Programação





  • RFO3012 - Pediatria 

    Coordenadores:

    • Profa. Dra. Regina Sawamura - sawamura@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6629
    • Profa. Dra. Walusa Assad Gonçalves Ferri- walusa@fmrp.usp.br
      • Fone: 3963-6628

    O curso visa fornecer aos alunos conhecimentos em temas básicos em pediatria, englobando: cuidados no pré-natal, ocorrências no parto, cuidados na avaliação do crescimento, desenvolvimento neuromotor, alimentação da criança normal e pré-termo. Serão também incluídos temas de patologias, como asfixia neonatal, infecções congênitas, infecções de vias aéreas, malformações congênitas, problemas cirúrgicos, assim como noções de prevenção de infeções no berçário e cuidados à saúde. O conhecimento destes temas é de suma importância para que o fonoaudiólogo reconheça o desenvolvimento normal e patológico das crianças, e possa identificar alterações precoces nos problemas de linguagem, nos distúrbios alimentares (mastigação/deglutição), distúrbios de audição; para que desta forma se habilite no diagnóstico, prevenção e tratamento das anomalias de motricidade orofacial e de linguagem desde os primeiros dias de vida, cuidando para que estes distúrbios sejam sanados ou minimizados, e não prejudique uma fase do desenvolvimento do ser em crescimento.

    OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

    Propiciar aos alunos conhecimentos básicos em pediatria, compreendendo aspectos do desenvolvimento infantil, suas alterações e prognósticos relacionando-os à prática fonoaudiológica.


  • Título: O Recém-nascido prematuro e como classificá-lo. Cuidados gerais e abordagens específicas em relação às suas peculiaridades e aos problemas mais comuns.

    Objetivo de aprendizagem: Classificação e noções sobre aspectos relevantes nos cuidados a RN prematuros com vista às consequências para o desenvolvimento

    Aula expositiva com interação com a plateia nos pontos relevantes

    Ministrado pela Profa. Dra. Marisa Márcia Mussi

    REFERÊNCIAS para leitura:

    1. BASSETO, M.C.A., BROCK, R.; WAJNSTZN (org). Neonatologia: Um convite a atuação fonoaudiológica. Editora Lovise, 1998.
    2. LOPES, S.M., LOPES, J.M.A. e Cols. Follow up de recém-nascido de alto risco. MEDSI, 1999, 336 p.
    3. MARCONDES, E. Pediatria básica. 9. ed., Tomos I, II e III. Sarvier, 2003.
    4. SEGRE, C.A.M., ARMELINO, P.A., MARINO, W.T. Recém-Nascido. 4. ed. Sarvier, 1995.