativas • Escolher o processo de amostragem adequado para seus estudos • Interpretar o resultado do teste de hipótese, Interpretar os resultados estatísticos de estudos quantitativos.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS. b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo; c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde; d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso; e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico; g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial; h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar, i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial; k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento; l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos; m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada; n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer; o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais; p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética; q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais. r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas Referente à ação discente: a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde; b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo; c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde; d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso; e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico; g) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial; h) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar, i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial; k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento; l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos; m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada; n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer; o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais; p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética; q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais; r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional. s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas, crônicas, prevalentes no estado de São Paulo, tendo por base os diagnósticos de enfermagem, os preceitos ético-legais e a prática baseada em evidências. Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso. IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO, NESTE MOMENTO DO CURSO. O enfermeiro atua na atenção especializada no Sistema Único de Saúde. Para atuar nesse cenário de prática, com base no perfil do egresso definido para o Bacharelado de Enfermagem da EEUSP, a formação do enfermeiro requer a aprendizagem de um conjunto de saberes específicos voltada para a resolubilidade de problemas de saúde do adulto e do idoso, em tratamento clínico e cirúrgico, segundo as especificidades dos sujeitos e os perfis epidemiológicos. O desenvolvimento deste programa depende dos conteúdos desenvolvidos nos programas que o precedem e é propedêutico para o Ciclo da Prática Profissional. SITUAÇÕES NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA Exposição intencional, planejada e supervisionada do estudante a situações clínicas e cirúrgicas simuladas e reais nos cenários da atenção especializada como oportunidade para sintetizar e aplicar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes pertinentes ao cuidado integral do adulto e idoso com doença crônica, com base na análise crítica do contexto envolvido. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: Referentes à ação docente: a) Discorrer sobre a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do SUS. b) Discorrer sobre os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos prevalentes no Estado de São Paulo; c) Estabelecer as bases teóricas e conceituais para a elaboração de diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde; d) Estimular a utilização dos princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso; e) Promover a articulação de teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; f) Estimular o desenvolvimento de operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico; g) Explicitar os princípios e as ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial; h) Instrumentalizar os estudantes para as intervenções de enfermagem no contexto da Atenção Especializada visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar, i) Instrumentalizar os estudantes para a avaliação dos resultados das intervenções de Enfermagem j) Estimular a aplicação dos princípios de biossegurança na prática assistencial; k) Discorrer sobre a terapêutica medicamentosa farmacológica visando à segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento; l) Estimular o estudante para a aplicação de ações educativas a pessoas e grupos visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos; m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada; n) Instrumentalizar o estudante para o cuidado da pessoa e da família no processo de morrer; o) Estimular atitudes de respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais; p) Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética; q) Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais. r) Direcionar o estudante para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos voltados para a manutenção da melhor imagem profissional s) Promover o ensino dos fundamentos teóricos e pedagógicos para o preparo e a apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas Referente à ação discente: a) Analisar a inserção da atenção especializada e do papel do enfermeiro no contexto do Sistema Único de Saúde; b) Descrever os mecanismos, as manifestações e tratamentos das enfermidades e agravos mais prevalentes no Estado de São Paulo; c) Estabelecer diagnósticos de enfermagem acurados que norteiem o cuidado ao adulto e idoso com problemas crônicos de saúde; d) Aplicar os princípios da Teoria das Necessidades Humanas Básicas e da Teoria do Déficit de Autocuidado no cuidado do adulto e idoso; e) Articular teorias, modelos e construtos teóricos da enfermagem e da saúde aos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem; f) Desenvolver operações de pensamento próprias ao raciocínio diagnóstico e terapêutico; g) Identificar os princípios e ferramentas da prática baseada em evidências como suporte da prática assistencial; h) Propor e realizar intervenções de enfermagem visando alcançar as melhores condições possíveis de saúde e bem estar, i) Avaliar os resultados das intervenções de Enfermagem j) Aplicar os princípios de biossegurança na prática assistencial; k) Participar da terapêutica medicamentosa visando a segurança do usuário, do profissional e do ambiente e a otimização dos resultados do tratamento; l) Realizar ações educativas ao adulto e ao idoso visando a adoção de atitudes e comportamentos de vida saudáveis, numa perspectiva de diálogo, corresponsabilidade e respeito aos valores e direitos; m) Discutir os mecanismos e as manifestações do processo de morrer no âmbito da atenção especializada; n) Cuidar da pessoa e família no processo de morrer; o) Demonstrar respeito, empatia, tolerância e justiça nas relações interpessoais com usuários, familiares e profissionais; p) Demonstrar atitude e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética; q) Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições éticas e legais; r) Demonstrar comportamentos relacionados à manutenção da melhor imagem profissional. s) Demonstrar habilidades no preparo e na apresentação de estudos de caso relacionados à assistência de enfermagem ao adulto e idoso, com enfermidades clinicas e cirúrgicas.
GERAL DO MÓDULO Instrumentalizar o aluno para julgar e decidir as práticas seguras relacionadas ao processamento de materiais reutilizáveis na assistência à saúde ESPECÍFICOS DO PROGRAMA X LÓGICA DOS CONTEÚDOS: 2.2.1 Referentes à ação docente: 1. Justificar a importância do conteúdo da disciplina Enfermagem em CME na formação do aluno. 2. Instrumentalizar o estudante para planejar e implementar as práticas recomendadas embasadas em conhecimentos científicos de processamento dos materiais reutilizáveis. 3. Fundamentar o planejamento da área física, a organização de recursos materiais e dinâmica de trabalho na CME de acordo com as normas sanitárias vigentes. 4. Apresentar a gravidade de surtos infecciosos relacionados ao reprocessamento de materiais em cenários da prática assistencial no território nacional. 5. Integrar os conceitos de microbiologia ao reprocessamento de materiais. 6. Discorrer sobre os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares. 7. Direcionar o estudante para os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde. 8. Discutir conceitos de processo de trabalho na CME e suas implicações na assistência de enfermagem 9. Introduzir o aluno na polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único. 10. Divulgar os resultados de pesquisa em CME para uma prática crítica e transformadora; 11. Estimular os graduandos a utilizar métodos científicos na busca de respostas para a solução de problemas em CME. 12. Estimular atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática segura e ética. 13. Promover reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação do enfermeiro, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais. 2.2.2 Referente à ação discente: 1. Conhecer e ser capaz de analisar a estrutura física e a dinâmica de trabalho da Unidade de CME. 2. Aplicar conceitos de microbiologia no processamento de materiais reutilizáveis adequando métodos e técnicas de acordo com os recursos existentes no nível Atenção Básica até na Especializada. 3. Conhecer e aplicar os princípios de limpeza, desinfecção, preparo e acondicionamento, esterilização, armazenamento e controle dos materiais médico-hospitalares. 4. Reconhecer a gravidade de surtos infecciosos no território nacional relacionados ao processamento de materiais. 5. Discutir a polêmica do reuso de materiais comercializados como de uso único. 6. Acompanhar os avanços tecnológicos para a otimização do processamento seguro dos materiais utilizados na assistência à saúde. 7. Apreender e aplicar conceitos do processo de trabalho da CME e suas implicações para a assistência de enfermagem. 8. Conhecer e discutir a aplicação prática de novos conhecimentos em CME produzidos pelas pesquisas científicas. 9. Demonstrar capacidade de resolução de problemas relacionados ao processamento dos materiais pelo método científico. 10. Demonstrar atitudes e comportamentos de reflexão e aperfeiçoamento contínuos, visando uma prática eficiente, segura e ética em CME. 11. Identificar possibilidades e limites de atuação do enfermeiro em CME, considerando conhecimento, experiência e atribuições ético-legais.
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·             Compreender, de modo geral, a visão de ciência moderna e pós-moderna e a sua influência no ensino superior

·             Compreender e analisar a prática pedagógica universitária contemporânea

·             Refletir sobre os desafios do ensino superior na contemporaneidade

·             Apreender a concepção de pensamento crítico, criatividade e inovação no ensino superior

·             Compreender a construção do projeto político-pedagógico de cursos

·             Aplicar estratégias de ensinagem

·             Analisar o ensino superior de Enfermagem e de outros cursos nos aspectos legais, pedagógicos e a formação para o cuidar. 

·             Compreender o processo de avaliação/acompanhamento da aprendizagem

·             Discutir os modelos de investigação relativos ao ensino superior de enfermagem e à prática pedagógica.

·             Vivenciar e desenvolver habilidades de trabalho colaborativo e em equipe, de estabelecimento de vínculos, interação e de avaliação processual pessoal e do grupo.

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