Programação
-
Ao longo do curso, os estudantes produziram relatórios de leitura (alguns de leitura prévia e outros em classe, que devem ser inseridos na plataforma) e farão como trabalho final um ARTIGO DE PESQUISA EMPÍRICA, sobre o tema geral "interações mediadas na era digital".
Os relatórios -- alguns individuais e outros (em classe) coletivos -- irão corresponder a 3 pontos da média e o artigo a 7.
A pesquisa (e o artigo resultante) poderá ser feita em grupos de até 4 alunos ou mesmo individualmente.
-
Apresentação do Programa e Atividades.
Pesquisa de Comunicação e Contemporaneidade.
Contato do professor: richard.romancini-arroba-usp.br-
Trabalhos de alunos de cursos passados.
-
Campo da Comunicação: Teoria e Pesquisa.
Pesquisa de Comunicação no Brasil: Histórico e Tendências.
Paradigmas Teóricos.
Leitura de texto em classe:A perpetuação do antifeminismo no Facebook: análise e propostas de intervenção a partir das páginas Moça, não sou obrigada a ser feminista e Diários de uma feminista
Gabriele da Silva Santos, Larissa Caroline Kubo-
MORIN, Edgar. Inter-poli-transdisciplinaridade. In: A cabeça bem feita. Rio: Bertrand, 2000, p.105-116.
-
LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em comunicação. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. TEXTO BASE
-
Data máxima: até o fim do dia 13 de março.
-
Pesquisa como Estrutura em Níveis e Fases:
1) Níveis da Pesquisa:
Epistemológico
2) Níveis da Pesquisa:
Teórico, Metódico e TécnicoLeitura do texto em classe:“Ao invés de acessar o pornô, encontrei vocês...”: análise de uma comunidade virtual de ajuda mútua
Carina Cleto, Flávio Augusto, Gabriel Borges, Guilherme Cintra, Hugo Costa, Lucas Uchôa Lyra, Rodrigo Moura-
JENKINS, Henry. Introdução. In: Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
-
TEXTO BASE - Cap. VI, p. 119-133
-
Data máxima: até o fim do dia 18 de março.
-
-
-
-
As fases da pesquisa
-
TEXTO BASE - Cap. VII, p. 135-142 (rel. 8)
TEXTO BASE - Cap. VII, p. 142-148 (rel. 9)
-
A atividade propõe o uso do modelo metodológico, em relação às fases da pesquisa propostas, para um exercício analítico de "desconstrução" de um trabalho científico.
Assim, pede-se que, individualmente ou em grupos de até 4 alunos (favor, no caso de grupos, indicar na postagem os nomes dos autores do trabalho), os estudantes escolham um dos artigos de ex-alunos da disciplina que foram oferecidos como leitura em classe e façam um texto apontando como se desenvolvem as fases (se houver) da pesquisa no artigo escolhido (por exemplo, , A perpetuação do antifeminismo no Facebook, “Ao invés de acessar o pornô, encontrei vocês...” ou Só Gordinhas: análise da autorrepresentação do sobrepeso numa comunidade virtual).
Além de identificar as fases -- como a "definição do objeto" (com a problema, QTR e hipóteses), "observação" (amostragem e técnicas de pesquisa), etc. -- gostaria que cada postagem tivesse um juízo crítico-avaliativo, por exemplo, comentando o que se acredita ser o ponto forte do trabalho ou a fase que poderia ser reforçada, naturalmente, justificando as avaliações.
A atividade exige a leitura dos textos 8 e 9. E valerá como o relatório dos mesmos. Ela poderá ser feita durante o horário da aula, ou mesmo depois, até o dia 09/04.
-
A Definição do Objeto de Pesquisa
Formação dos grupos para a feitura da pesquias e escolha de coordenador.Leitura do texto em classe:Só Gordinhas: análise da autorrepresentação do sobrepeso numa comunidade virtual
Anaís Klotz, Bianda Matteuci, Daniela Yumi, Jimena Diamint, Matheus Mastrodomenico, Thaís Tolentino-
Individualmente ou em grupos (nesse caso, colocando o nome de todos na postagem), os estudantes devem procurar estabelecer um diálogo entre pelo menos dois dentre os quatro autores (Jenkins, Castells, Hall e Thompson) que foram oferecidos como subsídio. Isto é, pede-se um pequeno texto em que se indique pontos convergentes ou que possam abordar alguma questão de pontos de vista complementares. A atividade será feita no espaço da aula e a continuidade dela, no relatório de leitura do dia, poderá ser entregue depois.
-
HALL, Stuart. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio: DP&A, 1999.
-
THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. MATRIZes, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 17-44, 2018.
-
CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação. Rio: Record, 2003. p. 255-287.
-
Esse relatório, novamente feito de modo individual ou em grupo, de leitura consiste, na verdade, na tentativa de exercitar a feitura de um quadro teórico, utilizando os autores dos textos 5, 6 e 7. Assim, é necessário imaginar um objeto de pesquisa e problema, para depois redigir um texto (por volta de duas ou quatro páginas) que seja o esboço deste QTR. Data máxima: até o fim do dia 15 de abril.
-
Data máxima: até o fim do dia 22 de março.
-
Pesquisa Bibliográfica.
Amostragem / Técnicas de coleta de dados.
Leitura do texto em classe:Relacionamentos dentro e fora de uma rede social digital: análise dos participantes do grupo Seven
André Luiz Silva Peruzzo, Carolina Sogayar de Siqueira, Giovanna Vidmar, Hugo Otávio Cruz Reis, Lívia Wu, Thiago Ryuichi Hirata-
Data máxima: até o fim do dia 19 de abril.
-
Identificação da reuniãoPIN: 736 603 508#Números de telefone
Gravação da aulahttps://drive.google.com/open?id=1j8rSV4cxG1zt_gb2OU6zKAeAxCNf87O8
-
Métodos Descritivos e Interpretativos
-
Netnografia
-
Articulação entre pesquisa on-line e off-line
Relatos dos textos encontrados na pesquisa bibliográfica.
Entrega dos projetos (prévios).
-
KOZINETS, Robert. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
-
Data máxima: até o fim do dia 22 de maio.
-
Em breve postagem, informe conteúdo(s) que deve, no seu entender, se reforçado/retomado.
-
-
Identificação da reunião
meet.google.com/fpo-ssdu-zew
Números de telefone
(US) +1 502-512-3125
PIN: 804 581 505#
-
Normatização e Referências (ABNT, APA, etc.)
-
-
Identificação da reuniãoNúmeros de telefonePIN: 781 962 537#
Gravação da aula
-
Identificação da reunião
meet.google.com/ihr-xenh-sww
Números de telefone
(US) +1 402-759-9344
PIN: 659 796 356#Gravação da aula
-
Identificação da reunião
meet.google.com/ufp-dtbn-pbe
Números de telefone
(US) +1 864-688-9450
PIN: 783 081 713#
-
Identificação da reuniãoNúmeros de telefonePIN: 963 640 678#
-
Identificação da reuniãoPIN: 807 582 878#Números de telefone
-
Identificação da reuniãoPIN: 955 279 933#Números de telefone
-
Identificação da reuniãoPIN: 654 111 387#Números de telefone
-
Endereço do encontro do Meet (opcional) de 15/07: