Leituras para discussão (a maioria dos textos é pequena, alguns com uma página)
3 - Design de unidades de aprendizagem e atividades em EAD
FILATRO, Andrea. Design de unidades de aprendizagem. In: FILATRO, Andrea. Design Instrucional. São Paulo: Pearson, 2008. p. 43-56. (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5472510/mod_resource/content/1/Design_Unidades_Aprendizagem_ocr.pdf)
4 - Sequências didáticas
PESSOA, Ana Cláudia Gonçalves. Sequência didática. Glossário Ceale, Belo Horizonte: UFMG, s.d. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/sequencia-didatica
MEIRELLES, Elisa. Como organizar sequências didáticas. Nova Escola, São Paulo, n. 269, 1 fev. 2014. (https://pt-static.z-dn.net/files/d50/96458b9b91b0d0e33f17121a5440006e.pdf)
Exemplo de sequência didática com o uso do jogo POX: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2830968 (Ensino Fundametal) e https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2830316 (Ensino Médio). Jogo POX: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2829530
5- Trilhas de aprendizagem
Trilhas de aprendizagem: o que são e por que usá-las? (https://neriteduca.com.br/blog/trilhas-de-aprendizagem)
Os 10 passos para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem efetivas (https://nexxos.com.br/2018/08/22/trilhas-de-aprendizagem-efetivas/)
6 - Embasamentos para atividades educativas: currículo de tecnologias da cidade de tecnologias educacionais
Currículo da cidade - Tecnologias para aprendizagem. São Paulo, 2017. (https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4192718/mod_resource/content/1/Curriculo%20SME_TECNOLOGIAS_AF.indb.pdf)
A Base Nacional Comum Curricular (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf)