Programação
-
Objetivos da Disciplina:
- Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os Princípios da Teoria da Relatividade Restrita e a mudança paradigmática que eles representam no nosso entendimento sobre a natureza do espaço-tempo, calculando como eventos devem ser descritos em diferentes referenciais inerciais do ponto de vista cinemático e dinâmico.
Avaliação:
- 0,65 Média de duas Provas + 0,35 Tarefas em Sala de Aula>= 5,0
Bibliografia:
- MJMS - Maria José Bechara, José Luciano Miranda Duarte, Manoel Roberto Robilotta, Suzana Salem Vasconcelos, Apostila de Física 4 (IFUSP, 2018)
- HMN - H. M. Nussenzveig, curso de Física Básica, volume 4 (Edgar Blucher, 2002).
- RR - R. Resnick, Introdução à Relatividade Especial (EDUSP, 1971)
- RAM - Roberto de A. Martins, Teoria da Relatividade Especial (GHTC, 2008)
- JP - Jucimar Peruzzo, Teoria da Relatividade Especial (2013)
-
Fórum para dar avisos sobre a disciplina
-
Este fórum tem como objetivo a troca de informações sobre o conteúdo da disciplina, tanto em termos de dúvidas como sugestões de leitura, tópicos para discussão, etc.
-
Uma forma adicional de nos comunicarmos ao longo do semestre
- Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de compreender os Princípios da Teoria da Relatividade Restrita e a mudança paradigmática que eles representam no nosso entendimento sobre a natureza do espaço-tempo, calculando como eventos devem ser descritos em diferentes referenciais inerciais do ponto de vista cinemático e dinâmico.
-
Objetivo Geral:
- Apresentar como as transformações de referenciais para a distância, intervalo de tempo e velocidade se modificam na Teoria da Relatividade. Discutir a questão do tempo não ser absoluto nessa teoria. Iniciar com dois exemplos para discutir a dilatação do tempo e a contração do espaço. Em seguida, deduzir as transformações de Lorentz e discutir as transformações de velocidade na relatividade.
Objetivos Específicos:
- Usar o exemplo do relógio de luz cujos espelhos estão paralelos ao movimento para introduzir a ideia da dilatação do tempo;
- Usar o exemplo do relógio de luz cujos espelhos estão perpendiculares ao movimento para introduzir a ideia da contração do espaço;
- Deduzir as transformações de Lorentz para formalizar as transformações de coordenadas entre referenciais segundo a Teoria da Relatividade. Discutir alguns exemplos;
- Mostrar como velocidades se transformam na Teoria da Relatividade.
Referências:
- seções 6.4 a 6.7 HMN, capítulos 18 a 23 MJMS
-
Discuta algum aspecto sobre a dilatação do tempo e a contração do espaço que você ache interessante ou que tenha lhe causado estranheza. Por exemplo, o que o fato da velocidade da luz ser constante tem a ver com esses fenômenos da dilatação do tempo e a contração do espaço? Ou, por que no caso dos espelhos horizontais, consideramos a dilatação do tempo e dos espelhos na vertical, a contração do espaço? Você teria uma proposta para medir experimentalmente esses fenômenos e demonstrar que de fato o tempo se dilata e o espaço se contrai em diferentes referenciais? Escolha uma destas questões ou pense em outra mais interessante e comece a discussão ;-)
-
Vamos discutir sobre as Transformações de Lorentz. Algumas "provocações": as Transformações de Lorentz misturam coordenadas espaciais com o tempo. Como podemos compreender isso? A dilatação do tempo e a contração do espaço que vimos anteriormente são consistentes com as transformações de Lorentz?
-
Que tal mudarmos de assunto e discutirmos um pouco sobre a biografia de Albert Einstein? A biografia do cientista mais conhecido e popular de todos os tempos, responsável pela proposição da Teria da Relatividade, certamente tem passagens e fatos muito interessantes! Compartilhem no Fórum alguns desses fatos que vocês conheçam, assim como livros, filmes e vídeos. Falar sobre o criador da Teoria da Relatividade é certamente um tema que pode interessar os seus futuros alunos e motiva-los a aprender e apreciar a física!
-
Como você defenderia a afirmação que nada pode viajar mais rápido que a velocidade da luz? Apresente argumentos baseando-se na Teoria da Relatividade que corroborem essa afirmação.