Programação

  • Teste de associação de palavras e complexo

    Este tópico será desenvolvido através das seguintes atividades:

    A) Atividades obrigatórias:

    1. Videoaula clique aqui para acessar
    2. Texto de leitura obrigatória: SILVEIRA, N. Das exp. das associações à descoberta dos complexos. In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 27-39 clique aqui

    B) Atividades complementares opcionais

    B1) Leituras complementares 

    • JUNG, CG Atividade Psiquiátrica. In: ____ Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995, p. 108-120 clique aqui
    • JUNG, CG Os complexos In: _____ O homem e a descoberta da sua alma. Porto: Brasilia Editora, 1975, p.162-216 clique aqui
    • JACOBI, I Essência e estrutura da psique In: _____ A Psicologia de CGJung Petrópolis, Vozes, 2013 p. 19-86. Leitura indicada: p. 64-69 clique aqui

    B2) Outras atividades 

    • Aqui vocês encontram o relato de Jung sobre a aplicação do teste de associação de palavras com uma mulher internada no hospital psiquiátrico em decorrência da situação em que sua filha mais velha morre. Como podemos compreender o efeito terapêutico desta aplicação do teste? clique aqui

    • Aqui vocês encontram a descrição de como o teste de associação de palavras pode ser utilizado em investigações criminais. Como podemos compreender teoricamente a possibilidade deste uso? clique aqui

    B3) Conversa síncrona sobre o tema (em horário a ser definido)


  • Estrutura da psiquê

    Este tópico será desenvolvido através de:

    1) Aula síncrona: dia 24.06, das 9:15 às 10:45 hs

                               clique aqui para o link do google meet

                               clique aqui para acessar a videoaula gravada (podem começar assistir a partir de 5 min)

                               clique aqui para acessar os slides da aula


    2) Leitura obrigatória: 

    SILVEIRA,N. Estrutura da psique – inconsciente coletivo In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz  e Terra, 1996, p. 73-90

                                clique aqui para acessar o texto

    3) Leitura complementar: 

    JUNG, CG O conceito de inconsciente coletivo In: _____ Os arquétipos e o inconsciente  coletivo Petrópolis, Vozes. 2000, p 51-63 (vol IX/1)

                                clique aqui para acessar o texto

  • Processo de individuação

    Este tópico será desenvolvido através de:


    A) Leitura obrigatória

    a1) SILVEIRA,N. Processo de Individuação In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 91-108

    clique aqui para acessar


    B) Leitura complementar

    b1)ASSIS, M. O espelho In: ___Papeis avulsos RJ, Garnier, 1989, p153-162

    clique aqui para acessar


    b2) JUNG, CG A Torre In: _____ Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995 – p.196-211

    clique aqui para acessar


    C) Aula síncrona: 01.07 das 9:15 às 10:45 hs 

    clique aqui para acessar o link

    clique aqui para acessar a gravação da aula

    clique aqui para acessar os slides da aula

  • Energia

    Atividades do tópico:


    1) Leitura obrigatória

    SILVEIRA,N. A energia psíquica e suas metamorfoses  In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 41-50

    clique aqui para acessar o texto


    2) aula síncrona: 09.07 (5a feira) das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula 

    clique aqui para acessar a gravação da aula

    clique aqui para acessar os slides da aula


  • Tipos Psicológicos

    Atividades do tópico:


    1) Leitura Obrigatória: 

    SILVEIRA, N. Tipos psicológicos  In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 51-72

    clique aqui para acessar o texto


    2) Leitura complementar

    JUNG, CG Tipologia Psicológica In: ____ Jung, CG Tipos psicológicos Petrópolis, Vozes, 1991, p. 470-482

    clique aqui para acessar o texto


    3) aula síncrona: 15.07 (4a feira) das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula 

    clique aqui para acessar a aula gravada

    clique aqui para acessar os slides da aula


  • Sonhos

    Atividades do tópico:

    1) Leitura Obrigatória

    SILVEIRA,N. Sonho.  In: ____ CG Jung: vida e obra, SP, Paz e Terra, 1996, p. 109 -125

    clique aqui para acessar o texto


    2) Leitura complementar

    JUNG, CG Sigmund Freud In: ____    Memórias, sonhos e reflexões. RJ: Nova Fronteira, 1995, p.142-151

    clique aqui para acessar o texto


    3) aula síncrona: 16.07 (5a feira) das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula 

    clique aqui para acessar a aula gravada

    clique aqui para acessar os slides


  • Atividade de aplicação 1 - entrega 28.07

    Esta atividade, a ser entregue no dia 28.07, vai ser desenvolvida através de:

    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.

    B) Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega,


    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.

    Após a leitura do artigo abaixo, vocês devem responder às seguintes questões:  

    1. Como se pode compreender o efeito transformador da experiência de Mettes, relatada no artigo “Doce remédio”,  à luz do pensamento de Jung?
    2. Comente possíveis pontos de convergência entre a resposta dada à questão acima e a explicação em termos da neurociências.

    Artigo: 
    Leitura obrigatória: um excerto do artigo Pollan, M Doce Remédio Piauí, 9 - 105, junho 2015, p 44-52
    clique aqui para acessar o excerto

    Leitura complementar:
    O artigo acima na íntegra
    clique aqui para acessar o artigo na íntegra.


    B) Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega

    Data: dia 27.07 das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula



    Indicação de leitura extra para os interessados:
    Para quem desejar ler algo mais do tema do uso terapêutico de alucinógenos, seguem 4 artigos publicados pela Folha de São Paulo no ano passado. O primeiro, de autoria do próprio Pollan (1), foi publicado na Ilustríssima (caderno cultural de domino). Os outros três são a polêmica que se estabeleceu depois na coluna Tendências/Debates (2, 3 e 4). O artigo 2, do Marcelo Leite, traz informações de bastidores do processo envolvido na retomada da pesquisa com alucinógenos. O  artigo 3, da psicanalista Danit Pondé, questiona o uso de alucinógenos como algo terapêutico e o artigo 4, de Tófoli, psiquiatra e pesquisador na área, com posicionamento inverso.
    clique aqui para acessar o artigo 1
    clique aqui para acessar o artigo 2
    clique aqui para acessar o artigo 3
    clique aqui para acessar o artigo 4


  • Atividade de aplicação 2 - entrega 30.07

    Esta atividade, a ser entregue no dia 30.07, vai ser desenvolvida através de:

    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.

    B) Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega,


    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores:

    Comente o percurso de Adelina (Imagens do inconsciente  - Episódio “No reino das mães”) em termos de:

    •Movimentos de progressão e regressão
    •Evolução e involução
    •Complexo
    •Simbolos / processo de individuação
    •Arquétipo / inconsciente coletivo


    B) Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega

    Data: dia 29.07 das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula
    clique aqui para acessar a gravação do encontro


    Extra: indicação de livros e filmes sobre Nise da Silveira e seu trabalho
    clique aqui para acessar

    • Os arquivos devem ser postados em pdf.

      O nome do arquivo deve conter a identificação dos autores e da atividade, como no exemplo:

      Deméter e Perséfone - atividade 2 Jung . pdf

  • Atividade de aplicação 3 - entrega 03.08

    Esta atividade, a ser entregue no dia 03.08, vai ser desenvolvida através de:

    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.

    B) Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega,


    A) Atividade em grupo com acompanhamento dos monitores.

    Faça uma análise simbólica do mito em termos dos processos psiquicos descritos por Jung e abordados na disciplina.


    Os grupos acompanhados pela Luiza,  Marina e Vinicius analisarão o mito de Ícaro e Dédalo

    clique aqui para acessar o mito


    Os grupos acompanhados pela Aline e Taisa analisarão o mito de Perseu

    clique aqui para acessar o mito


    Os grupos acompanhados Alícia e Lucas, analisarão o mito de Kali

    clique aqui para acessar o mito


    Aula síncrona  para discussão da atividade antes da entrega

    Data: dia 31.07 das 9:15 às 10:45 hs

    clique aqui para acessar o link para a aula

  • Tópico 10