Programação
-
Este tópico será desenvolvido através das seguintes atividades:
A) Atividades obrigatórias:
- Videoaula clique aqui para acessar
- Texto de leitura obrigatória: SILVEIRA, N. Das exp. das associações à descoberta dos complexos. In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 27-39 clique aqui
B) Atividades complementares opcionais
B1) Leituras complementares
- JUNG, CG Atividade Psiquiátrica. In: ____ Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995, p. 108-120 clique aqui
- JUNG, CG Os complexos In: _____ O homem e a descoberta da sua alma. Porto: Brasilia Editora, 1975, p.162-216 clique aqui
- JACOBI, I Essência e estrutura da psique In: _____ A Psicologia de CGJung Petrópolis, Vozes, 2013 p. 19-86. Leitura indicada: p. 64-69 clique aqui
B2) Outras atividadesAqui vocês encontram o relato de Jung sobre a aplicação do teste de associação de palavras com uma mulher internada no hospital psiquiátrico em decorrência da situação em que sua filha mais velha morre. Como podemos compreender o efeito terapêutico desta aplicação do teste? clique aqui
Aqui vocês encontram a descrição de como o teste de associação de palavras pode ser utilizado em investigações criminais. Como podemos compreender teoricamente a possibilidade deste uso? clique aqui
-
Este tópico será desenvolvido através de:
1) Aula síncrona: dia 24.06, das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para o link do google meet
clique aqui para acessar a videoaula gravada (podem começar assistir a partir de 5 min)
clique aqui para acessar os slides da aula
2) Leitura obrigatória:
SILVEIRA,N. Estrutura da psique – inconsciente coletivo In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 73-90
clique aqui para acessar o texto
3) Leitura complementar:
JUNG, CG O conceito de inconsciente coletivo In: _____ Os arquétipos e o inconsciente coletivo Petrópolis, Vozes. 2000, p 51-63 (vol IX/1)
clique aqui para acessar o texto
-
Este tópico será desenvolvido através de:
A) Leitura obrigatória
a1) SILVEIRA,N. Processo de Individuação In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 91-108
clique aqui para acessar
B) Leitura complementar
b1)) ASSIS, M. O espelho In: ___Papeis avulsos RJ, Garnier, 1989, p153-162
clique aqui para acessar
b2) JUNG, CG A Torre In: _____ Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995 – p.196-211clique aqui para acessar
C) Aula síncrona: 01.07 das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link
clique aqui para acessar a gravação da aula
clique aqui para acessar os slides da aula
-
Atividades do tópico:
1) Leitura obrigatória
SILVEIRA,N. A energia psíquica e suas metamorfoses In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 41-50
clique aqui para acessar o texto
2) aula síncrona: 09.07 (5a feira) das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aula
clique aqui para acessar a gravação da aula
clique aqui para acessar os slides da aula
-
Atividades do tópico:
1) Leitura Obrigatória:
SILVEIRA, N. Tipos psicológicos In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 51-72
clique aqui para acessar o texto
2) Leitura complementar
JUNG, CG Tipologia Psicológica In: ____ Jung, CG Tipos psicológicos Petrópolis, Vozes, 1991, p. 470-482
clique aqui para acessar o texto
3) aula síncrona: 15.07 (4a feira) das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aula
clique aqui para acessar a aula gravada
clique aqui para acessar os slides da aula
-
Atividades do tópico:
1) Leitura Obrigatória
SILVEIRA,N. Sonho. In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 109 -125
clique aqui para acessar o texto2) Leitura complementar
JUNG, CG Sigmund Freud In: ____ Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995, p.142-151
clique aqui para acessar o texto
3) aula síncrona: 16.07 (5a feira) das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aula
clique aqui para acessar a aula gravada
clique aqui para acessar os slides
-
Esta atividade, a ser entregue no dia 28.07, vai ser desenvolvida através de:
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.
B) Aula síncrona para discussão da atividade antes da entrega,
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.
Após a leitura do artigo abaixo, vocês devem responder às seguintes questões:
- Como se pode compreender o efeito transformador da experiência de Mettes, relatada no artigo “Doce remédio”, à luz do pensamento de Jung?
- Comente possíveis pontos de convergência entre a resposta dada à questão acima e a explicação em termos da neurociências.
Artigo:Leitura obrigatória: um excerto do artigo Pollan, M Doce Remédio Piauí, 9 - 105, junho 2015, p 44-52clique aqui para acessar o excertoLeitura complementar:O artigo acima na íntegraclique aqui para acessar o artigo na íntegra.B) Aula síncrona para discussão da atividade antes da entrega
Data: dia 27.07 das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aulaIndicação de leitura extra para os interessados:Para quem desejar ler algo mais do tema do uso terapêutico de alucinógenos, seguem 4 artigos publicados pela Folha de São Paulo no ano passado. O primeiro, de autoria do próprio Pollan (1), foi publicado na Ilustríssima (caderno cultural de domino). Os outros três são a polêmica que se estabeleceu depois na coluna Tendências/Debates (2, 3 e 4). O artigo 2, do Marcelo Leite, traz informações de bastidores do processo envolvido na retomada da pesquisa com alucinógenos. O artigo 3, da psicanalista Danit Pondé, questiona o uso de alucinógenos como algo terapêutico e o artigo 4, de Tófoli, psiquiatra e pesquisador na área, com posicionamento inverso.clique aqui para acessar o artigo 1clique aqui para acessar o artigo 2clique aqui para acessar o artigo 3clique aqui para acessar o artigo 4-
Os arquivos devem ser postados em pdf.
Por favor, nomeiem o arquivo como neste exemplo: Ana,Pedro e Beatriz atividade 1 Jung.pdf
-
Esta atividade, a ser entregue no dia 30.07, vai ser desenvolvida através de:
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.
B) Aula síncrona para discussão da atividade antes da entrega,
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores:
Comente o percurso de Adelina (Imagens do inconsciente - Episódio “No reino das mães”) em termos de:
•Movimentos de progressão e regressão•Evolução e involução•Complexo•Simbolos / processo de individuação•Arquétipo / inconsciente coletivoB) Aula síncrona para discussão da atividade antes da entregaData: dia 29.07 das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aulaclique aqui para acessar a gravação do encontroExtra: indicação de livros e filmes sobre Nise da Silveira e seu trabalhoclique aqui para acessar-
Os arquivos devem ser postados em pdf.
O nome do arquivo deve conter a identificação dos autores e da atividade, como no exemplo:
Deméter e Perséfone - atividade 2 Jung . pdf
-
-
Esta atividade, a ser entregue no dia 03.08, vai ser desenvolvida através de:
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.
B) Aula síncrona para discussão da atividade antes da entrega,
A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.Faça uma análise simbólica do mito em termos dos processos psiquicos descritos por Jung e abordados na disciplina.
Os grupos acompanhados pela Luiza, Marina e Vinicius analisarão o mito de Ícaro e Dédalo
clique aqui para acessar o mito
Os grupos acompanhados pela Aline e Taisa analisarão o mito de Perseu
clique aqui para acessar o mito
Os grupos acompanhados Alícia e Lucas, analisarão o mito de Kali
clique aqui para acessar o mito
Aula síncrona para discussão da atividade antes da entregaData: dia 31.07 das 9:15 às 10:45 hs
clique aqui para acessar o link para a aula-
O arquivo deve ser entregue em pdf, identificado com o nome dos autores e da atividade
-
-