Curso: CCA0299 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II (2020) | e-Disciplinas
-
Instruções: Clique no nome da seção para mostrar/ocultar
-
Proposta do curso, procedimentos e avaliação
-
1ª Aula - 21 ago. - Apresentação / Educomunicação e Cidadania Digital
-
A partir da indagação norteadora abaixo, faça uma breve postagem de reflexão no fórum. Leia também a dos colegas e, caso queira, dialogue com eles:
Uma das áreas de atuação de educomunicadorxs é a escola. Nela encontra-se um profissional que atua com demandas técnicas e pedagógicas. As questões pedagógicas são marcadas por trabalhos de produção midiática, Cidadania Digital, leitura crítica da mídia, etc. Existem elementos da licenciatura que nos formam para este lugar. Pensando em nossa formação, como podemos contribuir nos espaços formais de educação? Quais elementos discutimos e vivenciamos que nos ajudam nessa prática?
-
2ª Aula - 28 ago. - Educomunicação e Mídia Sonora
-
Como complementação e ampliação das apresentações e debates do dia de hoje, a proposta da atividade consiste na feitura de um comentário de reflexão do aluno e eventual discussão com os colegas no fórum, a partir da escolha de uma das duas alternativas a seguir:
- Após a audição do podcast Papo de Educador sobre "O uso educacional dos podcasts" disserte (brevemente) sobre algum algum elemento comum, que lhe chamou a
atenção, às falas dos convidados e o que é dito na conversa do podcast.
- A partir do que foi discutido no encontro virtual e em seus estudos na Licenciatura, reflita (e disserte brevemente) sobre indagações do tipo: "Como se poderia pensar em um podcast educomunicativo?", "Como elaborar alguma atividade para os alunos, usando a linguagem da mídia sonora" ou, mais amplamente, "Como podemos relacionar educomunicação e a linguagem da mídia sonora?".
- Após a audição do podcast Papo de Educador sobre "O uso educacional dos podcasts" disserte (brevemente) sobre algum algum elemento comum, que lhe chamou a
atenção, às falas dos convidados e o que é dito na conversa do podcast.
-
3ª Aula - 04 set. - Educomunicação, Arte e Espaços Museais
-
A proposta desta tarefa é diferente das anteriores, sendo mais complexa.
O desafio proposto é imaginar que o debate do dia será transformado em conteúdo para um curso em EAD e o estudante deve elaborar uma atividade interativa usando a ferramenta H5P (que pode ser integrada ao Moodle), a partir desse material. Nesse sentido, é necessário conhecer as possibilidades dela, depois planejá-la e (opcionalmente, criando uma conta) executar a atividade.
O estudante que preferir poderá somente planejar e descrever, na postagem do fórum, como faria a atividade. Aqueles que quiserem fazê-la efetivamente podem criá-la e depois colocarem o link no ambiente.
-
11 set. - Semana da Pátria (não há aula)
-
4ª Aula - 18 set. - Educomunicação, Mercado de Trabalho e Profissão
-
Escolha dois entre os três vídeos abaixo, e faça um breve comentário no fórum, expondo sua opinião sobre o que foi dito. Concorda com as opiniões, estão de acordo com sua experiência? Leia também o comentário de colegas e interaja com eles.
-
5ª Aula - 25 set. - Educomunicação e Pesquisa: contexto brasileiro e europeu
-
Como as falas dos convidados devem ter deixado claro, a pesquisa Educomunicação (ou termos correlatos) no Brasil e na Europa (particularmente em Portugal) é dinâmica e conta com uma série de eventos e espaços para sua comunicação, debate e divulgação, por exemplo:
- A revista científica brasileira Comunicação & Educação;
- A revista científica espanhola Comunicar;
- Grupos de Trabalho, em Comunicação e Educação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), no Brasil, e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), que publicam os chamados livros de "atas" ou "anais" reunindo trabalhos apresentados, por exemplo: SOPCOM e INTERCOM.
- Portugal realizada nos últimos também o congresso Literacia, Media e Cidadania, que publica os trabalhos.
Nesse sentido, como uma oportunidade para conhecer essa pesquisa, essa atividade solicita que você entre algun/s dos links informados e veja os trabalhos, leia os títulos e resumos dos mesmos. Algo lhe surpreendeu em termos do que se pesquisa? Algo lhe chamou a atenção por ter algum vínculo com a discussão dos convidados? Enfim, faça, após essa breve pesquisa, um comentário no fórum sobre suas impressões, a propósito da pesquisa em Educomunicação.
-
6ª Aula - 02 out. - Educomunicação e Educomunicação Ambiental
-
Com base na discussão com o professor Rafael e no vídeo da professora Sandra, além de seu conhecimento e eventuais vivências sobre o tema, discorra sobre como vê o potencial da Educomunicação Ambiental ou outro aspecto da discussão que julgue relevante sobre o tema. Se quiser, também pode consultar a tese e o mestrado de Sandra para comentar, a partir dos links a seguir:
-
7ª Aula - 09 out. - Educomunicação e Práticas Audiovisuais
-
A ideia do encontro foi dar a conhecer diferentes possibilidades de trabalho educativo com o audiovisual e refletir sobre o assunto.
Nesse sentido, e de ampliação de repertórios, propõe-se três possibilidades de atividade do dia (mas é só necessário fazer UMA):
1) que os estudantes assistem à entrevista com Moira Toledo (https://tvcultura.com.br/videos/37481_entrevista-com-moira-toledo-sobre-educacao-audiovisual.html) e façam no fórum comentário que associe algo que ela fala e algo discutido por um de nossos convidados do dia (Eliany e Nelson).
2) que vejam o site do projeto (https://projetocomcompimentas.wordpress.com/) e comentem algum aspecto das produções e da fala de Nelson.
3) que vejam o site do curso (http://www.cinevi.uff.br/curso/licenciatura) da UFF ou sua matriz curricular (http://www.cinevi.uff.br/images/docs/licenciatura/documentos_gerais/Matriz%20Curricular.pdf), refletindo sobre as observações de Eliany e/ou sobre similaridades com a nossa Licenciatura.
-
8ª Aula - 16 out. - Educomunicação e Jogos
-
9ª Aula - 23 out. - Educomunicação e Empreendedorismo
-
A USP tem estimulado espaços, práticas e reflexões voltadas ao Empreendedorismo. Particularmente, a Agência de Inovação (AUSPIN) tem desenvolvido uma série de iniciativas, inclusive de bolsas para graduandos. Houve, até o momento, por exemplo, projetos como o:
- Programa de Estímulo à Inovação e Empreendedorismo na Graduação na USP (InovaGrad-USP) (Veja os projetos aprovados em 2019)
- Bolsa Empreendedorismo
-
10ª AulA - 30 out. - Feriado do Servidor Público
-
11ª Aula - 06 nov. - Trajetórias profissionais em Educomunicação
-
Uma vez que você viu algum episódio da série Idade Mídia (https://canaisglobo.globo.com/assistir/canal/idade-midia/t/z9n62NJYSv) e conheceu os temas trabalhados, faça uma breve postagem no fórum, sugerindo um possível episódio, com tema (ou recorte temático) e abordagem (eventuais convidados, blocos de discussão, etc.).
-
12ª Aula - 13 nov. - Explicação tarefa final - Entrevista
-
20 nov. - Feriado (Consciência negra)
-
13ª Aula - 27 nov. - Educação e Jogos
-
Com base na discussão e nos materiais apresentados pela professora Paula Carolei, faça neste fórum uma breve proposta de jogo educomunicativo que pudesse ser feito, a partir de ideias como as apresentadas. Recursos mostrados:
Observação: atividade aberta até o dia 18/12.
-
-
14ª Aula - 04 dez.. - Discussão de encaminhamento do fim do curso
-
16ª Aula - 11 dez. -Tempo para a produção do vídeo de entrevista (tarefa final do curso)
-
17ª Aula - 18 dez. - Avaliação do curso / Mostra dos vídeos
-
Por favor, inserir numa única postagem o nome dos membros do grupo que fizeram a entrevista e um link (YouTube ou outra plataforma) do vídeo com a entrevista realizada.
-