Kursthemen
-
-
O arquivo anexo contém o Programa Completo.
Tarefas (Estratégias de Avaliação)
Data
Tarefa
Valor
12/08
Participação na discussão
10
19/08
Fórum 1: Discussão inicial sobre gênero
10
26/08
Fórum 2: Estereótipos de Gênero/Masculinidades
Seminários Sexualidade e Gênero
10
10
02/09
Fórum 3 - Resenha sobre Gênero
Participação na discussão Gênero e Direitos Humanos
30
10
09/09
Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde
10
16/09
Participação na discussão – Violência Universitária
10
Total
100
-
A disciplina será ministrada de forma remota.
Link para sala de aula virtual : meet.google.com/pme-tzwr-nea
A bibliografia de cada aula será disponibilizada neste ambiente do e- disciplinas.
A metodologia sempre envolverá leitura prévia, video-aulas e encontros presenciais síncronos para a discussão dos temas.
A avaliação será estruturada considerando:
1-) Leituras prévias e participação nos encontros síncronos;
2-) Entrega de resenha
3-) Participação nos Fóruns de Discussão, síntese de leituras e questões para discussão.
Aula introdutória: Sexo, gênero e sexualidade.
Tarefas
12/08
- Leitura dos textos
HARARI YN. Uma história da humanidade: Sapiens. LPM. Cap. 1 e 2.
Judith Butler Teoria de Gênero (Matéria da Folha de São Paulo)
- Trazer para discussão em encontro síncrono as 10 horas (12/08) : 01 questão de cada texto para discussão.
Postar no Fórum 1 sua questão + resposta elaborada após a discussão em sala
Participação na discussão no encontro síncrono de 12/08 = 10 pontos
Fórum 1: Discussão inicial sobre gênero (10 Pontos) (postar no Fórum até 19/08 a questão trazida para discussão em sala e sua resposta)
02/09 Forum 3 - Resenha sobre Gênero (30 pontos)
A partir da leitura dos textos abaixo, faça uma síntese dos principais conceitos discutidos pelas autoras, destacando as perspectivas de ambas (500 palavras).
BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. Introdução e Cap. I, até a p. 37.
SCOTT, J. Gender: A Useful Category of Historical Analysis. Source: The American Historical Review, Vol. 91, No. 5 (Dec., 1986), pp. 1053-1075 Published by: Oxford University Press on behalf of the American Historical Association
Leitura complementar:
REIS, Toni. EGGERT, Edla. IDEOLOGIA DE GÊNERO: UMA FALÁCIA CONSTRUÍDA SOBRE OS PLANOS DE EDUCAÇÃO BRASILEIROS. Educ. Soc., Campinas, v. 38, no. 138, p.9-26, jan.-mar., 2017.
-
Aula on line - síncrona
Discussão para Fórum.
das 10h00 as 12h00 - na nossa sala virtual meet.google.com/pme-tzwr-nea.
Indicação de tarefas para 19/08
Leitura obrigatória (Pasta): SOUZA, Edinilsa Ramos. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciências & Saúde Coletiva. 10 (1). 50-70. 2005.
Assistir ao documentário "The mask you live in".
Fórum 2: Estereótipos de Gênero - Manifestação das "masculinidades" ( 10 pontos)
Leitura Complementar:
COURTENAY, Will H. Constructions of masculinity and their in¯uence on men's well-being: a theory of gender and health. In: Social Science & Medicine 50.1385±1401. 2000.
GOMES, Romeu. Sexualidade masculina e saúde do homem: proposta para uma discussão. In: Ciências & Saúde Coletiva. 8 (3). 825-829.2003.
-
Masculinidade, estereótipos e violência
Aula on line Síncrona para Discussão dos textos e tarefa do Fórum.
Preparo da aula de 26/08 - Sexualidade e gênero
(1) Fórum 3 - Resenha sobre gênero (30 Pontos)
(2) Seminário (grupos de 3 ou 4)
As interações entre sexualidade e gênero serão apresentadas através de seminário pelos estudantes, a partir da literatura indicada (Pasta Leitura Obrigatória - Seminários):
VILLELA, WV. ARILHA, M. Sexualidade, gênero, direitos sexuais e reprodutivos. (Alba, Erika, Gabriela)
HAWKES. The specialness of sex. (Juliano, Leonardo, Luisa)
GIAMI, Saúde sexual. (Martha Patricia, Matheus, Thais)
-
Encontro on line para apresentação dos seminários pelos grupos.
G1: VILELLA - Sexo, gênero e direitos sexuais
G2: GIAMI - Saúde Sexual
G3: HAWKES - The especialness of sex
Preparação para aula de 02/09 - Gênero e direitos humanos
- Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)
- Responder ao roteiro para guiar a discussão
- Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)
-Ver aula em PPT e textos complementares.
Aula on line síncrona das 10 as 12 para discussão . -
Gênero e direitos humanos
Aula on line - síncrona (10 as 12 )- Discussão.
Esta aula foi preparada através das tarefas abaixo.
- Assistir à vídeo aula sobre Violência contra mulher (Profa. Elisabeth Meloni Vieira)
- Responder ao roteiro para guiar a discussão
- Ler o texto na pasta leitura obrigatória (CRENSHAW)
- Ver aula em PPT e textos complementares.
Preparação para aula de 09/09 Violência de Gênero e Saúde
Assistir a vídeo-aula sobre “Acolhimento e proteção à vítimas de violência” (Prof. Elisabeth Meloni Vieira) seguindo o roteiro para preparar a discussão on line na aula síncrona.
Participação no Fórum 4 Violência de Gênero e Saúde (até 09/09), em 3 grupos, divididos pela leitura dos textos (Pasta Leitura Obrigatória)
G1. Norma Técnica do Ministério da Saúde (Alba, Erika, Gabriela)
G2. Atenção Integral à Saúde da Mulher (Juliano, Leonardo, Luisa)
G3. Health consequences of intimate partner violence (Martha Patricia, Matheus, Thais).
-
Violência de Gênero e Saúde
Discussão da vídeo-aula “Acolhimento e proteção à vítimas de violência”.
Apresentação do Jogo Educativo - No Lugar Dela
Discussão a partir do Fórum 4.
Preparo da aula de 16/09:
- assistir vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro para discussão em sala de aula.
- Assistir documentário "The Hunting Ground"
- leitura obrigatória e leitura complementar,
- sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.
-
Violência Universitária
Aula on line
Preparo desta aula:
- vídeo-aula sobre “Violência na Universidade” (Profa. Dra. Elisabeth Meloni Vieira), seguindo o roteiro para discussão em sala de aula.
- leitura obrigatória e leitura complementar,
- sintese individual para pautar a discussão em sala: como identificar a violência e acolher as vitimas; o que é possível fazer para prevenir a violência e educar a comunidade acadêmica.
Preaparação da aula de 23/09
Trazer uma síntese dos principais pontos abordados
-
Atividade de síntese. Nesta aula sintetizaremos tudo o que estudamos durante a disciplina. Após, faremos uma avaliação do pós graduando e da disciplina, por meio de uma auto-avaliação, além da avaliação da disciplina pelos discentes.
-
Coloque aqui sua apresentação final e outros materiais que queira compartilhar para esta síntese final.
Obrigada!
-