Programação
-
A disciplina irá realizar o trabalho prático sobre o conteúdo "jogos educativos/ativistas" que foi iniciado, em termos de estudos teóricos, em disciplina anterior (ATP-II). Além disso, serão estudadas outras dimensões dos suportes midiáticos na educação (direitos autorais, rádio, TV e vídeo, etc.)
Nesse sentido, a classe será dividida em dois grupos: 1) os que fizeram a disciplina de ATP-II e 2) os que não fizeram. O primeiro grupo, que já fez os estudos teóricos sobre jogos, será dispensado de algumas aulas na primeira parte do curso, devendo aproveitar esse tempo para desenvolverem seus jogos (o que poderá ser feito na ECA ou não).
Nestas aulas, que estão marcadas com asterisco, os alunos do segundo grupo estudarão, em seminários, o conteúdo teórico sobre jogos, para posteriormente também fazerem o trabalho prático.Todos os alunos, em grupos de no máximo quatro componentes ou mesmo de maneira individual, irão realizar o "trabalho prático" que será o produto final do curso, consistindo em:- O jogo finalizado;
- Um relatório sobre o desenvolvimento e aplicação (testes) do jogo, no qual se reflita sobre o potencial educativo do jogo e o aprendizado propiciado pela experiência.
A média final será composta pela nota do trabalho e por participação em classe, sendo que 0,25 pontos serão tirados da média final a cada ausência do estudante (excetuando-se a aula de apresentação). Por isso, observa-se que haverá controle da lista de presença.
-
Apresentação do Programa e Atividades.
Jogos já produzidos em Educom
Grupo de Facebook
Contato do professor: richard.romancini-arroba-gmail.comAluno PAE: Felipe dos Santos Schadt - felipeschadt-arroba-usp.br -
Como projetar e criar um jogo de cartas
Artigo dos criadores do jogo "Potato Pirates"Aprendendo sobre Design e Desenvolvimento de Jogos de Tabuleiro
Artigo de David Silverman, de 2013MDA: uma abordagem formal para o design e a pesquisa de jogos
Artigo de Robin Hunicke, Marc LeBlanc, Robert Zubek, publicado originalmente em Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI, 2004.
Para exemplos de análise de jogos que esclarecem o modelo, ver: https://mbg3dmind.wordpress.com/2009/08/19/o-util-mda-framework/ -
A ideia do encontro e conhecer o trabalho da Defensoria Pública e da ONG Fast Food da Política e demandas de temáticas para jogos.
Como o encontro poderá ser mais breve que a duração da aula, no tempo restante jogaremos jogos da caixa emprestada no ano passado.
-
-
Discussão de capítulos do livro "Jogar para Aprender" (São Paulo: DVS Editora, 2018), de Sharon Boller e Karl Kapp.
-
Fazer postagens no fórum: 1
A partir da leitura dos capítulos disponibilizados do livro "Jogos para Aprender", faça um comentário sobre algum aspecto que tenha lhe chamado a atenção. Esse comentário poderá, relacionando-se com algum conteúdo de capítulo, extrapolar o texto lido, desenvolvendo, por exemplo, relação entre o que se estudou e os jogos vistos ou outros conhecidos pelo estudante. Faz parte da tarefa, também, a feitura de comentário a alguma postagem de colega. Isso valerá a presença do dia e a atividade poderá ser feita até 03/04.
-
Seminário 1: Jogos e Educação
A virtude do videogame
Artigo de Henry Jenkins, publicado originalmente em Technology Review, 1º de agosto de 2003.Aprendizado e Jogos
Capítulo, de James Paul Gee, do livro The Ecology of Games: Connecting Youth, Games, and Learning (Cambridge, MA: The MIT Press, 2008).
Aprendizagem baseada em jogos digitais: uma nova esperança para o ensino formnal e os treinamentos centrados no aprendiz
Capítulo do livro Aprendizagem baseada em jogos digitais (São Paulo, Senac-SP, 2012), de Marc Prensky.SEMINÁRIO 1 - Grupo:
Bruno Daniel Bortoleto
Carolina Gois
Felipe Spengler Hidalgo Silva
Vanessa Elias Gomes da Silva---------------------------------------------------Seminário 2: Gamificação, motivação e educação
O sentido da gamificação (Leitura opcional)
Capítulo, de Delmar Domingues, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Gamificação, motivação e a essência do jogo
Capítulo, de Alan Richard da Luz, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).Fundamentos da gamificação na geração e na mediação do conhecimento
Capítulo, de Raul Inácio Busarello, do livro Gamificação em debate (São Paulo, Blucher, 2018).SEMINÁRIO 2 - Grupo:
Norberto Placido da Silva
Steven da Costa Diniz-
Seminário de:
Bruno Daniel Bortoleto
Carolina Gois
Felipe Spengler Hidalgo Silva
Vanessa Elias Gomes da Silva
-
-
-
Endereço do encontro de hoje:
Seminário 3: Análise e desenvolvimento de jogos
Base para os valores nos jogos / Revelando o Values at Play
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.Jogando (e projetando) com valores por meio da modificação de jogos de tabuleiro
Texto de Celia Pearce, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).SEMINÁRIO 3 - Grupo:
Caroline Peralta Kazanji
Diego Fernandes Barbosa
Natália Alvim Siqueira--------------------------------------------------------------
Seminário 4: Design, criação e avaliação de jogos - Design com valores
Elementos dos jogos: a linguagem dos valores
Capítulo, de Mary Flanagan, Helen Nissenbaum e Jonathan Belman, do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016).Visão geral da heurística / Descoberta
Capítulos do livro Values at Play: valores em jogos digitais (São Paulo, Blucher, 2016), de Mary Flanagan e Helen NIssenbaum.SEMINÁRIO 4 - Grupo: -
Endereço do Google Meet de hoje:
https://meet.google.com/huj-qtpf-wcc
Seminário 5: Design, criação e avaliação de jogos - Jogos educativos versus jogos de entretenimento
O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm
Artigo de , Leandro Demenciano Costa, apresentado no VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, Rio de Janeiro, 2009. O artigo é uma síntese da dissertação de mestrado do autor, que está disponível em: https://bit.ly/2NM0uby (o trabalho também foi publicado no formato de livro).SEMINÁRIO 5 - Grupo:
Agatha Carvalho de Lima
Karoline Sabryna dos Santos
Marina Cristina Ferraz-------------------------------------------Seminário 6: Abordagem indireta para abordagem de temas sociais em jogos
Uma abordagem psicologicamente “incorporada” para projetar jogos para causas pró-sociais [SEMINÁRIO 8]Arquivo
Artigo de Geoff Kaufman e Mary Flanagan (Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, v. 9, n. 3, artigo 5, 2015).SEMINÁRIO 6 - Grupo:
-
-
Link para o encontro de hoje:PIN: 819 526 248#Números de telefone
Após as orientações (com apresentação de materiais de apoio), os alunos poderão aproveitar o restante da aula para elaborarem/discutirem seus jogos.
-
Pessoal, depois de nossa aula, fiz algumas inserções no modelo de relatório sugerido, indicando que o teste será "opcional, caso seja possível realizar o teste; se não for, explicar a impossibilidade, produzindo algum instrumento para avaliação, para ser aplicado em momento futuro de desenvolvimento", também coloquei os seguintes tópicos: "Inserção do jogo em Plano de Aula ou Sequência Didática ou outro contexto (opcional)"; "Possível associação do jogo a outro material educativo a ser produzido ou existente (opcional)" e "Licenciamento e eventuais formas de divulgação do jogo". Então, por favor, quem baixou o modelo anterior, troque por este agora.
-
-
Link para o encontro de hoje:Identificação da reuniãoPIN: 797 679 051#Números de telefone
Os jogos que já tiverem um versão para teste pronta serão jogados nesta aula.
-
Endereço da aula:
Identificação da reunião
meet.google.com/quv-ztvu-erc
Números de telefone
(US) +1 224-650-8668
PIN: 699 539 290# -
Endereço da aula:
Identificação da reuniãoPIN: 498 779 332#Números de telefone -
Identificação da reunião
Números de telefone
(US) +1 419-718-1304
PIN: 446 197 712#
Tempo reservado para a elaboração ou teste de jogo.
-
-
Aula 19/06 Identificação da reuniãoNúmeros de telefone (US) +1 929-336-5712PIN: 254 585 662#
-
15ª AULA – 26 Junho - Recepção, TV comunitária, vídeo popular e educação / Apresentação e discussão de jogos dos estudantes
Identificação da reunião
meet.google.com/bhn-omwe-vvh
Números de telefone (US) +1 484-531-2821
PIN: 978 956 071# -
Identificação da reuniãoPIN: 296 427 120#Números de telefone
-
Meet (avaliação): https://meet.google.com/zfq-knak-xga
Não haverá aula virtual. Esse é apenas o dia final de entrega do trabalho no ambiente. O trabalho poderá, eventualmente, ser entregue antes.
-