Cours : CCA5962 - Movimentos Sociais, Comunicação e Educação (2020) | e-Disciplinas
-
Instruction : un clic sur le titre de la section affiche ou masque cette section
-
Tarefas e avaliação
-
1ª Aula - 12 ago. - Definições e conceitos de movimento social e suas abordagens de estudo
-
2ª Aula - 19 ago. - Teorias sobre os movimentos sociais
-
Apresentação e discussão dos textos:
"What is a Social Movement?" e "The Study of Social Movements", capítulos 1 e 2 do livro What is a social movement? (Cambridge: Polity Press, 2014), de Hank Johnston.
"As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate", artigo de Angela Alonso (Lua Nova, São Paulo, n. 76, 2009, pp. 49-86).
"Introdução: fazer protesto", "O que são movimentos sociais", introdução e primeiro capítulo do livro Protesto: uma introdução aos movimentos sociais (Rio de Janeiro, Vozes, 2016), de James M. Jasper. SEMINÁRIO 1: aluno
-
-
3ª Aula - 26 ago. - Tipologia das mobilizações e estratégias dos movimentos sociais
-
Apresentação e discussão dos textos:
"What is a Political Movement?", "What is a Cultural Movement?", "What Do Social Movements Do?", "Researching Social Movements" e "Where are Social Movements Headed?", capítulos 3 a 7 do livro What is a social movement? (Cambridge: Polity Press, 2014), de Hank Johnston.
"Movimentos sociais na teoria e na prática: como estudar o ativismo através da fronteira entre Estado e sociedade?", artigo de Rebecca Abers e Marisa Von Bülow (Sociologias, ano 13, n. 28, set./dez. 2011, pp. 52-84). SEMINÁRIO 2: aluno
"Dos movimentos sociais às manifestações de rua: o ativismo brasileiro no século XXI", artigo de Ilse Waren Scherer (Política & Sociedade, v. 13, n. 28, 2014, pp. 13-34). SEMINÁRIO 3: aluno
-
Tendo lido o primeiro capítulo, de mesmo nome, do livro What is a Social Movement?, faça uma breve postagem de reflexão no qual estabeleça relação com o texto de Charles Tilly ("Los movimientos sociales como política"), discutido na aula anterior. Eventualmente, amplie a reflexão propondo questões para debate no encontro virtual, assim como aponte possíveis aspectos que tenham parecido pouco claros. Fiquem à vontade também para ler as contribuições uns dos outros e estabelecerem discussões.
-
-
4ª Aula - 02 set. - Movimentos sociais no Brasil, na América Latina e no mundo
-
Apresentação e discussão dos textos:
"Novas teorias dos movimentos sociais na América Latina", artigo de Maria da Glória Gohn (XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. VIII Jornadas de Sociología de la Universidad de Buenos Aires. Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires, 2009).
"Los movimientos sociales brasileños de la última década", capítulo de Maria da Glória Gohn do livro Movimientos Sociales en América Latina: Perspectivas, Tendencias y Casos (Paul Almeida e Allen Cordero, Eds., Buenos Aires: CLACSO, pp. 619-638).
"Gritos de rebeldía. Movimientos sociales (globales) en el siglo XXI", capítulo de Ángel Calle Collado, do livro Activismo digital y nuevos modos de ciudadanía: Una mirada global (José Candón Mena e Lucía Benítez Eyzaguirre, Eds., Bellaterra, IncCom/UAB, 2016, pp. 15-39). Seminário 4: aluno
-
-
09 set. - Feriado (Semana da Pátria)
-
5ª Aula - 16 set. - Estudos sobre movimentos sociais e comunicação
-
Utilize o fórum para postar uma reflexão (na forma de ponderação, dúvida, questionamento, tema para discussão na classe, etc.) a respeito da leitura do livro de Hank Johnston. Essa é a última discussão desse livro.
Caso queria, também pode fazer alguma conexão com o capítulo "Movimentos momentos".
-
Lopes, João Teixeira. Movimentos ou momentos? Algumas notas sobre os "novíssimos movimentos sociais". In: R. F. Mendonça, M. A. Pereira, & F. Filgueiras (Orgs.). Democracia digital: Publicidade, instituições e confronto político (pp. 333-344). Ed. UFMG. (Link informado no WhattsAp)
-
-
6ª Aula - 23 set. - Metodologias para a investigação de movimentos sociais
-
7ª Aula - 30 set. - Mídia e movimentos sociais
-
Além da discussão dos textos metodológicos produzidos para a aula anterior, o dia terá a apresentação e discussão dos textos:
-
"Social Movements, Protest and Mainstream Media", artigo de Patrick McCurdy (Sociology Compass, v. 6, n. 3, 2012, pp. 244–255).
-
"Mídia e movimentos sociais: um esboço metodológico a partir da frame analysis de Erving Goffman", artigo de Kelly Cristina de Souza Prudencio e Jocelaine Josmeri dos Santos (IV Encontro da Compolítica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 13 a 15 de abril de 2011). Seminário 6: aluno
-
-
-
8ª Aula - 07 out. - Midiativismo, mídia radical e alternativa dos movimentos sociais
-
9ª Aula - 14 out. - Ciberativismo
-
10 Aula - 21 out - Mídia social, mobilização transmídia e protestos
-
Apresentação e discussão dos textos:
-
"Introduction" e "‘Friendly’ Reunions: Social Media and the Choreography of Assembly", capítulos de Paolo Gerbaudo, do livro Tweets and the streets: social media and contemporary activism (Londres: Pluto Press, 2012).
-
"Introduction: ¡Escucha! ¡ Escucha! ¡ Estamos en la Lucha!" e "Walkout Warriors: Transmedia Organizing", capítulos de Sasha Costanza-Chock do livro Out of the shadows, into the streets! Transmedia organizing and the immigrant rights movement (Cambridge; Londres: The MIT Press, 2014).
-
"As transformações do mundo na sociedade em rede", capítulo de Manuel Castells, do livro Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet (Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2012). Seminário 10: aluno
-
-
-
28 out. - Feriado (Dia do Func. Público)
-
11ª Aula - 04 nov. - Estudos sobre movimentos sociais e educação
-
Apresentação e discussão dos textos:
-
"Movimentos sociais na contemporaneidade", artigo de Maria da Glória Gohn (Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, maio-ago. 2011, pp. 333-361). Seminário 11: aluno
-
"Movimentos sociais, cidadania e educação" e "O caráter educativo dos movimentos populares", capítulos de Maria da Glória Gohn, do livro Movimentos Sociais e Educação (São Paulo: Cortez Editora, 8a. ed., 2012). Seminário 12: aluno
-
"Entre ações coletivas e subjetividade: o caráter educativo dos movimentos sociais", artigo de Denise Mesquita de Melo Almeida (EccoS - Rev. Cient., v. 11, n. 1, 2009, pp. 141-156). Seminário 13: aluno
-
-
-
12ª Aula - 11 nov. - Aprendizagens formal, informal e social em contextos de ativismo
-
Apresentação e discussão dos textos:
"Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos", artigo de Maria da Glória Gohn (Investigar em Educação - IIª Série, n. 1, 2014, pp. 35-50). Seminário 14: aluno
"Learning in social action: The informal and social learning dimensions of circumstantial and lifelong activists", artigo de Tracey Ollis (Australian Journal of Adult Learning, v. 51, n. 2, 2011, pp. 248-268). Seminário 15: aluno
"Learning to Resist: hegemonic practice, informal learning and social movements", capítulo de Elisabeth Steinklammer, do livro Learning and education for a better world: the role social movements (Budd Hall; Darlene Clover; Jim Crowter e Eurig Scandrett, Eds., Roterdã: Sense Publishers, 2012, pp.23-39). Seminário 16: aluno
-
-
13ª Aula - 18 nov. - Discussão sobre possibilidades de investigação dos alunos
-
Discussão coletiva sobre possíveis trabalhos a serem desenvolvidos pelos estudantes. Cada um dos que puder, apresentará ideias (mais desenvolvidas, quando viável) sobre as quais têm pensado para o artigo final.
-
-
14ª Aula - 25 nov. - Política participativa, ativismo juvenil e educação cívica
-
Apresentação e discussão dos textos:
-
"Youth Voice, Media, and Political Engagement" capítulo de Henry Jenkins do livro By any media mecessary: the new youth activism (Henry Jenkins et al., Nova Iorque: NYU Press, 2016). Seminário 17: aluno
-
"Artes e Aprendizagens em Coletivos de Jovens e nos Movimentos Sociais", artigo de Maria da Glória Gohn (Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 11, n. 29, 2016, pp. 21-39). Seminário 18: aluno
-
"Communication Activism as a School of Politics: lessons from Spain’s Indignados Movement", artigo de Angel Barbas e John Postill (Journal of Communication, v. 67, n. 5, 2017, pp. 646–664). Seminário 19: aluno
-
"Partisan performance: the relational construction of Brazilian youth activist publics", capítulo de Ann Mische do livro Social movement dynamics: new perspectives on theory and research from Latin America (Federico M. Rossi e Marisa von Bülow, Eds., Londres; Nova Iorque, Routledge, 2016, pp. 43-71.). Seminário 20: aluno
-
-
-
15ª Aula - 02 dez. - Qualidade esperada dos trabalhos finais / avaliação discplina / Entrega do trabalho final
-
Discussão sobre um dos trabalhos finais apresentados em versão anterior do curso.
-